Este é o meu primeiro post aqui no forum. Já tenho aprendido alguma coisa dentro desta área neste tópicos de discussão de assuntos e agradeço a todos por isso. De qualquer maneira, comecei nestas andanças ha um ano para cá, de procurar um terreno para construir uma habitação. já encontrei vários dentro do que procuro, mas o meu preferido tem uma nuance que me deixou preocupado. O terreno tem uma area direcionada para construção (já fui á câmara pedir info sobre o Pdm) e outra onde é rústico. Na zona de destinada à construção, o terreno é constituído por socalcos com muros de contenção em pedra e pelo especto não são muito antigos, mas o ultimo muro na delimitação do terreno é bastante alto, deve ter para cima de 4 metros. A zona é bastante arborizada pelo que a minha preocupação vai para a segurança daqueles muros porque eventualmente é uma zona verde onde agua não deve faltar no subsolo. Alguém já teve perante alguma situação parecida e que pela sua experiencia, este ponto será mesmo de preocupar? pelo que vejo, a construção destes muros são uma pipa de massa e se algum cai ou ha deslizamento de terras, terei um prejuízo enorme. Eu suponho que as empresas que fazem este tipo de trabalhos deve estar sob escrutínio da camara municipal e fiscais, mas não tenho a certeza. Também não quero ter surpresas na altura de aprovação do projeto, que a camara me diga que o terreno possa ter alguma condicionante por causa desta questão. Desde já agradeço a atenção de todos os que se possam pronunciar sobre esta situação.
Olá, leve um arquitecto da sua região ao local. É o melhor que faz. Peça-lhe que faça uma análise ao terreno, a nivel da segurança e de como abordar a implantação de uma construção como a que pretende nesse terreno.
Obrigado pela resposta! sim, provavelmente é o que farei.. de qualquer maneira não sei se o levantamento topográfico com estudo geológico, consiga detetar alguma coisa.