Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Rafael Monteiro Alexsendo isso um ano de enorme esforço, assim seja, em 7 anos mais coisa menos coisa pago o empréstimo caso não sejam 50€ de amortização e 500€ de juros.

Acho que não estou a perceber bem...

Para 140k a 7 anos, seria uma prestação a rondar os 2k€/mês + seguros.
    Se a ideia é pagar tb os seus 49k€ nesses 7 anos, a prestação deverá rondar os 2.7k€/mês + seguros.

Ora, para conseguir suportar a prestação, seguros, impostos, reparações/manutenções e algum valor como "taxa de desocupação", quanto pensaria cobrar por cada apartamento?
  2.  # 22

Se fosse eu o banqueiro, nunca emprestaria 140.000 eur para obras num imóvel que foi avaliado em 49.000, nem contava com rendimentos de um ano depois para pagar esse empréstimo. O risco é demasiado grande.

Não pretendo desanimar com isto. Creio que a preocupação em não querer(*) ficar a pagar a casa até aos 40 é extremamente acertada, e que faz bem em querer investir e diversificar fontes de rendimento.

Mas creio que tem que arranjar outra ferramenta de investimento primeiro. É muito cedo para essa "empreitada".

Ou faz obras numa das casas primeiro (com os rendimentos dessa já fica com mais margem), ou (não é "ou", mas "e") faz obras mais baratas. 140.000 parece-me exagerado para 2 T0 num anexo já construído... Se isso é para alugar não precisa de grandes luxos (até porque o inquilino de casas luxuosas não aluga num anexo).

Vou seguir o tópico.

(*) Nota: não há problema nenhum em ficar a pagar o crédito habitação até ao final do prazo. É o crédito com taxa mais baixa que alguma vez se consegue, mais vale usar o dinhero com que se ia amortizar e investir noutra coisa (isto de forma muito simplista). O que faz muito bem é querer investir e diversificar rendimentos.
    • AMVP
    • 24 junho 2023

# 23

Colocado por: Rafael Monteiro Alexficarem concluídas sendo isso um ano de enorme esforço, assim seja, em 7 anos mais coisa menos coisa pago o

Quantos imóveis vai arrendar, isto para chegar aos 7 anos.
    Quanto à ruína, pode ficar legal para arrendamento?
  3.  # 24

bem nem de propósito, o banco na 6a feira demanhã ligou-me a perguntar se eu não queria reforço de crédito (para obras), ainda não aceitei nem tão pouco sei qual seria o valor desse crédito, mas é bom saber que posso contar com isso, e eles também sabem que podem contar com os juros actuais.
    Em relação ao que me questionam os 140k foi o cenário mais "à vontade" que criei, provavelmente metade disso chegam para o que tenho a fazer, mas temos sempre de contar com o que vai para além disso, sejam os juros desse crédito ou o valor dos materiais de construção que aumentam todos os dias.

Colocado por: pguilherme
    Acho que não estou a perceber bem...

Para 140k a 7 anos, seria uma prestação a rondar os 2k€/mês + seguros.
    Se a ideia é pagar tb os seus 49k€ nesses 7 anos, a prestação deverá rondar os 2.7k€/mês + seguros.

Ora, para conseguir suportar a prestação, seguros, impostos, reparações/manutenções e algum valor como "taxa de desocupação", quanto pensaria cobrar por cada apartamento?

Os 49k aí estariam unidos nesses 140k sendo este o valor total.
    atenção que como disse desde o inicio este serial um cenário hipotético, até porque não depende de mim escolher que quero pagar 2k mês, mas sim seria possível nesse imaginário, conseguiria por volta de 3k mensais em arrendamento e a praticar valor abaixo do mercado atual

consigo fazer 6 imóveis sendo que um já o fizemos e é onde habito.

Colocado por: jorgemlflorencioOu faz obras numa das casas primeiro (com os rendimentos dessa já fica com mais margem), ou (não é "ou", mas "e") faz obras mais baratas. 140.000 parece-me exagerado para 2 T0 num anexo já construído... Se isso é para alugar não precisa de grandes luxos (até porque o inquilino de casas luxuosas não aluga num anexo).

