Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Gostava de saber a vossa opinião sobre as lajes feitas nos anos 60 e 70 em que apenas se usava os tijolos com ferro no meio e argamassa em cima. Estou a restaurar uma casa e apesar de o empreiteiro já ter analisado e não ter colocado problemas gostava de saber mais opiniões. O tipo de carga que suporta? Em comparacao com as actuais lajes pré esforçadas existe alguma vantagem/desvantagem... Quais as principais diferenças...?

Obrigado
  2.  # 2

qual é a finalidade da sua questão?.
    Se as lajes actuais não apresentarem deformações/ fissuração e o uso e as cargas continuarem identicas. fique descansado.
    Se vai alterar alguma destas condições e/ou apresentarem patologias. o ideal é consultar um eng. civil.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Migweh
  3.  # 3

Atenção ao eliminar ou fragilizar paredes que neste momento suportam essas lajes
  4.  # 4

No R/C tem 2 vigas enormes que fazem suporte. Vou tirar fotos para que possam dar a vossa opiniao
  5.  # 5

Colocado por: MigwehGostava de saber a vossa opinião
    desde que nao a sobrecarregar e nao retirar paredes que a suportam nao tem problema digo eu
  6.  # 6

Esta é a placa de R/C e as vigas. O que me faz confusão é ver os tijolos as ondas e umas vigas tão grande, dá-me a sensação que por serem desse tamanho são muito pesadas e por isso mais peso fazem para baixo.
    Não sei se faz sentido o que estou a dizer. Supostamente a função é puxar a placa para cima. E até pode ser mas para quem não é da área que é o meu caso faz um bocado de confusao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel JR
      IMG_20230621_163158.jpg
  7.  # 7

Colocado por: MigwehEsta é a placa de R/C e as vigas.

R/C? quer dizer que existe outro andar em cima disso?
  8.  # 8

Sim. Tem mais um andar em cima
  9.  # 9

Colocado por: MigwehSim. Tem mais um andar em cima

medo. muito medo.

já vi lajes dessas, mas apenas em sótãos, e mesmo assim com muito cuidado com o peso que se colocava lá em cima.
  10.  # 10

Mas porquê? Qual a razão de a tornar assim tão insegura? Era mesmo essa a minha questão inicial.
  11.  # 11

Colocado por: MigwehMas porquê? Qual a razão de a tornar assim tão insegura? Era mesmo essa a minha questão inicial.

pq basicamente ninguém sabe a quantidade de ferro e a sua espessura, pelo que torna-se impossivel calcular a resistência da laje.

basicamente a resistência da laje é calculada de forma empírica. se até ao momento não caiu, quer dizer que não vai cair no futuro? ninguem sabe, até ao dia que colocar um movel mais pesado em cima, ou tiver muita gente em casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

Obviamente que também depende da espessura da laje e ferro pelo meio. Os tijolos que se vê poderiam ser apenas a cofragem perdida para essa laje, não que fosse usual à 50 ou 60 anos atrás...
  13.  # 13

Tem 2 verginhas de 12mm por cada fiada de tijolos. Uma em cada canto do tijolo
  14.  # 14

A laje é fraca, mas o vão também é pequeno.
    Se não caiu também já não cai, desde que não aumente a carga no piso superior, nem diminua os apoios da laje.
  15.  # 15

Ainda tenciono fazer parede dupla em toda a volta em tijolo de 11cm e fazer uma coluna por baixo de uma das vigas que vai ficar ao lado da ilha na cozinha.
    Mesmo fazendo estes reforços todos fico sempre na incerteza se será o suficiente.
    Daí ter vindo pedir ajuda aqui. Quem poderá também haver algum utilizador com algumas décadas de experiência que tenha feito algo do gênero...
  16.  # 16

Tendo a conta os milhares de prédio de década 30 a finais 80 construídos assim e nenhum caiu até hoje..
    Concordam com este comentário: Migweh, zemvpferreira

0.0176 seg. NEW