Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Colocado por: HFSFDaikin EBLA11da3v3
    tem sensor de entrada do permutador de calor ou seja retorno do circuito além dos outros todos, e com ESPaltherma pode ter acesso remoto a todos eles,

depois diga se consegue tirar finos da machina
  2.  # 502

Colocado por: HFSF
    Ela sabe a temperatura do depósito de inércia mas esse não sai da temperatura pedida praticamente.
    provavelmente é grande demais, para 11Kw devia ser de 50 a 80 litros
    • SrR
    • 26 julho 2024

# 503

Em arrefecimento ha de trabalhar, ja em aquecimento......
  3.  # 504

Colocado por: jorgealves2ºC ou 3ºC de diferença é absolutamente irrelevante

Quer dizer que vai arrefecer uma divisão que provavelmente não necessitará de arrefecimento, ou aquecimento no inverno.
    Não parece ser a melhor otimização.
  4.  # 505

tem noção que uma diferença de 2ºC ou 3ºC na circulação do fluido somente é perceptível com instrumentação pois para o utilizador o que conta é a sensação ambiente proporcionada por alguns fatores nomeadamente a temperatura, humidade e envolvente.

relembro que o isolamento termico encontra-se em exclusivo nas paredes exteriores e salvo os casos em que existem portas do chão ao tecto sem qualquer protecção solar, o ambiente interior é muito estavél.
  5.  # 506

Colocado por: jorgealvestem noção que uma diferença de 2ºC ou 3ºC na circulação do fluido somente é perceptível com instrumentação pois para o utilizador o que conta é a sensação ambiente proporcionada por alguns fatores nomeadamente a temperatura, humidade e envolvente.

relembro que o isolamento termico encontra-se em exclusivo nas paredes exteriores e salvo os casos em que existem portas do chão ao tecto sem qualquer protecção solar, o ambiente interior é muito estavél.

2-3 graus de diferença é perceptível, de qqr das formas a questão prendia-se com a otimização e não a "percepção".
    Não invalida a solução, apenas não me parece ser ótima.
    • HFSF
    • 26 julho 2024

# 507

Colocado por: jorgealvestem sensor de entrada do permutador de calor ou seja retorno do circuito além dos outros todos, e com ESPaltherma pode ter acesso remoto a todos eles,

depois diga se consegue tirar finos da machina

Finos vão sair, imperiais é que vai dar erro… 😀

Já tenho o esp32 para isso, eu a pensar que os instaladores eram todos contra isto afinal ainda há os que gostam destas coisas.

Sim o depósito de inércia que tenho é de 200l, perco em eficiência certo?
  6.  # 508

Colocado por: HFSFperco em eficiência certo?
    na minha opinião sim perde eficiência.
  7.  # 509

Na minha casa o arrefecimento está ligado desde Maio, termostatos a pedir 20 graus.

A temperatura tem-se mantido estavel entre os 23/24 graus, a BC tem uma opção que faz pausa no arrecimento assim que a temperatura exterior baixa dos 23 graus.
    Tenho estores em todas as janelas e no total 7 janelas com vãos grandes + meia duzia de janelas pequenas. Capoto de 8CM + 12 na cobertura e 200M2 brutos.

O consumo não faço contas ao consumo da BC, mas pago faturas na ordem dos 80/85€ de verão e 120/130€ no inverno (19.5/20 graus pedidos). Piso sempre ligado, so passa de aquecimento para arrefecimento e vice versa.
    A BC também faz AQS 300L

é a minha experiencia em 2 anos. Com ac nota-se mais o fresco no verão, mas tenho me aguentado com o piso radiante (Não instalei AC)
  8.  # 510

Pus uma altura o piso da casa com todos os termoestatos a 22 e não conseguia andar la de calções e t-shirt.. tive que aubir para 23,5° e desligar a maior parte dos circuitos, uma vez que nunca passavam dos 23,5/24°..

Uma pergunta estupida, mas ainda assim, vou fazê-la..

O facto de eu colocar um termoestato a pedir 20° não representa nenhuma aumento da “força” de arrefecimento certo? Só indica que este vai abrir/fechar a válvula do circuito, conforme esteja acima ou abaixo dessa temperatura de referência, certo?

Ou se eu tiver uma divisão a 27° e colocar o termoestato a 20°, de alguma forma, como o diferencial é maior, o sistema vai agir de outra forma?

