Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Recentemente adquiri uma casa e agora irei fazer remodelações na mesma.
    Um dos pontos chave é o aquecimento. A casa tem pré-instalação de aquecimento central (tubagem para todas as divisões para instalar radiadores) ligados a um ponto central na cave.
    Estou a pensar instalar uma bomba de calor ar-água que me permita também aquecer a água, e ter os radiadores nas divisões.

Contudo, após procurar um pouco mais sobre bombas de calor encontrei algumas que também permitem arrefecer no inverno. Mas falam que em vez de radiadores são instalados ventiloconvectores.
    As minhas dúvidas são (e peço desculpa desde já se cometer algum erro fruto da ignorância):
    1. Os ventiloconvectores são eficientes para aquecer em comparação com os radiadores?
    2. Os ventiloconvectores são eficientes para arrefecer no verão?
    3. Segundo li para instalar ventiloconvectores é necessário ter esgoto e energia elétrica junto dos mesmos. É verdade?
    4. Para além do tubo de esgoto e energia elétrica devo ter em atenção mais algum aspeto?
    5. O que aconselham? Bomba de calor ar-agua com radiadores para só aquecer ou pensar também no verão e instalar bomba de calor com ventiloconvectores?

Uma pergunta aparte: vejo esquemas de bombas de calor que no exterior têm um aparelho tipo as caixas de ar condicionado. Isso acontece em todas ou só algumas é que têm esse aparelho no exterior?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
    Duarte
    • SrR
    • 14 junho 2023

# 2

1-sim
    2-sim
    3-sim (esgoto caso tb faça arrefecimento)
    4-se o diâmetro da tubagem é o suficiente
    5-se possível ventiloconvectores

Existe bombas de calor interiores que nao sao muito usuais ca em Portugal, mas sim normalmente todas as bombas de calor têm esse aparelho exterior.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  2.  # 3

Outra vantagem e que nao precisa de uma temperatura tão alta quando usa convectores. O que é bom para usar com bombas de calor. Com radiadores precisa de bombas com maior temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DuarteRamos
  3.  # 4

Agradeço a ambos a resposta.
    Qual é o diâmetro da tubagem mínimo? É o mesmo diâmetro caso seja para radiadores ou para ventiloconvectores?
    As diferenças de preço entre bomba de calor ar-agua com radiadores e de bomba de calor ar-agua com ventiloconvectores costumam ser muito grandes?

O meu maior problema está no esgoto, que não tenho preparado para isso. Teria de estudar uma solução para colocar o tubo de esgoto em todas as divisões.
  4.  # 5

Colocado por: DuarteRamosQual é o diâmetro da tubagem mínimo?
    não existe uma resposta taxativa pois depende do material da tubgaem, do desenho da rede e dos calculos efectuados para os circuitos.

Colocado por: DuarteRamosAs diferenças de preço entre bomba de calor ar-agua com radiadores e de bomba de calor ar-agua com ventiloconvectores costumam ser muito grandes?
    uma bomba de alta temperatura para raduadores é 40% mais cara que uma para VC

Colocado por: DuarteRamosO meu maior problema está no esgoto
    caso não seja critico a opção de arrefecimento existem soluções que prescindem de esgoto

0.0100 seg. NEW