Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, queria ajuda aqui a resolver um tema que estou certo que me saberão ajudar.

    Tenho na propriedade instalado 4.4kw Painéis Solares com Inversor Monofásico, mas a rede é trifásica.

    De forma a não estar a investir num inversor trifásico, hibrido, que possa fazer o balanceamento por fazes, pensei em adquirir um aparelho que meça o consumo por fase, ligado ao quadro principal, e o pico de consumo.

    A instalação é 20,7Kvas, 3 fases, porque há alguns equipamentos agrícolas que apenas funcionam em 3 fases (máq rachar lenha, piscina, equipamentos industriais, bombas rega, etc).

    1- Que aparelho devo comprar que possa medir o consumo por fase no quadro principal, assim como o pico de consumo? O aparelho regista isto em algum lado ou é ligado por wifi?
    2- Posso instalar um cabo trifásico (a precaver o futuro) entre o quadro principal e o inversor, de forma a que no futuro, renovando a central solar, possa utilizar + duas fases?
    3- Pretendia colocar cabo que permitisse futuramente ter central até 14kw

    Obrigado pela ajuda que possa ser dada.
  2.  # 2

    1 - Shelly 3EM será o mais em conta. O problema do Shelly é que a taxa de refrescamento das medições/registo é muito baixa. O ideal é integrar o Shelly num Home Assistant que assim consegue leituras muito mais frequentes
    2 - Pode, claro. Basta não ligar as 2 fases "a mais"
    3 - Dependendo da distância, cabo de 6mm2 em princípio é mais que suficiente para essa potência

    De qualquer forma, com contador inteligente, eu não me preocupava muito com isso pelo menos até eventualmente aumentar a potência. O contador inteligente faz o encontro das 3 fases, por isso mesmo que esteja a injectar apenas numa fase e a consumir das outras o que vai pagar é o total dos consumos no período de 15min.
  3.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesDe qualquer forma, com contador inteligente, eu não me preocupava muito com isso pelo menos até eventualmente aumentar a potência. O contador inteligente faz o encontro das 3 fases, por isso mesmo que esteja a injectar apenas numa fase e a consumir das outras o que vai pagar é o total dos consumos no período de 15min.


    Tem a certeza absoluta disto?

    Se assim for, simplifica imenso a instalação de painéis para quem trifásico.
  4.  # 4

    Quem me disse foi um instalador que forneceu um sistema monofásico de 5kW para a casa de um familiar, trifásica.

    Entretanto em vários outros fóruns já vi isso referido. Por exemplo:
    https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?p=11288403#p11288403
    Caro Filipe,

    desde Março de 2019, com o Decreto Lei nº 162/2019, a contagem é feita pela média (do balanço de produção e consumo) a cada 15min e das três fases, pelo que não tem de se preocupar com os desequilíbrios de potência nas fases ou com as oscilações e picos de potência dentro de cada 15min.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
  5.  # 5

    Colocado por: Bruno.Alves1 - Shelly 3EM será o mais em conta. O problema do Shelly é que a taxa de refrescamento das medições/registo é muito baixa. O ideal é integrar o Shelly num Home Assistant que assim consegue leituras muito mais frequentes
    2 - Pode, claro. Basta não ligar as 2 fases "a mais"
    3 - Dependendo da distância, cabo de 6mm2 em princípio é mais que suficiente para essa potência

    De qualquer forma, com contador inteligente, eu não me preocupava muito com isso pelo menos até eventualmente aumentar a potência. O contador inteligente faz o encontro das 3 fases, por isso mesmo que esteja a injectar apenas numa fase e a consumir das outras o que vai pagar é o total dos consumos no período de 15min.


    Podes elaborar no ponto 1? Shelly são aqueles aparelhos dos estores ou que permitem pequenas automações, mas o que é um home assistant? Quais me recomendas?

    A distância são uns 80m.

