Colocado por: diogopmsa minha casa é de 1960
Colocado por: NTORION
Sendo de 1960 os benefícios são iguais, seja em ARU ou não.
Colocado por: diogopmsedificios com mais de 30 anos podem-se candidatar.
Colocado por: diogopmsedificios com mais de 30 anos podem-se candidatar.
Colocado por: RCFcandidatar?
Isso quer dizer que não é direto? Tem de apresentar candidatura e a Câmara avalia?
Colocado por: diogopmsComo é que eles controlam se é elegível ou não no caso de demolição (podem ficar 4 paredes e o resto ir abaixo?)
Colocado por: rookie22Pode o dono da obra comprar ele os materiais (p ex cerâmica) e ter a redução do IVA para 6%?
Colocado por: RCF
Não
O IVA a 6% é válido para empreitadas.
Ninguém vende os materiais a 6%. Os materiais têm de ser vendidos a 23%.
Portanto, para usufruir da taxa a 6% tem de fazer um contrato de empreitada com um empreiteiro e paga-lhe o valor total da empreitada, que incluirá materiais e mão de obra (chave na mão) à taxa de 6%. Não poderá ser você, o dono de obra, a comprar os materiais.
Perguntará - mas o empreiteiro paga os materiais a 23% e depois eu pago-lhe tudo a ele a 6%? Sim. O empreiteiro não perde com isso porque, depois, na entrega do IVA que terá de fazer às Finanças, faz o acerto entre o que pagou e o que recebeu
Colocado por: NTORION
Varia de câmara para câmara (e às vezes até de técnico para técnico dentro da mesma câmara), se já tem um projeto, peça uma reunião para esclarecimentos.
A câmara aprova uma estratégia de reabilitação urbana, em que define o tipo de obras elegíveis
Colocado por: diogopmsPenso que só depois de ter um orçamento é que posso saber se posso me candidatar ao aru ou não ? A casa praticamente vai abaixo, mas se vou para ser aprovado o aru posso meter no caderno de obras que fica umas paredes… (bem não sei)