Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: JMHouse
    A tela impermeabilizante e o autonivelante não são assim tão caros...

    Entre impermeabilização e autonivelante deveremos estar a falar de cerca de 45€m2 com aplicação…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, JMHouse
  2.  # 2

    Colocado por: Joao Dias
    Entre impermeabilização e autonivelante deveremos estar a falar de cerca de 45€m2 com aplicação…


    De preços não sei, mas tecnicamente falando uma das vantagens da solução preconizada, foi além da impermeabilização, a capacidade de difusão da pressão do vapor, que garante que à impermeabilização não “apodreça “. Para este caso específico será sem dúvida a solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMHouse
  3.  # 3

    Colocado por: balsagothOlá,


    Estou a remodelar o chão de uma casa antiga (1976) que tem o piso assente diretamente na terra.

    piso
    piso2

    Para este espaco em particular cerca de 60m2 (cozinha + sala) os ceramicos estão assentes em cima de outros ceramicos. Alguns soam a oco, tenho 1 ou outro partido e os rasgos por onde passsaram os tubos da eletricidade.

    piso3

    Quando comprei a casa meti um piso flutuante fraco diretamente neste chão. Na base levou a manga plastica e espuma.
    Agora vou trocar todo o chão para oKronoswiss grand selectioncom peças de 1.8m x 2.4m por 14mm.

    Adjudiquei o serviço na Europiso em braga que já me instalou nos quartos.

    Levantei agora o flutuante antigo nesta zona e ao levantar o plástico reparei que havia humidade (com o cheiro caracteristico) sobretudo concentrado em 2 sitios onde há maiores rasgos no ceramico.


    A humidade não é muita e provavelmente não vai afetar o piso, mas tenho agora a oportunidade de fazer melhor do que está.
    As alternativas que me ocorreram foram:

    1) manter tudo como está, substituir onde está oco e partido por algum tipo de massa/cimento cola de preferencia que seja hidrofogo porque o que me parece é que o ceramico está a fazer de barreira também.

    2) aproveitar que tenho na sala 2 ceramicos e como ganho 2cm substituir por XPS 20mm (ifoam) (colado com cimento cola ou outro material) isolar com manga plastica e assentar o kronoswiss.

    3) vossa sugestões.

    Estou a usar oSelitac 5mm Aquastopmas estou a pensar alterar para o Selitac 5mm com manga plastica. Não sei se foi defeito da instalação mas em algumas partes ouço a folha de aluminio. Penso que terá sido por não irem com a base até à parede.

    A solução 2) dá-me mais um pouco de trabalho, mas também isolamento termico. Duvida é se não é uma asneira.
    Racional: O XPS pareceu-me ter boa resistencia à compresssão, aliado ao facto de estar a usar tabuas grandes de laminado e espessas de 14mm. Também me dava a oportunidade de garantir que o chão fica totalmente liso sem declives.

    piso4
    piso5

    Eu sei que normalmente o que se faz não é isto, mas aqui estou limitado nas minhas escolhas e gostava de ter o vosso conselho.

    Algum contexto sobre o isolamento da casa:
    Toda isolada com ETICS feito pelo Dias Borges.
    Acabei de instalar também uma VMC.

    Desde já obrigado.


    A solução com a tela Schluter Ditra 25, colada com Atlas Geoflex ao piso, obviamente fazendo o enchimento das zonas que não tem o cerâmico e posteriormente aplicação de autonivelante Atlas Sam 100 resolveria a sua situação, e ainda lhe deixava uma excelente base de assentamento do vinilico uma vez que o piso seria executado com autonivelante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balsagoth
  4.  # 4

    Colocado por: Joao Dias
    Entre impermeabilização e autonivelante deveremos estar a falar de cerca de 45€m2 com aplicação…


    Bolas não pensei que fosse tão caro...
  5.  # 5

    Colocado por: JMHouse

    Bolas não pensei que fosse tão caro...

