Colocado por: MrRAlgum conselho?deixar de achismos e optar por soluções concretas testadas
Colocado por: jorgealvesdeixar de achismos e optar por soluções concretas testadas
Colocado por: MrRQue tipos de configurações deve ter em atenção?depende da bomba de calor, do sistema de prh, espaçamento da tubagem, necessidades térmicas do imóvel e mais uns quantos detalhes
Colocado por: MrR
Pois, mas a empresa que contratei só tem isto para me dar.
Se eu soubesse o que sei hoje!
Colocado por: MrRmas a empresa que contratei só tem isto para me dartem fotos da colocação a tubagem para se saber qual o espaçamento? qual é o sistema de PRH? qual a bomba de calor? tem deposito de inercia? quais as temperaturas interiores? e qual a exposição solar do imovél?
Colocado por: jorgealvestem fotos da colocação a tubagem para se saber qual o espaçamento? qual é o sistema de PRH? qual a bomba de calor? tem deposito de inercia? quais as temperaturas interiores? e qual a exposição solar do imovél?
Colocado por: MrRAlgumas características da moradia:
Lage com desvão sanitário (do mais tradicional que há).
Paredes exteriores (de fora para dentro):
ETICS em EPS100 de 80mm;
Placa cimentícia de 12.5mm;
LSF de 200mm;
Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
Dupla placa de gesso cartonado.
Paredes interiores:
Dupla placa de gesso cartonado;
LSF 100mm;
Isolamento 100mm.
Cobertura (Cima para baixo);
Godo rolado;
Geotêxtil;
EPDM 1,2mm;
Geotêxtil;
XPS 100mm(50mm + 50mm) com pendente;
Placa cimentícia 15mm;
LSF 200mm e 250mm;
Isolamento em lã mineral de 200mm de espessura (100mm+100mm);
Estrutura e placa de gesso cartonado.
Colocado por: MrRPara já não noto nada no chão
Colocado por: RUIOLI, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua
Colocado por: reator22Olá! Estou num dilema e preciso da vossa ajuda.
Acabei de construir, e moro lá há 3 semanas. Moradia 3+1 com R/C e um piso cerca de 140m2 área útil. Revestimento capoto de 8cm paredes e telhado. Caixilharia de qualidade com rotura térmica.
Paredes interiores em gesso cartonado e tetos falsos com lá mineral. Bloco térmico nas alvenarias exteriores.
Instalei piso radiante hidráulico, apenas tubagens e falta a máquina que eventualmente seria uma LG therma V 9kw.
VMC duplo fluxo Baxi 300 com bypass automático.
Estou a viver e é uma calor que não se pode. Nestes dias mais quentes que a noite demora a arrefecer são 28 graus insuportáveis. A VMC em boost nem lhe toca mesmo com ar mais frio lá fora.
Janelas só duas levam sol direto de manhã muito cedo e depois todas as janelas tem pala.
Chão betonilha tradicional com aquele líquido, cerca de 4cm/4,5cm acima das tubagens, algum autonivelante e piso vinilico SPC 5,5cm.
A minha dúvida:
Estou quase a pedir para instalarem AC em vez de investir na bomba para o piso radiante. Tentado a desistir do PRH e meter AC.
Quem aqui consegue efetivamente arrefecer a casa de forma confortável com o PRH? Eu leio leio aqui no fórum e não consigo chegar a conclusão nenhuma. Frustração ter investido em PRH e perceber que vou precisar de AC na mesma.
Estou mesmo neste dilema: instalo BC para o piso ou meto já AC e esqueço o PRH. Está fora de questão as duas coisas.
Colocado por: Nostradamus
O RUIOLI meteu chão cerâmico?
Colocado por: RUIOLIReator22, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua, não me lembro onde é a sua, a minha é em Loures, com vãos a nascente e poente.
Ontem o calor era imenso, dentro de casa estava com 23/24 C com o PRH ligado, esta manhã as crianças já se estavam a queixar do frio. Mas tento ter os estores para baixo nas horas que estão expostos ao sol e sempre muito cuidado com as portas abertas no pico do calor (também por causa dos insetos).
A minha VMC é igual a sua, com noite quentes não faz milagres...com noites frias ajuda um pouco, mas não climatiza.
Colocado por: Peper87Ontem foram 8 KWh para a climatização
Colocado por: reator22Olá! Estou num dilema e preciso da vossa ajuda.entao instalou piso radiante e agora ja nao vai fazer uso dele?
Acabei de construir, e moro lá há 3 semanas. Moradia 3+1 com R/C e um piso cerca de 140m2 área útil. Revestimento capoto de 8cm paredes e telhado. Caixilharia de qualidade com rotura térmica.
Paredes interiores em gesso cartonado e tetos falsos com lá mineral. Bloco térmico nas alvenarias exteriores.
Instalei piso radiante hidráulico, apenas tubagens e falta a máquina que eventualmente seria uma LG therma V 9kw.
VMC duplo fluxo Baxi 300 com bypass automático.
Estou a viver e é uma calor que não se pode. Nestes dias mais quentes que a noite demora a arrefecer são 28 graus insuportáveis. A VMC em boost nem lhe toca mesmo com ar mais frio lá fora.
Janelas só duas levam sol direto de manhã muito cedo e depois todas as janelas tem pala.
Chão betonilha tradicional com aquele líquido, cerca de 4cm/4,5cm acima das tubagens, algum autonivelante e piso vinilico SPC 5,5cm.
A minha dúvida:
Estou quase a pedir para instalarem AC em vez de investir na bomba para o piso radiante. Tentado a desistir do PRH e meter AC.
Quem aqui consegue efetivamente arrefecer a casa de forma confortável com o PRH? Eu leio leio aqui no fórum e não consigo chegar a conclusão nenhuma. Frustração ter investido em PRH e perceber que vou precisar de AC na mesma.
Estou mesmo neste dilema: instalo BC para o piso ou meto já AC e esqueço o PRH. Está fora de questão as duas coisas.