    Ou seja, numa óptica de autoconsumo com venda de excedente, é irrelevante ter o inversor trifásico com balanceamento de fases?
  6.  # 6

    Colocado por: TicMicPodes elaborar no ponto 1? Shelly são aqueles aparelhos dos estores ou que permitem pequenas automações

    Não, o shelly 3EM é um medidor de energia, com 3 pinças que vão medir o consumo de cada fase individualmente. Shelly é a marca, têm diversos componentes, este é um medidor.
    O problema do interface dos medidores Shelly é a falta de resolução nos relatórios. Ele adquire as medições com grande frequência, mas quando vais ver os gráficos só temos dados agrupados por hora :-(

    HA --> https://forumdacasa.com/discussion/78879/home-assistant/

    Colocado por: TicMicOu seja, numa óptica de autoconsumo com venda de excedente, é irrelevante ter o inversor trifásico com balanceamento de fases?

    Sim. Será o contador a fazer a média nos 15min entre as 3 fases.

    edit: 80m já é uma distância bastante significativa. Para reduzir perdas pode ser boa ideia considerar 10mm2 (o custo também sobe de forma relevante)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
  7.  # 7

    Bruno, desculpe desde já

    O seu comentário anterior indicou que se pode instalar um kit fotovoltaico numa instalação trifásica.
    Pergunta: se a produção do kit exceder o consumo dessa fase, o remanescente é injectado na rede. Em termos de consumo global, o injectado vai 'ser reduzido' ao consumo no período? (Segundo entendimento do que escreveu)
    • eu
    • 22 junho 2023

     # 8

    Colocado por: amartinsEm termos de consumo global, o injectado vai 'ser reduzido' ao consumo no período?

    Sim, em blocos de 15 minutos.

    Ou seja, a cada 15 minutos é feito o saldo entre o que consumiu e o que injetou, e é esse valor que vai pagar ao fornecedor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
  8.  # 9

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não, o shelly 3EM é um medidor de energia, com 3 pinças que vão medir o consumo de cada fase individualmente. Shelly é a marca, têm diversos componentes, este é um medidor.
    O problema do interface dos medidores Shelly é a falta de resolução nos relatórios. Ele adquire as medições com grande frequência, mas quando vais ver os gráficos só temos dados agrupados por hora :-(

    HA -->https://forumdacasa.com/discussion/78879/home-assistant/


    Sim. Será o contador a fazer a média nos 15min entre as 3 fases.

    edit: 80m já é uma distância bastante significativa. Para reduzir perdas pode ser boa ideia considerar 10mm2 (o custo também sobe de forma relevante)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TicMic


    Porque preciso de homeassitant então? Do Shelly posso sacar a base de dados e criar eu a visualização em Excel ou powerbi em que comparo as 3 fazes com energia enviada e recebida, ou não? No caso de não ter solar ainda a trabalhar, se meter as pinças na entrada do quadro, é só energia enviada, correto?

    Não há nenhum medidor trifásico mais barato no AliExpress, eventualmente, abaixo dos 50€ para poder fazer este registo?

    Isto não servirá?
    https://a.aliexpress.com/_EGgi32Z

    Assim consigo perceber que fase consumiu mais e na fase a que devo ligar o cabo dos painéis!

    Se estiver errado por favor refere
    • eu
    • 22 junho 2023 editado

     # 10

    Nem precisa do Shelly, se tiver um contador inteligente, pode sacar os dados do site da e-redes.

    Nota: não sei se distingue por fases.
  9.  # 11

    Colocado por: euNem precisa do Shelly, se tiver um contador inteligente, pode sacar os dados do site da e-redes.

    Nota: não sei se distingue por fases.


    Vou ver se consigo sacar esses dados da e-redes então, talvez consiga ver isso por fazes então.
  10.  # 12

    Colocado por: TicMicPorque preciso de homeassitant então? Do Shelly posso sacar a base de dados e criar eu a visualização em Excel ou powerbi em que comparo as 3 fazes com energia enviada e recebida, ou não?