    Depende se quer bem feito ou não.
    Mais barato não deve ser difícil encontrar de certeza.
    Mas eu prefiro não inventar. Não tenho tempo para “call backs”…
  6.  # 6

    Colocado por: Joao Dias
    Depende se quer bem feito ou não.
    Mais barato não deve ser difícil encontrar de certeza.
    Mas eu prefiro não inventar. Não tenho tempo para “call backs”…


    Ok, estava a falar de preços com aplicação. Estava a referir-me apenas à impermeabilização (tela imagino) e ao autonivelante. Por isso é que aquele preço assustou-me (pensei que estava a referir-se só aos materiais).
  7.  # 7

    Pelo que percebi aqui não tenho qualquer hipotese de isolamento termico. Terá que ficar apenas o Selitac 5mm.
    Desde que isolei a casa com Etics 8cm e a lage com 10cm + 7cm de lá de rocha cruzada senti um aumento do conforto termico sobretudo no inverno. O calcanhar de aquiles é o chão, mas não sei até que ponto o ganho termico compensaria o custo, obviamente olhado apenas sobre a perspetiva do conforto termico. Não sei se isso tem influencia noutros fatores adicionais.

    Passando às soluções dadas e ainda não olhado ao custo.

    - O João Dias deu solução de impermeabilizar + autonivelante. Não se importaria de me dar umas luzes sobre o que constituiria essa impermeabilização?
    - A solução da Altas Eurobuild, parece-me bem. Tem o problema do custo do ditra 25.



    1. Esta tela só é eficaz ou vantajosa se tiver todo o piso? Por exemplo ter 60m2 com ditra 25 e depois 30m2 na cozinha com ceramico sem ditra 25.
    2. Qual a diferença entre ter a manga plastica por cima do autonivelante o ditra 25 como sugerido? E a tela asfaltica?
    3. Tendo o ditra 25 já não é necessária manga plastica?
    4. Quais são os efeitos nocivos de ter pequenos pontos de humidade por baixo do plastico? Pergunto isto porque nunca tive sinais de humidades em nenhuma parede ou rodapé. É ter o ar mais humido em casa? Esses pontos será da pressão do vapor por causa do plastico não deixar respirar?


    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: balsagothPelo que percebi aqui não tenho qualquer hipotese de isolamento termico. Terá que ficar apenas o Selitac 5mm.
    Desde que isolei a casa com Etics 8cm e a lage com 10cm + 7cm de lá de rocha cruzada senti um aumento do conforto termico sobretudo no inverno. O calcanhar de aquiles é o chão, mas não sei até que ponto o ganho termico compensaria o custo, obviamente olhado apenas sobre a perspetiva do conforto termico. Não sei se isso tem influencia noutros fatores adicionais.

    Passando às soluções dadas e ainda não olhado ao custo.

    - O João Dias deu solução de impermeabilizar + autonivelante. Não se importaria de me dar umas luzes sobre o que constituiria essa impermeabilização?
    - A solução da Altas Eurobuild, parece-me bem. Tem o problema do custo do ditra 25.



    1. Esta tela só é eficaz ou vantajosa se tiver todo o piso? Por exemplo ter 60m2 com ditra 25 e depois 30m2 na cozinha com ceramico sem ditra 25.
    2. Qual a diferença entre ter a manga plastica por cima do autonivelante o ditra 25 como sugerido? E a tela asfaltica?
    3. Tendo o ditra 25 já não é necessária manga plastica?
    4. Quais são os efeitos nocivos de ter pequenos pontos de humidade por baixo do plastico? Pergunto isto porque nunca tive sinais de humidades em nenhuma parede ou rodapé. É ter o ar mais humido em casa? Esses pontos será da pressão do vapor por causa do plastico não deixar respirar?


    Obrigado


    A solução do João Dias e da Eurobuild é rigorosamente a mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balsagoth
  9.  # 9

    Olá novamente. Novidades da empreitada que me meti.

    Segui o vosso conselho e levantei tudo. Novidades? Humidade! Aqui os 2 ceramicos(um em cima do outro) acabadinhos de levantar.

    chao

    Entretanto também já encomendei Ditra 25 para uma outra parte da casa que está num nivel superior.

