Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Colocado por: MrRAlgum conselho?
    deixar de achismos e optar por soluções concretas testadas
    • MrR
    • 24 julho 2024

# 442

Colocado por: jorgealvesdeixar de achismos e optar por soluções concretas testadas

Pois, mas a empresa que contratei só tem isto para me dar.
    Se eu soubesse o que sei hoje!
  2.  # 443

Colocado por: MrRQue tipos de configurações deve ter em atenção?
    depende da bomba de calor, do sistema de prh, espaçamento da tubagem, necessidades térmicas do imóvel e mais uns quantos detalhes
  3.  # 444

Colocado por: MrR

Pois, mas a empresa que contratei só tem isto para me dar.
    Se eu soubesse o que sei hoje!

eu NUNCA apliquei uma única sonda de humidade.
  4.  # 445

Colocado por: MrRmas a empresa que contratei só tem isto para me dar
    tem fotos da colocação a tubagem para se saber qual o espaçamento? qual é o sistema de PRH? qual a bomba de calor? tem deposito de inercia? quais as temperaturas interiores? e qual a exposição solar do imovél?
  5.  # 446

Colocado por: jorgealvestem fotos da colocação a tubagem para se saber qual o espaçamento? qual é o sistema de PRH? qual a bomba de calor? tem deposito de inercia? quais as temperaturas interiores? e qual a exposição solar do imovél?

Isso pouco importa...
    PRHs há 2 tipos, os que funcionam e os que não funcionam 😂
  6.  # 447

Colocado por: MrRAlgumas características da moradia:

Lage com desvão sanitário (do mais tradicional que há).

Paredes exteriores (de fora para dentro):
    ETICS em EPS100 de 80mm;
    Placa cimentícia de 12.5mm;
    LSF de 200mm;
    Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
    Dupla placa de gesso cartonado.

Paredes interiores:
    Dupla placa de gesso cartonado;
    LSF 100mm;
    Isolamento 100mm.

Cobertura (Cima para baixo);
    Godo rolado;
    Geotêxtil;
    EPDM 1,2mm;
    Geotêxtil;
    XPS 100mm(50mm + 50mm) com pendente;
    Placa cimentícia 15mm;
    LSF 200mm e 250mm;
    Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
    Estrutura e placa de gesso cartonado.

Colocado por: MrRPara já não noto nada no chão

A sua construção é em LSF com uma inércia fraquíssima, que é das piores construções para manter a temperatura no interior estável quando existem fortes amplitudes térmicas no exterior.

E se a isto juntar um pavimento flutuante ou vinil, o PRH não lhe vai fazer milagres no arrefecimento numa casa com estas características.
  7.  # 448

Olá! Estou num dilema e preciso da vossa ajuda.

Acabei de construir, e moro lá há 3 semanas. Moradia 3+1 com R/C e um piso cerca de 140m2 área útil. Revestimento capoto de 8cm paredes e telhado. Caixilharia de qualidade com rotura térmica.

Paredes interiores em gesso cartonado e tetos falsos com lá mineral. Bloco térmico nas alvenarias exteriores.

Instalei piso radiante hidráulico, apenas tubagens e falta a máquina que eventualmente seria uma LG therma V 9kw.

VMC duplo fluxo Baxi 300 com bypass automático.

Estou a viver e é uma calor que não se pode. Nestes dias mais quentes que a noite demora a arrefecer são 28 graus insuportáveis. A VMC em boost nem lhe toca mesmo com ar mais frio lá fora.

Janelas só duas levam sol direto de manhã muito cedo e depois todas as janelas tem pala.

Chão betonilha tradicional com aquele líquido, cerca de 4cm/4,5cm acima das tubagens, algum autonivelante e piso vinilico SPC 5,5cm.

A minha dúvida:

Estou quase a pedir para instalarem AC em vez de investir na bomba para o piso radiante. Tentado a desistir do PRH e meter AC.

Quem aqui consegue efetivamente arrefecer a casa de forma confortável com o PRH? Eu leio leio aqui no fórum e não consigo chegar a conclusão nenhuma. Frustração ter investido em PRH e perceber que vou precisar de AC na mesma.

Estou mesmo neste dilema: instalo BC para o piso ou meto já AC e esqueço o PRH. Está fora de questão as duas coisas.
    • RUIOLI
    • 25 julho 2024 editado

# 449

Reator22, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua, não me lembro onde é a sua, a minha é em Loures, com vãos a nascente e poente.

Ontem o calor era imenso, dentro de casa estava com 23/24 C com o PRH ligado, esta manhã as crianças já se estavam a queixar do frio. Mas tento ter os estores para baixo nas horas que estão expostos ao sol e sempre muito cuidado com as portas abertas no pico do calor (também por causa dos insetos).

A minha VMC é igual a sua, com noite quentes não faz milagres...com noites frias ajuda um pouco, mas não climatiza.
  8.  # 450

Colocado por: RUIOLI, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua

O RUIOLI meteu chão cerâmico?
  9.  # 451

Reator, penso que em linha com o RUIOLI a minha construção deve ser idêntica. Últimos dias tem batido nos 40e picos e durante a noite nunca baixou dos 22/20. PRH em arrefecimento tudo a 23/23.5°C. Tenho a maioria dos vãos a poente. Claro sempre com o controlo dos estores durante o dia. Ontem foram 8 KWh para a climatização. Só tenho pladur nos tetos falsos e cerâmica em todo lado.
  10.  # 452

Colocado por: reator22Olá! Estou num dilema e preciso da vossa ajuda.

