Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Tenho um furo que uso para rega do quintal e recentemente mandei analisar e foi considerada potável.
    Sendo que devera ficar bem mais barata que a agua da rede, pretendo usar esta agua na habitação (para todos os fins), a minha questão e se preciso (ou convém) adicionar algum tipo de filtro especial?
    Visto que por vezes nos aspersores da rega apanho algumas areias, a minha ideia seria meter apenas um filtro de malha (ex: 120 mesh), será suficiente?
    • sltd
    • 21 junho 2023

     # 2

    Filtro e sistema UV para eliminar microrganismos.
  2.  # 3

    Colocado por: sltdFiltro e sistema UV para eliminar microrganismos.


    Obrigado pela resposta, mas sera mesmo necessario? A agua foi considerada potavel e pelo que vi dos preços dos filtros UV, não me iria compensar tendo em conta que estimo poupar cerca de 20€ mes na conta da agua.
  3.  # 4

    Nota adicional: A ideia é meter o filtro entre a saida da bomba e a entrada de casa, não tenho interesse de meter filtros de torneira.
  4.  # 5

    Colocado por: Luis AlvesObrigado pela resposta, mas sera mesmo necessario? A agua foi considerada potavel

    Luis, com a saúde não se brinca, o que é potável agora, daqui a 2 meses pode já não o ser. Pelo menos tratar os patogénicos acho importante ser assegurado. Se não for pelo UV, terá de ter um depósito e um sistema de desinfecção automático por cloro, por exemplo.
    • SrR
    • 21 junho 2023

     # 6

    Se tem agua da rede disponível em casa não pode utilizar a agua do furo para consumo humano.
  5.  # 7

    Caro Luís Alves,

    Boa tarde.

    Colocado por: Luis AlvesSendo que devera ficar bem mais barata que a agua da rede, pretendo usar esta agua na habitação (para todos os fins), a minha questão e se preciso (ou convém) adicionar algum tipo de filtro especial?


    Nada de mais errado nessa sua afirmação!!
    Em termos sanitários, a água de poços e furos não deve ser utilizada para consumo humano. Pode ser utilizada para regas de jardins (relva por exemplo). A rega de produtos hortícolas pode estar também contraindicada/condicionada, dependendo da qualidade da água à altura das análises.

    Relembro um pormenor (pormaior) muito importante e muitas vezes descurado: imagine que faz umas análises à água do seu poço na segunda feira e o resultado confirma que a água reúne os parâmetros de qualidade e salubridade mínimos exigidos para consumo humano. Até aqui tudo bem! Saiba que dois dias após essa mesma análise, ou seja na quarta feira dessa mesma semana, a água desse mesmo poço pode estar totalmente insalubre para consumo!!! Acontece mais vezes do que as pessoas imaginam!!

    É uma questão de saúde pública!!

    As salmoneloses, as campilobacterioses, as legionellas, bem como outras tantas doenças, são também provenientes de fontes de reservatórios como o que pretende ter para o reabastecimento de água da sua família!!

    Até porque em termos legais, desde que haja um acesso público (via pública) até 20 metros da sua habitação, tem o dever legal de ter ligação à rede pública. Informe-se devidamente na sua junta de freguesia!!

    Reveja bem essas prioridades!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Alves
  6.  # 8

    Caro @Marco_Pires obrigado pela resposta

    Até porque em termos legais, desde que haja um acesso público (via pública) até 20 metros da sua habitação, tem o dever legal de ter ligação à rede pública.


    Eu sei que tenho de ter ligação à rede, tenho e nao pretendo desistir dela a ideia é poupar pois a agua da rede está muito cara.

    Relativamente aos riscos obviamente que os quero minimizar ou mesmo eliminar, mas será que esses cenarios acontecem com tanta frequencia? Vivo numa zona do interior e tenho conhecimento de muitas zonas rurais e quintas mais isoladas em que é muito comum o consumo de agua de furos.

    Confesso que com estas respostas fiquei com medo mas será que o risco é assim tao alto considerando que o meu furo tem quase 100m e pretendo fazer analises à agua todos os anos?

    Obrigado
  7.  # 9

    Rede do furo, para rega e outros usos não controlados (lavagens, etc).
    Rede da companhia para o interior/ consumo da casa.
    Se ainda assim quiser meter agua não controlada dentro de casa, faça uma rede separada para os tanques de sanita ligada ao furo.
  8.  # 10

    Eu que vivi em Quinta, com agua de poço, potável, desde sempre, com análises regulares anuais, nunca coloquei qualquer filtro, nem nunca qualquer doença surgida na familia por proveniente da agua.

    Em teoria e na parte legal, não podes ou deves misturar os ramais caso tenhas ramal publico.
 
0.0138 seg. NEW