Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho aqui por uma questão ao forum:

    No prédio onde resido, penso que é da década de 70, estão a fazer no rés-do-chão obras, para que a loja já há muito tempo fechada sirva para garagem.
    Para conseguirem entrar com os carros estiveram a partir a soleira que era uma pedra inteira de grandes dimensões e com uns bons 10cm de espessura!
    Mesmo assim como o passeio está a descair num dos lados o acesso ainda está dificil. Não sei se chegaram a partir parte da estrutura por debaixo da soleira.
    Pensei que fossem colocar uma pedra rampeada, mas hoje qual não é o meu espanto quando colocam simplesmente uma betonilha a rampear!

    A minha questão é que a pedra de soleira faziam a impermeabilização das águsa da chuva relativamente à estrutura (debaixo da loja existe uma garagem enterrada) certo?
    Com a simples betonilha sem ter sido executada nenhuma impermeabilização não existe o risco de infiltrações na parede do piso abaixo?

    Como deveria ter sido a forma correcta de executar este trabalho?

    Quais as consequência que pode vir a ter?

    Para não falar das descarecterização da imagem da fachada!

    Desde já agradeço as vossas opiniões.
  2.  # 2

    essa obra está licenciada?'
  3.  # 3

    Não tenho certezas, mas penso que não! pelo menos não existe nenhuma placa indicativa disso!

    Essa alteração na soleira enquadra-se como alteração de fachada?
  4.  # 4

    não é significativo mas aqui o caso é que se está a proceder a uma alteração de utilização que precisa de ser aprovada ainda por cima envolvendo viaturas( estacionamento) que pode levantar questões de segurança assim como ao nivel de ruido.
  5.  # 5

    Ok!

    E relativamente à impermeabilização? o betonilha é suficiente?

    a questão é se surgem infiltrações na cave, quem terá que se responsabilizar?
  6.  # 6

    mas e a administração? está a par??
  7.  # 7

    Não foi nada comunicado!
  8.  # 8

    pois então realmente há que tomar alguma providência porque se surgirem depois problemas na cave pode ser dificil apurar responsabilidades.
  9.  # 9

    Bastará uma carta ao proprietário a avisar se existirem infiltrações serão de sua responsabilidade?
  10.  # 10

    Se o espaço estava destinado a comércio e agora vai funcionar como garagem há alteração do uso pelo que tinha que haver autorização do condominio, projecto e alteração da proporiedade horizontal.
    Logo a obra configura-se ilegal.
    Pode ser penalizado o Dono de obra bem como o empreiteiro responsavel.
  11.  # 11

    chenne

    nesse ponto não posso adiantar muito pois tenho conhecimentos básicos no que toca a questões de condominios.
  12.  # 12

    As infiltrações devem ser evitadas agora. Despois da obra feita não será uma carta a avisar o proprietário que irá impedir a água de fazer estragos...
  13.  # 13

    O problema é que já colocaram a betonilha!

    Fui falar com o trabalhador a alertar esse facto, e perguntei se pelo menos tinha algum aditivo hidrófugo, e a resposta foi que não!
  14.  # 14

    Mesmo que tivessem. Se essa soleira vai estar sujeita a umas boas toneladas cada vez que entrar e sair um carro quase de certeza que vai fissurar junto á parede.
    Logo...
  15.  # 15

    O melhor é fazerem tudo de novo e impermeabilizar antes de colocar a betonilha?
  16.  # 16

    Sim a melhor solução é impermeabilizar 1º
    Como se faz essa impermeabilização já é mais complicado pois cada caso é um caso.
  17.  # 17

    Então o melhor é substituirem por nova pedra de soleira rampeada?

    Penso que era Pedra de Lioz
  18.  # 18

    chenne

    tente tomar medidas de uma forma... formal, pois isso foi uma arbitrariedade que pode abrir muitos precedentes ai no prédio.
  19.  # 19

    Ok

    Obrigado, Marco1.

    Assim vou fazer.
    Além das infiltrações é tb necessário garantir a segurança de quem mora por cima!
 
0.0188 seg. NEW