Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jg231ainda poderei avançar com uma queixa?

Pode sempre avançar com a queixa que entender. Depois inicia-se o longo processo de averiguação. Aquilo que tem de conseguir provar é o nexo de causalidade. Isto é sempre o mais dificil de estabelecer. É preciso provar que a surdez parcial do seu filho é 100% atribuida ao erro/negligência que identificou e do qual se vai queixar. Mas mesmo a 100%. Não podem restar dúvidas, caso contrário o juiz nunca decidirá a seu favor.
    É aqui que muitos processos por alegado erro/negligência médica acabam a desmoronar.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  2.  # 2

Colocado por: jg231sicnoticias.pt/pais/2025-06-29-video-mulher-foi-a-cinco-hospitais-com-dores-intensas-bebe-morreu-logo-apos-nascimento-ea20e896

na verdade tive um problema similar com o meu filho, razão pela qual ele é parcialmente surdo agora, óbvio não me apercebi disto logo no momento

(esta é a minha opinião, o otorrino não a confirmou claro)

ainda poderei avançar com uma queixa?

Vai ter dificuldade em provar a correlação.

Além do que disse aqui o colega reis e que reitero, vai ter de provar que a surdez do seu filho é devida à negligência.

Ou seja, sem alegada negligência o seu filho não seria surdo? Consegue provar isso?

É que por vezes em tribunal conseguem provar que houve negligência, mas não conseguem provar que a negligência do acto médico causou o desfecho. É também aí que as coisas esbarram.

Há centenas de casos em que se prova incúria ou negligência, mas depois fica também provado que o desfecho do paciente não se alterou por causa disso.
    Concordam com este comentário: ivreis
  3.  # 3

Colocado por: Sandra_cc

Vai ter dificuldade em provar a correlação.

Além do que disse aqui o colega reis e que reitero, vai ter de provar que a surdez do seu filho é devida à negligência.

Ou seja, sem alegada negligência o seu filho não seria surdo? Consegue provar isso?

É que por vezes em tribunal conseguem provar que houve negligência, mas não conseguem provar que a negligência do acto médico causou o desfecho. É também aí que as coisas esbarram.

Há centenas de casos em que se prova incúria ou negligência, mas depois fica também provado que o desfecho do paciente não se alterou por causa disso.

pois, que houve negligência, penso que sim, basicamente a anestesia não fez efeito, não sei porquê mas penso que não seja normal

como é eu consigo provar que a surdez ocorreu daí? não é possível, a questão é que se olha para as causas e vê-se bem que a única que se aplica ali é a falta de oxigénio dado o tempo que o parto demorou e como correu, agora provar isso

mas no meu caso é mesmo, só pelo menos fazer queixa, pelo menos fica registado

a surdez por si só já é má, mas ainda causou atrasos na fala, tem de andar em terapias, etc, muito mau
  4.  # 4

Se tiver folga financeira força nisso, mas prepare-se para tempos muitos longos de espera e recursos.
    Já vi casos de negligência grosseira e nada aconteceu no imediato, anos de espera.
    https://www.cmjornal.pt/cmtv/programas/especiais/investigacao-cm/detalhe/falha-em-cirurgia-leva-pais-de-jovem-incapacitada-a-pedir-960-mil-euros-no-porto-cmtv
    Este foi o pior caso que vi de perto e ainda não têm solução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  5.  # 5

Colocado por: jg231

pois, que houve negligência, penso que sim, basicamente a anestesia não fez efeito, não sei porquê mas penso que não seja normal

como é eu consigo provar que a surdez ocorreu daí? não é possível, a questão é que se olha para as causas e vê-se bem que a única que se aplica ali é a falta de oxigénio dado o tempo que o parto demorou e como correu, agora provar isso

mas no meu caso é mesmo, só pelo menos fazer queixa, pelo menos fica registado

a surdez por si só já é má, mas ainda causou atrasos na fala, tem de andar em terapias, etc, muito mau

Como pode provar que se tudo tivesse sido feito correctamente (partindo do princípio que consegue desde logo provar que não foi) o seu filho não ficava surdo?

