Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Na minha casa não foi instalado circuito de iluminação na parede para instalar luzes de cabeceira.

    Queria instalar uma luz com interruptor.

    A minha ideia era colocar cabos de 2,5mm desde a tomada da mesinha de cabeceira até a um interruptor e depois cabos de 1,5 mm do interruptor ao candeeiro de parede.
    Sendo assim a tomada estaria sempre a alimentar o circuito de iluminação.

    Está ideia é descabida, dêem a vossa opinião.
    Sou um novato nestas andanças.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Inicial2373A minha ideia era colocar cabos de 2,5mm desde a tomada da mesinha de cabeceira até a um interruptor e depois cabos de 1,5 mm do interruptor ao

    Dá para fazer sim. Mas basta utilizar cabos de 1.5mm2, é uma puxada para circuito de iluminação.
  3.  # 3

    Apesar de ser para a um circuito de iluminação, deverá ser executado a 2,5mm2, pois é protegido por um disjuntor de 16A.

    Anteriormente quando as vistorias eram mais rigorosa era muito difícil essas situações passarem.

    Quando tínhamos esse tipo de situações, nomeadamente quando tínhamos interruptores a comandar tomadas para ligar candeeiros de mesinha de cabeceira, alimentavam os os mesmos do circuito de iluminação protegido a 10A.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  4.  # 4

    Colocado por: BigmouseApesar de ser para a um circuito de iluminação, deverá ser executado a 2,5mm2, pois é protegido por um disjuntor de 16A.

    Mas se a "carga", é reduzida e completamente compativel com secção de 1.5mm2 porque motivo meter a 2.5mm2. Palavra que não entendo.
  5.  # 5

    Porque o disjuntor está dimensionado para proteger o fio. Diminui a secção, diminui o calibre do disjuntor. Como não dá, porque tem duas secções diferentes de fio, tem que fazer o acrescento com 2,5.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Porque a segurança da instalação não pode estar dependente da "carga" que o utilizador se lembrar de colocar. Nesse caso, como o disjuntor é de 16A, só estará realmente seguro se os condutores forem de 2,5mm2. Assim, mesmo que o utilizador (que temos de assumir que não percebe nada de instalações elétricas...nem tem de perceber) se lembrar de colocar naquele ponto outra coisa qualquer não há problema. No pior dos casos dispara o disjuntor e não há mais consequências.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    O homem falou de um ponto de luz, não vai colocar um ar condicionado.
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilvaO homem falou de um ponto de luz, não vai colocar um ar condicionado.


    Hoje não. Amanhã não se sabe.
    Imagine que um dia até vende a casa e o novo dono vê utilidade em ligar ali um ar condicionado...
    As regras não foram feitas por acaso.

    Se fossemos a pensar que a potência que os utilizadores vão usar nunca vão ultrapassar o valor que foram previstos, nem acontecem anomalias nos equipamentos, então faziam-se quadros elétricos sem disjuntores.
  9.  # 9

    Qualquer gajo que vá buscar energia a um ponto de luz para um ar condicionado merece o que lhe vai acontecer.
    Concordam com este comentário: rjmpires, coelhinho78, Pedro Barradas
  10.  # 10

    Não sejamos mais papistas que o Papa. De qualquer modo, a diferença de custo entre os dois fios são 20 centimos. Use o que tiver de sobra de outra obra.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  11.  # 11

    Enquadro este tipo de situações, com as de por exemplo os afastamentos de estribos em vigas e pilares.

    No dia que os seguros apertar em por algum problema causado por situações deste tipo, pode ser que se pense duas vezes.
  12.  # 12

    A questão aqui é o que o forista quer fazer.

    Se der para colocar uma tripla da tomada e, efectivamente fizer um fio muito loooooongo para o candeeiro é uma coisa. Se quiser fazer uma instalação mais permanente, pode comprar cabo branco flexível com 3 condutores e instalar uma tomada saliente ou instalar calha e condutores soltos, o que der.

    Se na primeira instalação, não há problema, porque desliga-se o candeeiro, não se passa nada, na segunda não é difícil fazer logo bem à primeira, gastando pouco mais.

    Às vezes, se houver na parede do outro lado da cama uma tomada até se pode furar a mesma e fazer uma coisa sem grandes intervenções de fundo e que até serve.
  13.  # 13

    Boa noite, vou aproveitar o tópico para perguntar exatamente o contrário esperando que o autor não se importe.

    Tenho um ponto de luz numa parede que não é usado e onde pretendo colocar uma televisão, é viável/seguro usar esse ponto como tomada para a dita tv?

    Caso a resposta seja positiva, o ponto de luz está obviamente conectado a um interruptor de parede, há forma de inutilizar esse interruptor (ou seja ter sempre corrente nessa tomada? Ou seria melhor manter o interruptor na posição ligado?
  14.  # 14

    Apesar de não ser o ideal, sim é possível utilizar para a alimentação da TV e inibir a função do interruptor

    Colocado por: psergio57Boa noite, vou aproveitar o tópico para perguntar exatamente o contrário esperando que o autor não se importe.

    Tenho um ponto de luz numa parede que não é usado e onde pretendo colocar uma televisão, é viável/seguro usar esse ponto como tomada para a dita tv?

    Caso a resposta seja positiva, o ponto de luz está obviamente conectado a um interruptor de parede, há forma de inutilizar esse interruptor (ou seja ter sempre corrente nessa tomada? Ou seria melhor manter o interruptor na posição ligado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psergio57
 
0.0181 seg. NEW