Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nem fazia ideia do que era uma viga invertida, até ter começado o meu projecto. Temos viga invertida no rebordo das palas das varandas, que nem gosto muito, e também na cobertura que funciona logo como platibanda também :)

    Na laje da cobertura as palas não funcionam ao nível da laje, mas sim no topo da viga invertida.

    Está se sempre a aprender :)
  2.  # 2

    E laje fungiforme? Vence maiores vãos e balanços que uma maciça certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pkasa
  3.  # 3

    Obviamente

    Consegue consolas de 5metros, tem ali uma ao lado no tópico do riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoObviamente

    Consegue consolas de 5metros, tem ali uma ao lado no tópico do riscos
    e vãos de 8/9 metros é pacífico?
  5.  # 5

    Tudo se faz
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoTudo se faz
    a questão é a que custo😂
  7.  # 7

    Aguardo ansiosamente pelo tópico. "Rodapé normal ou invertido".
    Concordam com este comentário: Caravelle
    • DR1982
    • 24 junho 2023 editado

     # 8

    Colocado por: rjmsilvaAguardo ansiosamente pelo tópico. "Rodapé normal ou invertido".
    deixe lá, só ando aos papéis até arranjar um engenheiro para resolver a coisa, o rodapé eu sei decidir sozinho. Descanse
  8.  # 9

    Colocado por: DR1982deixe lá, só ando aos papéis até arranjar um engenheiro para resolver a coisa, o rodapé eu sei decidir sozinho. Descanse


    Mas não somos nós aqui que vamos decidir?
  9.  # 10

    Colocado por: DR1982E laje fungiforme? Vence maiores vãos e balanços que uma maciça certo?

    A menos que seja o DR a fazer, vai ser erros na mesma metragem das armaduras que até dói.
    Então é que isso vai empenar tudo e racha à primeira XF que subir a rua
  10.  # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Mas não somos nós aqui que vamos decidir?
    V aá ver se está a chover!
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    A menos que seja o DR a fazer, vai ser erros na mesma metragem das armaduras que até dói.
    Então é que isso vai empenar tudo e racha à primeira XF que subir a rua
    Com execução estou eu sossegado, o que me interessa é o papel com a receita
  12.  # 13

    Colocado por: DR1982Com execução estou eu sossegado, o que me interessa é o papel com a receita

    É uma boa solução para vencer vão maiores mas é uma solução mais cara.
    No seu caso não tem vão que justifiquem esse acréscimo de custos
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilva
    É uma boa solução para vencer vão maiores mas é uma solução mais cara.
    No seu caso não tem vão que justifiquem esse acréscimo de custos
    se seguir a sugestão de desvão do Marco1, tenho uma zona de 8.75 vs 8.75 sem pilares no miolo, ah pois :)
  14.  # 15

    Colocado por: DR1982se seguir a sugestão de desvão do Marco1, tenho uma zona de 8.75 vs 8.75 sem pilares no miolo, ah pois :)

    Faz laje maciça nessa zona.
    Mais rápida de execução e o teto da cave já fica acabado
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Faz laje maciça nessa zona.
    Mais rápida de execução e o teto da cave já fica acabado
    Entao mas se maciça desse tava o problema resolvido, mas pelos vistos não dá para vencer tamanho vão
    •  
      marco1
    • 25 junho 2023 editado

     # 17

    a sugestão do marco1 não implica não ter os pilares já preconizados, tem de tentar perceber melhor a logica da coisa. meta lá os pilares entre os carros como tem na sua planta.
    ou seja faz exatamente a estrutura com os pilares já pensados.
    voce gosta de complicar :)
    • DR1982
    • 25 junho 2023 editado

     # 18

    Colocado por: marco1a sugestão do marco1 não implica não ter os pilares já preconizados, tem de tentar perceber melhor a logica da coisa. meta lá os pilares entre os carros como tem na sua planta.
    ou seja faz exatamente a estrutura com os pilares já pensados.
    voce gosta de complicar :)
    Não se trata de complicar, mas sim de descomplicar/ponderar outras possibilidades!
    Imagine que mudando o tipo de laje para fungiforme se consegue fazer a coisa sem pilares no miolo, diminuir custos e sem comprometer a segurança, será que não é de ponderar essa hipótese? É só vantagens.

    Exatamente como no assunto do título do tópico, “viga vs viga invertida” também foi logo dado a entender que era complicar, afinal veio um eng dizer que não, que basicamente é indiferente quer em desempenho quer em custo.
    Complicar neste caso seria fazer a coisa com vigas quando fazendo com vigas invertidas é mais simples e fica melhor no caso em questão.

    Por isso eu acho que gosto é de simplificar e não de complicar.
  16.  # 19

    Onde é que ficam essas vigas no pavimento do R/C, não estorvam?
    • DR1982
    • 25 junho 2023 editado

     # 20

    Colocado por: PickaxeOnde é que ficam essas vigas no pavimento do R/C, não estorvam?
    Assim, estorvar como?
      3D83D165-01CD-401E-8105-0CB3B5945782.jpeg
 
0.0280 seg. NEW