Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Converti-me à mobilidade elétrica e preciso de carregar o carro em casa. Estou consciente que uma wallbox traz várias vantagens em comparação com um simples carregador, mas a verdade é que não tenho necessidade de carregamentos rápidos. Estaciono o carro num corredor ao lado da casa, no exterior, numa zona em que não tenho nenhuma tomada schuko. Tenho no entanto luzes exterior, e uma caixa de derivação como mostra a imagem em anexo. A minha questão é se há algum problema em fazer uma derivação a partir desta caixa, ou se é melhor procurar alternativas mais seguras.
    https://imgur.com/9vsfRIN

    A ideia é depois arrumar tudo numa caixa de distribuição como na imagem em anexo.
    https://imgur.com/ZgFEUvr

    Obrigado
  2.  # 2

    Esses fios parecem ser de 2,5mm2 de secção. Pode fazer o que pretende, mas nunca arriscaria carregar a mais de 16A com essa instalação. Se forem de 1,5mm2 esqueça.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    O carregador que veio com o carro, atinge no máximo 16A, por isso não seria um problema.

    Algum detalhe a ter em conta além da secção dos fios?

    Obrigado
  4.  # 4

    Protecções e qualidade da tomada. Não precisa ir ao ponto de colocar uma Green Up da Legrand, mas coloque algo robusto e de qualidade (a Efapel agora tem um modelo que fica por cerca de um terço do custo da Legrand). Um mini-quadro com um disjuntor diferencial, ou um conjunto interruptor diferencial + disjuntor, a dar protecção ao circuito da tomada também não faria mal.

    Aliás, creio que já é o que está montado na foto de exemplo que enviou.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 5

    Colocado por: AlexRibeiroProtecções e qualidade da tomada. Não precisa ir ao ponto de colocar uma Green Up da Legrand, mas coloque algo robusto e de qualidade (a Efapel agora tem um modelo que fica por cerca de um terço do custo da Legrand). Um mini-quadro com um disjuntor diferencial, ou um conjunto interruptor diferencial + disjuntor, a dar protecção ao circuito da tomada também não faria mal.

    Aliás, creio que já é o que está montado na foto de exemplo que enviou.


    Sabe-me indicar a referência dessa tomada da efappel?
  6.  # 6

    Também costumam falar bem de umas tomadas do leroy merlin, mas não me recordo do nome.
  7.  # 7

    Colocado por: bluthunder82

    Sabe-me indicar a referência dessa tomada da efappel?


    Veja aqui: https://www.efapel.pt/media/Tomadas-para-carregamento-de-Veiculos-Eletricos-6372282d757eb.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaTambém costumam falar bem de umas tomadas do leroy merlin, mas não me recordo do nome.

    eles não tem tomadas, vendem da LEGRAND e da WAllBOX...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  9.  # 9

    Colocado por: emanuelsantosConverti-me à mobilidade elétrica e preciso de carregar o carro em casa.
    Perfeito, e qual é o VE escolhido?

    Colocado por: emanuelsantosEstou consciente que uma wallbox traz várias vantagens em comparação com um simples carregador, mas a verdade é que não tenho necessidade de carregamentos rápidos.
    Que confusão :-)
    Não é por ter uma wallbox que carrega mais rápido que um cabo portátil.
    Há cabos portáteis até 3x32A trifásico ou 32A monofásico, como as wallboxes.
    Carregamentos rápidos, para mim, é em corrente contínua (acima de 22kW) e não em corrente alternada (até 22kW os que suportam).

    Sobre as dúvidas, já te esclareceram.
  10.  # 10

    Colocado por: mafgodPerfeito, e qual é o VE escolhido?

    Que confusão :-)
    Não é por ter uma wallbox que carrega mais rápido que um cabo portátil.
    Há cabos portáteis até 3x32A trifásico ou 32A monofásico, como as wallboxes.
    Carregamentos rápidos, para mim, é em corrente contínua (acima de 22kW) e não em corrente alternada (até 22kW os que suportam).

    Sobre as dúvidas, já te esclareceram.

    É um Kia e-niro modelo de 2021.

    Simplifiquei o raciocínio na minha mensagem original, mas agradeço a correção.

    O carregador em causa, no máximo carrega a 16A. Caso a tubagem existente permita irei optar por cabo de 4mm, caso contrário ficarei pelos 2.5mm.

    Depois deixarei fotos quando tiver tudo montado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 11

    Vou aproveitar este tópico para evitar criar um novo, já que também me converti à mobilidade eléctrica (mas com o PHEV).
    A minha dúvida, talvez para os mais técnico, prende-se com as proteções a aplicar (e em específico na proteção do próprio carro eléctrico).