Não são T0, segundo o Topógrafo posso fazer dois T1, por cima da oficina (outrora moradia, mas mudaram a sua designação provavelmente para evitar o IMI)

Mas sim, primeiramente farei uma, ponho arrendar e vão-se fazendo as outras
    • RCF
    • 26 junho 2023

# 25

Colocado por: Rafael Monteiro Alexconsigo fazer 6 imóveis sendo que um já o fizemos e é onde habito

legais?
    Para isso necessita de licenciamento municipal.
    Terá de mandar fazer projetos, a aprovar pela Câmara.
    Com base nesses projetos, pede orçamentos para a construção.
    E com base nos orçamentos, pede crédito ao Banco
  4.  # 26

sim tudo legal

eu aí falo de um topógrafo, estes trabalham diretamente com a camara e estão a par do que se pode ou nao aprovar.
    um passo de cada vez.
  5.  # 27

Se é um crédito habitação não pode arrendar, ou pelo menos declarar isso ao banco, caso contrário as condições do crédito podem ser alteradas com aumento da mensalidade.
  6.  # 28

Colocado por: Rafael Monteiro Alexsegundo o topografo posso construir dois T1 num dos anexos que nem me foi avaliado pelo banco e que paguei do meu bolso.

Ou seja.
    Construção não licenciada.
    Não pode arrendar com recibos.

Não é o topográfico que diz o que pode ou não fazer. É a Câmara Municipal.

Duvido muito que o Banco empreste dinheiro para realizar obras sem licença e projectos aprovados pela Câmara.
  7.  # 29

Tem que ser tudo muito bem documentado para o Banco aceitar.

Ou então pede um crédito pessoal.
  8.  # 30

este cenário tem todos os contornos de um crédito ao investimento.

duvido que isto se resolva com um crédito habitação clássico, até porque estamos a falar em 6 imoveis.

isso para o banco será visto como um negócio, pelo que apresente um plano de investimento, descriminando as rubricas onde vai gastar o dinheiro, com o valor das receitas esperadas, etc.
  9.  # 31

Colocado por: Palhava
    Ou seja.
    Construção não licenciada.
    Não pode arrendar com recibos.

Não é otopográficoque diz o que pode ou não fazer. É a Câmara Municipal.

Duvido muito que o Banco empreste dinheiro para realizar obras sem licença e projectos aprovados pela Câmara.

Mas estes comentários servem para quê mesmo?

construção não licenciada? este sabe mais que eu, já a ensinuar coisas sem saber o que está a dizer...
    Em primeiro nessa casa nem sequer houve nenhuma construção ainda, quando houver obviamente que terá o seu alvará e tudo como manda a lei.
    e depois nota-se que você prefere não perceber.

não tenho que ser eu a ensinar mas posso dar umas luzes, eu chamei o topógrafo para me fazer um levantamento de várias coisas que eu gostaria de saber para ali, como eu disse em cima, se há pessoa que sabe o que se pode ou nao fazer com futura aprovação é um topografo que faça estes serviços para a camara, que é o caso, e para além do mais se eu aprovasse o projecto que ele me mostrou com o que se podia fazer ali, eu nem precisava de comunicar com a camara presencialmente, pois ele faz esse trabalho inclusive, ou seja, ele só tinha mesmo que enviar o que me enviou a mim à camara.

Em relação ao banco percebo o que diz, mas mais uma vez se tivesse acompanhado a discussão perceberia que não preciso de nada aprovado pela camara para este credito que me querem vender que mais uma vez não conheço o seu valor mas é para obras e sim sem nada aprovado. Em relação aos valores que eu falava mais uma vez é um cenario hipotetico portanto aqui ninguem quis emprestimos de dinheiro sem projetos aprovados pela camara, mas enfim é o entendimento que chega a certas e determinadas pessoas.

Em relação aos restantes muito obrigado pela ajuda e esclarecimento, vou tentar apagar o tópico que está a fugir ao tema.
  10.  # 32

Que bom achado!
    Um topógrafo que faz de arquitecto e engenheiro.
    Faz e entrega as especialidades.

Boa sorte!

0.0164 seg. NEW