Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

A humidade ambiente do espaço, por ser fechado, ronda os 70% (não me parece muito), mas neste espaço preciso de 50%..
    • HFSF
    • 14 junho 2024

# 362

Colocado por: jorgealvesqual a referencia completa?
    tem Madoka?
    tem sonda externa de temperatura ou sonda de pavimento?
    tem deposito de inercia?
    tem cabeças em todos os circuitos de PRH?

Referencia completa: EBLA11da3v3
    Os termostatos são os do KNX que e todos tem sonda de temperatura e sonda de pavimento
    Não tenho Madoka
    Tenho deposito de inercia de 200L (a confirmar a dimensão)
    Sim tenho cabeças em todos os circuitos, controladas também pelo KNX (simples on/off neste momento)
    • HFSF
    • 14 junho 2024

# 363

Colocado por: jorgealvesos fabricantes de PRH disponibilizam os gráficos de rendimento em função dos diferentes parâmetros da instalação nomeadamente: espaçamento de tubagem, espessura de betonilha e afastamento máximo a elementos verticais (este habitualmente é muito mas muito descurado), é pedir estes elementos ao instalador e fazer a correspondência com o gráfico, depois as bombas de calor podem ser ajustadas para menores temperaturas afim de aumentar a potencia disponível tendo que estar sempre acima do ponto de orvalho podendo este ser defenido fixo ou com controle activo externo por sondas.

OK muito obrigado! Vou pedir isto ao instalador.
    A daikin podia muito bem ter isto disponibilizado ao publico para DOs que gostam do tema... :)
  2.  # 364

Colocado por: HFSF

A daikin podia muito bem ter isto disponibilizado ao publico para DOs que gostam do tema... :)

Quanto menos o cliente souber melhor.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • HFSF
    • 14 junho 2024

# 365

Não posso concordar menos com isso!
    Trabalho numa área muito diferente e ter utilizadores que gostam de perceber os sistemas é o melhor.
  3.  # 366

Colocado por: Bragas VA humidade ambiente do espaço, por ser fechado, ronda os 70%
    com este valor não é daqui o problema
  4.  # 367

Colocado por: HFSF

o seu piso radiante é Daikin? qual a espessura de betonilha que usaram? qual o revestiment do piso? a bomba esta a norte á sombra ou sul exposta ao sol?
  5.  # 368

Colocado por: HFSFNão posso concordar menos com isso!
    Trabalho numa área muito diferente e ter utilizadores que gostam de perceber os sistemas é o melhor.

O problema é que às vezes só percebem metade daquilo que acham e o arranjo sai mais caro 😂
    • HFSF
    • 15 junho 2024

# 369

Colocado por: rjmpires
    O problema é que às vezes só percebem metade daquilo que acham e o arranjo sai mais caro 😂

Pois também sigo alguns foruns de DIY e até dá vontade de chorar :)
    Mas estes graficos e documentação não faz sentido na minha opinião estarem ocultos aos DOs. Se calhar alguns até têm curiosidade mas basta terem tecnicos que não atendem que ficam com uma solução não optima.
    • HFSF
    • 15 junho 2024

# 370

Colocado por: jorgealveso seu piso radiante é Daikin? qual a espessura de betonilha que usaram? qual o revestiment do piso? a bomba esta a norte á sombra ou sul exposta ao sol?

O piso é giacomini.
    A betonilha tem aproximadamente 40mm + ~5mm de autonivelante de anidrite + vinilico (core em po de pedra)

A bomba de calor está virada quase a norte 0º, não apanha sol mas curiosamente reporta sempre temperaturas exteriores mais elevadas que a realidade
    Concordam com este comentário: joanamsequeira
  6.  # 371

Colocado por: jorgealvescom este valor não é daqui o problema

Como assim?

Está é a humidade do espaço sem desumidificador, mas tenho la ligado o desumidificador para baixar para 50..

Este funcionamento do desumidificador pode estava aquecer o espaço..
    • tc82
    • 15 junho 2024

# 372

Colocado por: jorgealvesnão será o vulgar 7H (falta de caudal)?
    Concordam com este comentário:SrR

O erro que dá é este:

“89-05
    Proteção contra congelamento do permutador de calor ativada durante o arrefecimento. (erro)”
  7.  # 373

Estranho aparecer esse erro e não o 7H
      Screenshot_2024-06-15-17-38-28-152_com.daikineurope.ecare.ecareapp.jpg
  8.  # 374

Colocado por: HFSFpiso é giacomini.
    então é só pedir os cálculos e os gráficos á Giacominni e com eles ajustar a bomba de calor para o pretendido.

Ps: mas desconfio que o instalador não sabe
  9.  # 375

Colocado por: HFSFA bomba de calor está virada quase a norte 0º, não apanha sol mas curiosamente reporta sempre temperaturas exteriores mais elevadas que a realidade
    está com a saída do ventilador para Norte?
    • HFSF
    • 16 junho 2024

# 376

Sim ventilador aponta para norte
    • HFSF
    • 16 junho 2024

# 377

Colocado por: jorgealvesentão é só pedir os cálculos e os gráficos á Giacominni e com eles ajustar a bomba de calor para o pretendido.

Ps: mas desconfio que o instalador não sabe

Já estou a preparar o impacto, vou ter acesso aos dados daqui a 1 mês :)
  10.  # 378

Colocado por: HFSFSim ventilador aponta para norte
    asneira da grossa, assim os motores vão ter trabalho redobrado durando muito menos
  11.  # 379

Colocado por: jorgealvesasneira da grossa, assim os motores vão ter trabalho redobrado durando muito menos

Só se estiver completamente desprotegido
    • HFSF
    • 17 junho 2024

# 380

Como assim? Deveria estar virado a sul?!

Que raio, até tenho um email da daikin a sugerir a instalação apontando a norte...
    Por acaso na altura perguntei porque tinha opiniões opostas de vários instaladores

0.0823 seg. NEW