Acabei de construir, e moro lá há 3 semanas. Moradia 3+1 com R/C e um piso cerca de 140m2 área útil. Revestimento capoto de 8cm paredes e telhado. Caixilharia de qualidade com rotura térmica.

Paredes interiores em gesso cartonado e tetos falsos com lá mineral. Bloco térmico nas alvenarias exteriores.

Instalei piso radiante hidráulico, apenas tubagens e falta a máquina que eventualmente seria uma LG therma V 9kw.

Estou a viver e é uma calor que não se pode. Nestes dias mais quentes que a noite demora a arrefecer são 28 graus insuportáveis. A VMC em boost nem lhe toca mesmo com ar mais frio lá fora.

Janelas só duas levam sol direto de manhã muito cedo e depois todas as janelas tem pala.

Chão betonilha tradicional com aquele líquido, cerca de 4cm/4,5cm acima das tubagens, algum autonivelante e piso vinilico SPC 5,5cm.

A minha dúvida:

Estou quase a pedir para instalarem AC em vez de investir na bomba para o piso radiante. Tentado a desistir do PRH e meter AC.

Quem aqui consegue efetivamente arrefecer a casa de forma confortável com o PRH? Eu leio leio aqui no fórum e não consigo chegar a conclusão nenhuma. Frustração ter investido em PRH e perceber que vou precisar de AC na mesma.

Estou mesmo neste dilema: instalo BC para o piso ou meto já AC e esqueço o PRH. Está fora de questão as duas coisas.

Se está com problemas em arrefecer a casa, eu aconselhava AC.
    28°C é demasiado.
  11.  # 453

Colocado por: Nostradamus

O RUIOLI meteu chão cerâmico?

Sim.
  12.  # 454

Pois, o chão cerâmico é um dos detalhes que faz toda a diferença.
  13.  # 455

Colocado por: RUIOLIReator22, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua, não me lembro onde é a sua, a minha é em Loures, com vãos a nascente e poente.

Ontem o calor era imenso, dentro de casa estava com 23/24 C com o PRH ligado, esta manhã as crianças já se estavam a queixar do frio. Mas tento ter os estores para baixo nas horas que estão expostos ao sol e sempre muito cuidado com as portas abertas no pico do calor (também por causa dos insetos).

A minha VMC é igual a sua, com noite quentes não faz milagres...com noites frias ajuda um pouco, mas não climatiza.

Obrigado pela partilha.

Eu não tenho estores, uma vez que quase todas as janelas tem sombra e todas viradas a nascente, sendo que depois das 13h nunca mais tenho janelas do lado do sol na exceção de uma pequena da sala.

O que não contava era que o sol ao nascer nestes dias bate bem distante umas 3 a 4 horas em duas janelas, dois quartos, e aquece bastante. Pensei eu nas simulações que o sol já estaria alto quando fosse aquecer e que só no inverno ia ter este efeito. Agora a única solução que tenho será usar película refletora/térmica nos vidros destas duas janelas.

O seu piso é vinilico? Penso que quem tem cerâmica deve ter alguma vantagem no arrefecimento .. contudo se eu conseguir 24 graus Max já estaria perfeito, estamos todos muito confortáveis com a casa a 24 graus desde que a humidade relativa está abaixo dos 70% que com a vmc tenho consegui controlar.
    • HFSF
    • 25 julho 2024

# 456

Como é que consegue controlar a humidade com a vmc?
    Ainda agora tenho 76% porque está um nevoeiro danado lá fora.
    • HFSF
    • 25 julho 2024

# 457

Tem 28C em todas as divisões ou só nas que não tem janelas? Com quantos graus lá fora?
  14.  # 458

Colocado por: Peper87Ontem foram 8 KWh para a climatização

Liguei ontem o PRH em arrefecimento (pedidos 18ºC à BC e 23ºC nos termostatos)... o interior estava a 25ºC (exterior chegou aos 35ºC).
    Hoje o interior está a 23,7 com 80% de humidade. Nota-se o "fresco" e até arrefeceu os chinelos.

mas só hoje a BC já gastou 14 kWh (230m2)... espero que estes valores baixem porque a minha casa tem muita inércia térmica.
    Mas para já estou um pouco assustado com estes consumos.
    • Dias12
    • 25 julho 2024 editado

# 459

Acho que ligar o arrefecimento quando a vaga de calor já começou é contraproducente.
    Deviam precaver-se dias ou semanas antes e assim provavelmente gastavam menos porque a BC iria trabalhar com temperaturas exteriores mais favoráveis. Pelo menos a inercia da casa estaria a temperaturas mais baixas quando os 35+ chegassem e a BC não teria de trabalhar tanto.
    Se calhar com a casa já arrefecida à priori, durante as vagas de calor se pudesse só pôr a BC a trabalhar de noite e com isso poupar de 2 formas - melhor COP + melhor preço de eletricidade.
    Se a BC for alimentada por fotovoltaico esta conversa deixa de fazer sentido e terá de trabalhar durante o dia com pior ROC mas de "borla".
    • SrR
    • 25 julho 2024

# 460

Colocado por: reator22Olá! Estou num dilema e preciso da vossa ajuda.

A minha dúvida:

entao instalou piso radiante e agora ja nao vai fazer uso dele?

0.0475 seg. NEW