Esta é a pergunta chave.
  6.  # 6

Hoje descobri a especialidade da Sandra! Ortopedista ☺️

Fui a uma numa clínica privada e percebi logo que estava sem paciência para doentes do SNS 😜
  7.  # 7

Colocado por: jg231como é eu consigo provar que a surdez ocorreu daí? não é possível, a questão é que se olha para as causas e vê-se bem que a única que se aplica ali é a falta de oxigénio dado o tempo que o parto demorou e como correu, agora provar isso

Não me interprete mal... mas o que escreve não faz qualquer sentido. A falta de oxigénio (hipóxia) por trabalho de parto complicado não acaba com crianças parcialmente surdas... acaba com dano cerebral que pode ir desde algum atraso cognitivo até paralisias cerebrais!
    Uma surdez neonatal pode ser devido outros factores. Por exemplo infeções do grupo TORCH durante a gravidez (toxoplasmose, rubeola, CMV e herpes simplex); alguns farmacos também são ototóxicos, etc etc etc.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  8.  # 8

Não me quero aprofundar em pareceres clínicos, mas concordo em pleno com o colega reis.

Não vejo a relação causa efeito na surdez e alegada hipóxia por demora no parto...
  9.  # 9

Vou raptar o tópico um bocado para Fazer Uma pergunta rápida.

Devido ao facto de que o atendimento do médico de família tem Sido cada vez mais difícil cá na zona, estou à procura de um plano de saúde para a minha Mae, que já tem 69 anos. Os que tenho visto ou só Vao até aos 70anos, ou os qué vão pra além disso Sao carissimos.

Aos médicos e outros profissionais da area de saúde cá do fórum, têm conhecimento de algum plano de saúde para idosos que nao cobre um rim por mês?

Ela nao tem grandes problemas prévios de saúde conhecidos (só varizes), iria utilizar mais para consultas generalistas e para eventuais exames de diagnóstico e análises clínicas.
  10.  # 10

Colocado por: TyrandeVou raptar o tópico um bocado para Fazer Uma pergunta rápida.

Devido ao facto de que o atendimento do médico de família tem Sido cada vez mais difícil cá na zona, estou à procura de um plano de saúde para a minha Mae, que já tem 69 anos. Os que tenho visto ou só Vao até aos 70anos, ou os qué vão pra além disso Sao carissimos.

Aos médicos e outros profissionais da area de saúde cá do fórum, têm conhecimento de algum plano de saúde para idosos que nao cobre um rim por mês?

Ela nao tem grandes problemas prévios de saúde conhecidos (só varizes), iria utilizar mais para consultas generalistas e para eventuais exames de diagnóstico e análises clínicas.

Com essas idades só mesmos os subsistemas, como adse, para darem cobertura. Seguros, na sua maioria poem-se de fora, cobram uma elevada ou caução e/ou prêmio muito expressivo .
  11.  # 11

Colocado por: Sandra_cc

Com essas idades só mesmos os subsistemas, como adse, para darem cobertura. Seguros, na sua maioria poem-se de fora, cobram uma elevada ou caução e/ou prêmio muito expressivo .

Pois... Mas para Ter ADSE tinha de se funcionária pública... O que nao é :/

Obrigado na mesma.
  12.  # 12

Colocado por: Sandra_ccNão me quero aprofundar em pareceres clínicos, mas concordo em pleno com o colega reis.

Não vejo a relação causa efeito na surdez e alegada hipóxia por demora no parto...

1) não existe nenhuma "alegação" nenhuma aqui ou acha que a reanimação aconteceu só pq sim
    2)

No parto e no período peri-parto imediato podem ocorrer complicações que podem originar surdez no recém-nascido. São exemplos a asfixia neonatal

Índice de Apgar < 5 em 1 minuto ou 7 em 5 minutos

3) independentemente de ser ou não a causa, houve negligência

4)
    acaba com dano cerebral que pode ir desde algum atraso cognitivo até paralisias cerebrais!

acha que eu não sei e não é uma preocupação minha?
  13.  # 13

Colocado por: jg231

1) não existe nenhuma "alegação" nenhuma aqui ou acha que a reanimação aconteceu só pq sim
    2)

3) independentemente de ser ou não a causa, houve negligência

4)

acha que eu não sei e não é uma preocupação minha?

É o tribunal que tem de achar.

As reanimaçoes de recém nascidos são muito frequentes e por motivos nada relacionados com negligência.

0.1819 seg. NEW