Desculpem a ignorância..
  9.  # 511

Colocado por: Bragas Vcerto
    sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  10.  # 512

Colocado por: BrunoMoreira_1993Na minha casa o arrefecimento está ligado desde Maio, termostatos a pedir 20 graus.

A temperatura tem-se mantido estavel entre os 23/24 graus, a BC tem uma opção que faz pausa no arrecimento assim que a temperatura exterior baixa dos 23 graus.
    Tenho estores em todas as janelas e no total 7 janelas com vãos grandes + meia duzia de janelas pequenas. Capoto de 8CM + 12 na cobertura e 200M2 brutos.

O consumo não faço contas ao consumo da BC, mas pago faturas na ordem dos 80/85€ de verão e 120/130€ no inverno (19.5/20 graus pedidos). Piso sempre ligado, so passa de aquecimento para arrefecimento e vice versa.
    A BC também faz AQS 300L

é a minha experiencia em 2 anos. Com ac nota-se mais o fresco no verão, mas tenho me aguentado com o piso radiante (Não instalei AC)

PRH ligado desde Maio, o Meu AC basicamente liguei esta semana 3 dias, ontem já nem liguei, concelho de Sintra.
  11.  # 513

Colocado por: Varejote
    1. PRH ligado desde Maio, o Meu AC basicamente liguei esta semana 3 dias, ontem já nem liguei, concelho de Sintra.

Eu nunca desligo o piso. Só altero de aquecimento para arrefecimento. Como é obvio nos dias mais frescos a casa desce a temperatura e a bomba não faz frio pois não precisa.
    • ptuga
    • 26 julho 2024 editado

# 514

Colocado por: Varejote

PRH ligado desde Maio, o Meu AC basicamente liguei esta semana 3 dias, ontem já nem liguei, concelho de Sintra.

Alguma razão identificada para que o PRH não faça o trabalho, ainda para mais num concelho tão favorável e necessite de AC para ajudar?
  12.  # 515

Colocado por: HFSF

Finos vão sair, imperiais é que vai dar erro… 😀

Já tenho o esp32 para isso, eu a pensar que os instaladores eram todos contra isto afinal ainda há os que gostam destas coisas.

Sim o depósito de inércia que tenho é de 200l, perco em eficiência certo?
    o meu também é de 200L, o instalador disse que era melhor assim para aproveitar melhor o RC no inverno. Se é ou não.. eu não sou entendido
    • MrR
    • 26 julho 2024

# 516

Colocado por: MrR

vou testar.

Já testei, a maquina simplesmente fica a trabalhar no mínimo (2300RPM), quando a temperatura de retorno atinge a temperatura definida de Ida a maquina desliga e fica só a bomba circuladora a trabalhar.
  13.  # 517

Colocado por: jorgealvesquando isso acontecer e a maquina simultaneamente precisar de descongelar,
  14.  # 518

Pelo segundo ano tenho o arrefecimento pelo PRH a trabalhar e tem cumprido plenamente em manter a casa até aos 24ºC.

Recentemente tive uma situação caricata mas nada agradável: como tenho camas de levantar e dar alguma arrumação, uma senhora da limpeza teve a ideia de levantar a cama e limpar por dentro com mopa ou esfregona, deixando assim água lá por baixo. Como ao fechar aquilo não tem circulação de ar e o chão frio não deixou secar, passados 2 semanas tinha já uma colónia de cogumelos lá por baixo. Fiquei chocado porque não tinha condensação em sítio algum nem nos coletores do PRH, mas ao falar com a senhora da limpeza foi fácil chegar à causa.
    Deixo o alerta para que não aconteça a outros.
  15.  # 519

Colocado por: ghost12tinha já uma colónia de cogumelos lá por baixo

Há que rentabilizar o PRH :)
    Concordam com este comentário: Dias12, Fome, Peper87
  16.  # 520

Colocado por: ghost12Como ao fechar aquilo não tem circulação de ar e o chão frio não deixou secar, passados 2 semanas tinha já uma colónia de cogumelos lá por baixo. Fiquei chocado porque não tinha condensação em sítio algum nem nos coletores do PRH, mas ao falar com a senhora da limpeza foi fácil chegar à causa.

Porra... isto e assim um bocado para o surreal nao?

Eu quanto mais leio, mais fico convencido que na minha casa vai ter que ser AC. O frio aguento bem, mas o calor deixa-me a derreter. Isso de estarem 40e la fora e 27 em casa nao funciona pra mim.

0.1229 seg. NEW