    Para enquadrar e já tirar algumas dúvidas de antemão:
    - Quando construí a casa, já alimentei o quadro parcial da garagem com condutor de secção 6mm2; O carregamento será efetuado a partir daqui;
    - Quando instalei FV, mudei os IDs para tipo A, já que os do tipo AC que tinham sido originalmente instalados deslastravam sempre que o inversor arrancava de manhã, quando o tempo estava mais húmido (neste caso, do tipo A e não do tipo B, já que o inversor não excedia a seletividade do tipo A - descrito no manual do inversor); julgo ser também suficiente, já que acredito que o carregador do EV também seja do tipo comutado e não exceda os limites do ID tipo B.

    Agora a minha dúvida prende-se com a necessidade ou não de instalar descarregadores de sobretensão e onde os colocar:
    -Partindo do príncipio que será sempre melhor ter descarregadores do que não os ter (não tenho dúvidas sobre isso), é mesmo uma necessidade real do nosso sistema eléctico (ou seja, há de facto sobretensões frequentes)?
    - Que tipo de descarregador instalar? de 15kV é suficiente, ou superior? Que marcas recomendam?
    - Onde colocar o descarregador? Logo na entrada do quadro principal junto ao primeiro ID, ou no quadro parcial da garagem?
    - Por fim, e desculpem a ignorância, há diferença entre "limitador" e "descarregador" de sobretensão? Tenho visto ambas as designações para o que me parecem ser dispositivos do mesmo tipo.
  12.  # 12

    Colocado por: AlexRibeiroProtecções e qualidade da tomada. Não precisa ir ao ponto de colocar uma Green Up da Legrand, mas coloque algo robusto e de qualidade (a Efapel agora tem um modelo que fica por cerca de um terço do custo da Legrand). Um mini-quadro com um disjuntor diferencial, ou um conjunto interruptor diferencial + disjuntor, a dar protecção ao circuito da tomada também não faria mal.

    Aliás, creio que já é o que está montado na foto de exemplo que enviou.
    Concordam com este comentário:mafgod

    As tomadas " Green Up " têm um íman que duplicam a potencia de carga nos carros franceses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dom123
  13.  # 13

    Colocado por: emanuelsantosO carregador que veio com o carro, atinge no máximo 16A, por isso não seria um problema.

    Algum detalhe a ter em conta além da secção dos fios?

    Obrigado

    O comprimento.
    • dom123
    • 15 novembro 2023 editado

     # 14

    Colocado por: sousal
    As tomadas " Green Up " têm um íman que duplicam a potencia de carga nos carros franceses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dom123

    Eu para poder carregar o meu E-2008 a 16A tive que colocar um íman na tomada da efapel.
  14.  # 15

    Para uma moradia, um descarregador do tipo 2 é suficiente. Deverá ficar instalado no quadro de entrada e ligado o mais próximo possível dos bornes de entrada do corte geral.

    Se o cabo de alimentação ao quadro da garagem possuir mais de 10 metros, poderá adicionar outra proteção do tipo 2+3
      Captura de ecrã 2023-11-14 234634.jpg
  15.  # 16

    Colocado por: BigmousePara uma moradia, um descarregador do tipo 2 é suficiente. Deverá ficar instalado no quadro de entrada e ligado o mais próximo possível dos bornes de entrada do corte geral.

    Se o cabo de alimentação ao quadro da garagem possuir mais de 10 metros, poderá adicionar outra proteção do tipo 2+3
      Captura de ecrã 2023-11-14 234634.jpg

    Obrigado! Já agora, recomenda alguma marca para descarregadores? (pergunto porque há quem não goste, por exemplo, de efapel para os quadros, aparentemente mostram-se menos fiáveis a longo prazo).
  16.  # 17

    Colocado por: dom123
    Eu para poder carregar o meu E-2008 a 16A tive que colocar um íman na tomada da efapel.

    Eu faço o mesmo com o e-208 .
  17.  # 18

    obo bettermann ou Phoenix Contact


    Colocado por: tigoncal
    Obrigado! Já agora, recomenda alguma marca para descarregadores? (pergunto porque há quem não goste, por exemplo, de efapel para os quadros, aparentemente mostram-se menos fiáveis a longo prazo).
  18.  # 19

    Colocado por: sousal
    Eu faço o mesmo com o e-208 .

    Isso é carro para fazer em média quantos km com uma carga completa, tipo dos 100% aos 10%?
  19.  # 20

    Colocado por: dom123
    Isso é carro para fazer em média quantos km com uma carga completa, tipo dos 100% aos 10%?

    Não sei, nunca fiz. O carro não foi comprado para grandes viagens, para essas viaja-se a GPL.
    Pelo que me parece, se for preciso ele deverá perder cerca de 15% do anunciado na carga total, se aumentar a pressão no pé em autoestrada a autonomia facilmente cai para metade.
    No dia a dia facilmente faço 11Kw de média pelas ruas da vila.
 
0.0194 seg. NEW