Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites.

    pediram-me conselhos para puxar pela cabeça para fazer alguma coisa num andar de cima de uma moradia.
    Atualmente ela está feita em formato bi familiar com um t2 em cima e um t1 em baixo. Como o andar de cima nunca foi renovado, o objetivo é deitar o andar de cima todo a baixo e fazer a parte dos quartos e ligar à parte de baixo. não há paredes mestras.
    tem em baixo as medidas interiores da casa aproximadas (9,4x5,5m Uteis) bem com o desenho das janelas. tem também o layout atual.
    de referir que passa uma estrada na parede com 4 janelas (poente).
    quer-se evitar mexer o mínimo possível nas janelas, mas se tiver que mexer mexe-se.

    O que eu estava a pensar era colocar as escadas interiores na parede norte, um WC tb nessa parede. corredor na parede a poente (estrada) e depois 3 quartos divididos pelo restante espaço.

    faz algum sentido esta possível divisão de espaço?
      teste.png
      teste 2.png
  2.  # 2

    Manel, é arranjar um "Arqutiecto", já que é são obras que necessitam de licença. E memso que não fosse, Seria uma mais valia, e concerteza sem grandes custos, a definição de layout. Como é com os esgotos, tendo um piso sob? Já tem ramal deletrico para a fracção?, e agua? esgotos?
  3.  # 3

    eu também concordo que o ideal era contratar um arquiteto, apesar que isso não é fácil de explicar às pessoas em questão. Apesar que vou pedir orçamento a um conhecido, uma vez que no final acabo para ter "interesse".

    a casa já tem tudo, até que o piso de baixo está em uso atualmente.

    para ter ideia, eles pediram ao empreiteiro para opinar um layout e isto foi o melhor que conseguiram, daí eu me meter ao barulho.
      IMG_20230611_161021.jpg
  4.  # 4

    que horror esse layout, então a Cozinha!!!

    A IS não pode dar para a Cozinha.

    Qual o mal de a Baranda que é comum aos quartos não ficar simplesmente comum?
  5.  # 5

    manel meta planta cotada, incluindo os parciais das janelas/ portas... qual é a espessura das paredes exteriores?

    Se essa casa teve projecto? tem licença de utilização?... é melhor regularizar isso, senão nunca vão ter isso certo, nem para vendar nem para nada.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    1. Se essa casa teve projecto? tem licença de utilização?... é melhor regularizar isso, senão nunca vão ter isso certo, nem para vendar nem para nada.


    perguntas difíceis lol

    Vender em principio dificilmente estará em cima da mesa...

    as paredes exterior são em granito, cerca de 60 cms...
    Estão a considerar colocar ETICs no piso de cima, mas ainda tenho eu que estudar bem isso...

    a planta cotada arranjo logo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      moradia.png
  7.  # 7

    casa bonita, merece carinho.
    Concordam com este comentário: fm2023, ClioII, manelvc, Pedro Barradas, Nostradamus, André Cordeiro, NGC
  8.  # 8

    Pedro, vê se assim consegues ver. Regra geral as janelas/portas tem todas 1m de largura.

    as medidas que tem (9,4x5.5) são interiores. depois as paredes tem uns 60cm e as janelas estão sempre na face exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      teste 3.png
  9.  # 9

    erros, a caminho de erros
    etics ai ???
    faça um levantamento topografico e um levantamento rigoroso do existente POIS sem contexto isso é estar a assapateirar
    uma casa nasce muito do seu exterior da sua relação com o exterior, não deve fazer um mero exercicio geometrico de arrumar divisões.
  10.  # 10

    etics foi o que as pessoas pensaram porque basicamente é o que toda a gente faz hoje em dia...

    "situando" o espaço: a casa é num terreno plano. a "baranda" percorre a casa a toda a volta dentro do terreno e tem uma escada em cada lado. tem terreno tratado nos 2 lados, sendo que a entrada se faz pelo sitio onde foi tirada a imagem acima, e depois dá-se a volta à casa (a corrigir).

    em baixo uma imagem 3d do google para se situar a casa. na imagem o Norte é no canto inferior direito (180º +- em relação às plantas do sketchup)

    a outra imagem é o que está atualmente no piso do res do chão. cozinha, sala quarto e WC.
      sao martinho exterior.png
      sao martinho baixo.png
  11.  # 11

    Balha-nos deus
    Concordam com este comentário: manelvc, André Cordeiro
  12.  # 12

    Colocado por: manelvcpediram-me conselhos para puxar pela cabeça para fazer alguma coisa num andar de cima de uma moradia.


    Olá, com todo o respeito, o conselho que deveria ter dado era que procurassem um Arquitecto. Por muito boa vontade que tenha em ajudar, não parece passar por aí o caminho para um bom resultado.

    Já agora, de momento, esqueça o 3D. Saber brincar com um software ou organizar espaço são coisas muito diferentes. Não leve a mal.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro, jorgemlflorencio
  13.  # 13

    Não levo a mal, nem estou A tentar fazer nenhum 3D nele. Tinha aqui instalado e entre fazer rabiscos aqui ou no Paint, pareceu-me que ia ficar mais perceptível aqui.
    Eu sei que o ideal é um arquiteto, e provavelmente irá ser mesmo por essa via, mas tentar convencer pessoal que pretende colocar uma escada em caracol...
  14.  # 14

    Régua e esquadro nisso, 2D, com medidas exactas... é mil vezes melhor para se perceber alguma coisa... no 3D vejo uma caixa de sapatos, nada além disso por agora.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas, André Cordeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  15.  # 15

    tanto mais que esta linda casinha ficaria bem é com uma escada anexada ou seja uma pequena ampliação por forma a rentabilizar o espaço. uma escada no interior mesmo em caracol pressupoe espaço de circulação que irá fazer falta ás divisões.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  16.  # 16

    acho que está aqui um bom compromisso
      sao martinho c.png
  17.  # 17

    Colocado por: manelvcacho que está aqui um bom compromisso


    Está melhor.
    Como se desenha uma planta sem os móveis?
    Sobretudo numa casa contida, faria ainda mais sentido.

    Nunca ponderou fazer antes uma escada em U, a meio da parede posterior? Talvez resultasse bem e com menos circulação.
  18.  # 18

    é uma pena não se perspetivar uma intervenção contando com o exterior
    de qualquer forma essa planta pode não ser o melhor aproveitamento da coisa
    por exemplo partindo deste esboço para o 1ºandar poderia dar uma melhor aproveitamento ao rc
      1ºandar.jpg
  19.  # 19

    manelvc
    ás vezes gosto de fazer o gosto ao dedo
    não quer dizer que é uma solução melhor mas é mais uma hipotese para a mesa.
    Concordam com este comentário: ahsgois, manelvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  20.  # 20

    obrigado marco e companhia.

    a questão que atualmente limita é que como eu disse antes o andar de baixo está a ser habitado no momento, e foi renovado à uns 20 anos. os moveis da cozinha ainda estão em muito bom estado e como tal não pretendem mexer muito na cozinha.
    assim o objetivo é tentar remodelar o andar de cima completamente e só depois abrir a escada interior e fazer o que for necessário em baixo.

    na planta que eu coloquei em baixo apenas se remove 2 paredes e coloca-se a escada, em cima tb dá para aproveitar algumas paredes.
      EMANUEL-C.jpg
 
0.0213 seg. NEW