Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Caros colaboradores do fórum,

    Hoje deparei-me com várias manchas de ferrugem em pedras de granito lá na obra. As principais manchas foram obtidas pela rede que estava a fechar a obra e que esteve exposta durante muito tempo às chuvas. Outras manchas devem-se a algumas ferramentas que ficaram em contacto com as pedras!!

    Há alguma forma de retirar essas manchas sem danificar as pedras? Existe algum produto eficaz para o efeito ou alguma outra solução?

    Obrigado.

    Att,
    Marco Pires
  2.  # 2

    Vi à tempos que na cerâmica a coisa saía com facilidade ao colocar cimento e um pouco de água e ir esfregando com a mão.. agora na pedra...
    • argo
    • 19 junho 2023 editado

     # 3

    Ácido, acho que não ataca o granito e ataca a ferrugem. Confirme, estou a falar da boca para fora.
  3.  # 4

    misturar sal grosso ao vinagre, com um pano, esfregar a ferrugem. Finalize enxaguando com água.

    Também com bicarbonato de sodio, faça uma pasta , deixe actuar por pelo menos 15mn, paono humid esfregando em movimentos circulares, depois enxague...
  4.  # 5

    Colocado por: polomotioncolocar cimento e um pouco de água

    É melhor não usar isso em pedra natural.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
  5.  # 6

    Boa tarde Caro Pedro Barradas,

    Essa solução que me indica consegue resultados satisfatórios? Um solução com ácido deverá ser agressiva para a pedra, pelo que a solução com bicarbonato de sódio que me indica será sempre mais segura!!

    Essa solução que indica é teórica ou, de facto, já teve experiência comprovada?

    Obrigado mais uma vez!!

    Att,
    Marco Pires
    • argo
    • 19 junho 2023

     # 7

    A agressividade do ácido depende sempre do grau de acidez, pode sempre diluir os acidos para limpezas mais fortes. O vinagre também é acido, a solucao do vinagre e sal grosso parece-me bem.
  6.  # 8

    Colocado por: Marco_Piresssa solução que me indica consegue resultados satisfatórios? Um solução com ácido deverá ser agressiva para a pedra, pelo que a solução com bicarbonato de sódio que me indica será sempre mais segura!!

    Sendo um granito. resiste aos ácidos, Nunca tive problemas com vinagre ou limão derramado numa pedra de granito natural... ou não sabe que pedra tem e chamou granito, por chamar?
    Se a pedra for um Marmore, não convem, pois vai estragar a superifice do mesmo...
  7.  # 9

    Colocado por: Marco_PiresEssa solução que indica é teórica ou, de facto, já teve experiência comprovada?

    Experimente, nem sequer nos mostra o grau de oxidação dessa pedra!? também pode experimentar com pasta de dentes...

    Se não acredita. lhe não experimente...
  8.  # 10

    Tendo a certeza de que se trata de um granito (de cor cinzenta e não amarela), é sempre possível experimentar com limão ou mesmo com ácido oxálico.

    Uma solução mais "profissional" e isenta de ácidos que posso aconselhar é o produto NORUST da Fila (https://www.filasolutions.com/por/produtos/gama-completa/limpeza/tira-manchas/filano-rust).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

    Há mármores cinzentos...rosa, verde, etc...
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasHá mármores cinzentos...rosa, verde, etc...


    Sim, o granito pode apresentar variadas colorações.

    Neste caso, o problema dos granitos amarelos é o alto teor de limonita que, em contacto com ácidos, altera a cor e torna-se cinzento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

    Boa tarde,

    Caro OliveiroS/N, não há risco em utilizar ácido em pedra de granito cinzenta? Não enfraquece a pedra? É que após uma pesquisa online, verifico que existe uma panóplia de produtos para o efeito que pretendo!! No entanto, a maioria referem-se a ácidos!!!

    Eu fui espreitar esse No Rust que me indicou e os comentários variam muito conforme o grau de resolução dos problemas das pessoas que o usaram!!

    O empreiteiro disse-me há pouco que aquilo se resolve com um ácido de nome "Galcal". Não tenho a certeza se é assim que se escreve, mas foi assim que ele soletrou!!!!

    Obrigado.
  12.  # 14

    Viva Caro Pedro Barradas,

    Colocado por: Pedro BarradasSendo um granito. resiste aos ácidos, Nunca tive problemas com vinagre ou limão derramado numa pedra de granito natural... ou não sabe que pedra tem e chamou granito, por chamar?


    De facto tenho a certeza de que se trata de granito cinzento. A minha dúvida é se, como é um material muito poroso, a acidez dos produtos não irá enfraquecer a resistência do material?
  13.  # 15

    O ácido oxálico em si não enfraquece o granito, mas podem sempre ocorrer descolorações em granitos mais claros.

    Talvez aqui seja importante precisar alguns aspetos:

    - a pedra é mesmo granito (ou uma pedra natural com características graníticas)?
    - a espessura das peças, o tratamento (p. ex., polido?) da superfície e o local de instalação (já instaladas ou não, pavimento, revestimento, tampo de cozinha?).

    Sem mais informações, eu aconselho a testar o tratamento/produto num local não vísivel (p. ex., no caso de pedras para pavimento ainda não instaladas, testar primeiro na parte inferior) e, caso necessário, aumentar a relação de ácido/produto, tendo em consideração as respetivas instruções de aplicação. Mesmo em granito, o ácido ou os produtos que contenham ácidos nunca devem estar em contacto prolongado com a pedra! Uma outra hipótese é também o tratamento mecânico da superfície oxidada.


    Infelizmente, eu desconheço o produto "Galcal". Os resultados obtidos com o NORUST têm sido positivos, se bem que nunca tive de tratar de oxidações "graves", mas sim sempre superficiais.
  14.  # 16

    Viva,

    Para facilitar a questão, deixo aqui um pouco da ferrugem a que me refiro:

    Acham que é passível de fácil resolução? Nas outras peças também tenho algumas machas do género:
      Ferrugem.jpg
      ferrugem 2.PNG
  15.  # 17

    "Agua mole em pedra dura..." Deixe que a chuva tire isso.

    Se não quiser aguardar use ácido muriático. Proteja-se a si e ao portão.
  16.  # 18

    Viva Belhinho!

    Muito obrigado pelo seu contributo.
    Acha que com o "passar das águas" a ferrugem desaparece?

    Se assim for, desaparecem as minhas preocupações!!....
  17.  # 19

    Colocado por: Belhinho"Agua mole em pedra dura..." Deixe que a chuva tire isso.

    Se não quiser aguardar use ácido muriático. Proteja-se a si e ao portão.


    Também o ácido muriático é uma opção. No entanto, é necessário ter em conta que este ácido, dependendo do teor do produto, é muito agressivo (quer para o utilizador, quer para o meio ambiente) e requer uma aplicação minuciosa. Além disso, em granitos muito ferrosos, o ácido muriático pode promover a corrosão das partes ferrosas, mesmo no interior da pedra e algum tempo após a aplicação.

    Colocado por: Marco_PiresAcham que é passível de fácil resolução?


    Tem ainda algum resto ou uma amostra da pedra? Aplique a solução desejada numa parte e analise o resultado. Ao limpar as pedras em questão, comece primeiro pelo tratamento mais "suave" e aumente gradualmente a intensidade (tipo de tratamento/quantidade/tempo de atuação) até obter um resultado satisfatório.
  18.  # 20

    Linfer costuma resultar
 
0.0193 seg. NEW