    Tenho ainda outra parte que agora ficou não nivelada com este chão.
    Aqui o ceramico está super agarrado ao chão. Alguem me sabe dizer o que é isto preto? Estou na duvida se devo levantar tudo. Do que percebi isto era originalmente uma garagem.

    chao2
  10.  # 10

    Parece que não utilizaram cimento cola.
    nivelaram o chão polvilharam com cimento, umedeceram e tijoleira em cima, antigamente faziam assim....
  11.  # 11

    Colocado por: zinnaParece que não utilizaram cimento cola.
    nivelaram o chão polvilharam com cimento, umedeceram e tijoleira em cima, antigamente faziam assim....


    E tinha menos problemas que com o cimento cola. Depois vieram os suportes flutuantes
    Concordam com este comentário: zinna
  12.  # 12

    Update

    Já chegou o material fornecido pela Eurobuild, que aproveito para agradecer toda a disponibilidade e ajuda.


    material
  13.  # 13

    Antes de aplicar, deparei-me com mais um problema que não contava. Sei que a vossa opinião será apenas no que conseguem avaliar à distancia mas dá para ter uma boa noção do que estar atento quando cá vierem. Já estou a efetuar alguns contactos a engenheiros mas como estamos em época de férias e ainda não consegui que nenhum cá viesse.

    A casa alem do chão que vos mostrei tem um piso elevado cerca de 50cm, que confirmei com o antigo proprietário ter sido puramente estético. Recordo que a casa é de 76.

    Problema: tenho literalmente um monte de terra dentro de casa a libertar humidade continuamente que foi usado para ter esta parte mais alta. Tinha uma caixa de cartão em cima da placa do piso superior (aparentemente seco) e ao fim de 1 mês a parte de baixo notava-se que estava mais mole. Será dos vapores?

    home

    home2

    A preto tudo o que está isolado. A azul o piso de baixo é o que vos mostrei nas mensagens anteriores e o de cima é que me refiro neste post. Aparentemente, a placa do piso em cima está suportada pela terra (com material organico) compactada. As paredes interiores estão em cima desta placa que não parece ser armada. Apenas umas pedras de cerca de 10cm após a terra + betonilha.

    home


    Na parte do diagrama a azul é suficiente colocar a Ditra 25 no piso e Kerdi-200 na parede? (antes tinha plastico + manta em espuma de polietileno + flutuante)
    O meu receio é ao isolar estar a força a humidade/vapor para as paredes internas que até agora não têm sinais de problemas.


    Sou de Famalicão, conhecem alguém que me possa aconselhar devidamente? Não queria por um lado estar a investir e ter problemas à frente ou por outro estar a complicar e desperdiçar dinheiro.
    Estou sobretudo preocupado se esta terra por estar contida dentro de casa (paredes exteriores com ETICS que vão 15cm abaixo do chão) pode ser problema. Ou se devo/consigo fazer alguma coisa para mitigar.

    Obrigado novamente.
  14.  # 14

    Ninguém me consegue dar uma ajuda?
  15.  # 15

    Uma das imagens deixou de aparecer.

    esquema
  16.  # 16

    Colocado por: balsagothO meu receio é ao isolar estar a força a humidade/vapor para as paredes internas que até agora não têm sinais de problemas.
    o que pode acontecer é essa humidade criar condensações no interior.. antes a casa respirava, com a manta de étics deixa de o fazer..

    Colocado por: balsagothOu se devo/consigo fazer alguma coisa para mitigar.
    a única forma seria levantar todo esse chão e refazer tudo com impermeabilização e isolamento adequado.. assim nao sei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balsagoth
  17.  # 17

    Como disse não me parece ter água no estado líquido aqui. Faz algum sentido fazer um poço para ventilar? Ou alguma outra forma de ventilar? Nem sei se posso mexer no chão sob o risco de criar alguma instabilidade no piso/paredes internas.


    home-zoom
 
0.0273 seg. NEW