    Não, porque o Shelly só vai permitir exportar um ficheiro com as leituras já agregadas por um período temporal muito alargado. Ou seja, as leituras muito frequentes que ele faz não se conseguem aceder (eu pelo menos não sei como).

    Sim, existem outros medidores (esse não me parece que sirva) mas precisamos sempre de uma plataforma (Home Assistant, emoncms, etc) que receba essas leituras frequentes e as permita exportar à medida.

    Da e-redes no limite consegue os tais valores já tratados de 15 em 15 minutos (também não sei se dá para tirar por fase, não tenho acesso a nenhum CPE trifásico), não dá para ter os valores instantâneos. Também se discutiu neste fórum como ligar directamente ao contador de casa e ler do contador, mas isso implica programação.
    • TicMic
    • 22 junho 2023 editado

     # 13

    Colocado por: Bruno.Alves
    Não, porque o Shelly só vai permitir exportar um ficheiro com as leituras já agregadas por um período temporal muito alargado. Ou seja, as leituras muito frequentes que ele faz não se conseguem aceder (eu pelo menos não sei como).

    Sim, existem outros medidores (esse não me parece que sirva) mas precisamos sempre de uma plataforma (Home Assistant, emoncms, etc) que receba essas leituras frequentes e as permita exportar à medida.

    Da e-redes no limite consegue os tais valores já tratados de 15 em 15 minutos (também não sei se dá para tirar por fase, não tenho acesso a nenhum CPE trifásico), não dá para ter os valores instantâneos. Também se discutiu neste fórum como ligar directamente ao contador de casa e ler do contador, mas isso implica programação.


    Vi um video de um indiano que me diz que o shelly mede 10-10 min, e que o excel saí de 10-10 min, pelo que seria completamente possível de analisar isso.

    Vou também ver se na E-redes consigo tirar consumo por fase nos 15-15 min, já criei conta.
    Ao alterar lá a potencia contratada, de 20,7k, isso reflecte-se logo na EDP. Em setembro, uso mais potencia contratada, posso alterar logo no mês antes?
  11.  # 14

    O shelly só permite exportar os valores de hora a hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  12.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Da e-redes no limite consegue os tais valores já tratados de 15 em 15 minutos (também não sei se dá para tirar por fase, não tenho acesso a nenhum CPE trifásico), não dá para ter os valores instantâneos. Também se discutiu neste fórum como ligar directamente ao contador de casa e ler do contador, mas isso implica programação.


      mas consigo ver os picos, ou seja, saber se a potencia contratada que tenho é excessiva face ao consumo?

      Se for hora a hora, irá na mesma dar-me o cumulativo no final de um dia da fase que consome mais, e ligo o cabo do inversor, nessa, correto?
    •  # 16

      Colocado por: TicMicmas consigo ver os picos, ou seja, saber se a potencia contratada que tenho é excessiva face ao consumo?

      No site da e-redes ( se estiver em telecontagem/ ligado à rede inteligente), ou directamente atraves do contador, carregue no botão até aparecer um valor em kW (mas não identifica qual é a fase)
    •  # 17

      Colocado por: Pedro Barradas
      No site da e-redes ( se estiver em telecontagem/ ligado à rede inteligente), ou directamente atraves do contador, carregue no botão até aparecer um valor em kW (mas não identifica qual é a fase)


      Tens trifásico em casa então e referes que a eredes não irá ajudar?
    •  # 18

      Colocado por: TicMicTens trifásico em casa

      sim. Mas em monofasico é igual.
      Parece o valor de potencia máxima dos ultimos 30 dias. ou desde que faltou a energia se menor tempo.

      Colocado por: TicMicreferes que a eredes não irá ajudar?

      !? não entendi?
    •  # 19

      Colocado por: TicMicAo alterar lá a potencia contratada, de 20,7k, isso reflecte-se logo na EDP.

      Pede ao seu comercializador de energia a alteração de potencia contratada. Depois há de receber um SMS do comercializador e da e-redes a agendar a intervenção.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: TicMic
     
    0.0251 seg. NEW