Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: dmanteigas

Porra... isto e assim um bocado para o surreal nao?

Eu quanto mais leio, mais fico convencido que na minha casa vai ter que ser AC. O frio aguento bem, mas o calor deixa-me a derreter. Isso de estarem 40e la fora e 27 em casa nao funciona pra mim.

Surreal foi quem limpou usar água debaixo da cama e fechar sem estar seco. :) Possivelmente podia acontecer com ar condicionado também.

De resto não troco o conforto que tenho com o PRH por AC.
    • SrR
    • 14 agosto 2024

# 522

Eu quanto mais leio, mais fico convencido que na minha casa vai ter que ser AC. O frio aguento bem, mas o calor deixa-me a derreter. Isso de estarem 40e la fora e 27 em casa nao funciona pra mim.
    sabe que com o ac tb pode acontecer do género
  2.  # 523

Nunca vi ninguém a se arrepender do PRH para aquecimento e isso foi o que me levou a instalar. Mas no meu caso foi um grande erro. Estou há um mês e tal a viver na casa nova e doí-me a alma de tão má que foi a minha decisão. E a minha casa esta pouco exposta ao sol basicamente virada para nascente e por isso pensei que seria uma vantagem. Pois, agr no verão o sol ainda está baixo e aquece para caramba. Não coloquei máquina e por isso não testei fazer frio, mas basicamente já decidi esquecer a instalação do PRH e vou investir em ACs. Não vou gastar mais dinheiro no PRH.

Outra desilusão foi A VMC que tenho a funcionar. Que funciona, tem os volumes de ar suficiente etc .. mas pensei que ia fazer muito mais diferença à noite com o bypass de trazer o ar frio de fora da noite para dentro. Para se notar uma diferença real tem de estar uma noite mesmo gelada. Basicamente abrir as janelas uns minutos faz arrefece muito mais que meter a VMC velocidade máxima a noite toda.

AC é uma garantia e não vão na treta que a VMC a noite arrefece a casa.. pouco se nota.

Para quem tiver dinheiro, aí claro, PRH e ventiloconvectores “is the WAY to go”.
    Concordam com este comentário: MrR
  3.  # 524

Colocado por: BrunoMoreira_1993Na minha casa o arrefecimento está ligado desde Maio, termostatos a pedir 20 graus.

A temperatura tem-se mantido estavel entre os 23/24 graus, a BC tem uma opção que faz pausa no arrecimento assim que a temperatura exterior baixa dos 23 graus.
    Tenho estores em todas as janelas e no total 7 janelas com vãos grandes + meia duzia de janelas pequenas. Capoto de 8CM + 12 na cobertura e 200M2 brutos.

O consumo não faço contas ao consumo da BC, mas pago faturas na ordem dos 80/85€ de verão e 120/130€ no inverno (19.5/20 graus pedidos). Piso sempre ligado, so passa de aquecimento para arrefecimento e vice versa.
    A BC também faz AQS 300L

é a minha experiencia em 2 anos. Com ac nota-se mais o fresco no verão, mas tenho me aguentado com o piso radiante (Não instalei AC)

Esses consumos são demasiados bons a contar já com o aquecimento do piso. 80 pago eu só com utilização mínima da casa que é mais pequena.
  4.  # 525

Colocado por: ghost12Pelo segundo ano tenho o arrefecimento pelo PRH a trabalhar e tem cumprido plenamente em manter a casa até aos 24ºC.

Recentemente tive uma situação caricata mas nada agradável: como tenho camas de levantar e dar alguma arrumação, uma senhora da limpeza teve a ideia de levantar a cama e limpar por dentro com mopa ou esfregona, deixando assim água lá por baixo. Como ao fechar aquilo não tem circulação de ar e o chão frio não deixou secar, passados 2 semanas tinha já uma colónia de cogumelos lá por baixo. Fiquei chocado porque não tinha condensação em sítio algum nem nos coletores do PRH, mas ao falar com a senhora da limpeza foi fácil chegar à causa.
    Deixo o alerta para que não aconteça a outros.

Qual a sensação pé descalço? Vinil SPC?
    Concordam com este comentário: MrR
  5.  # 526

reactor22 é mais que óbvio que no seu caso, perante todos os posts que fui lendo, só com AC vai resolver mas sabe que mais? Com uma conta bem choruda da eletricidade! A sua casa não foi pensada para conforto, para controlo solar, etc etc.

O seu caso é o seu caso, espero que outros users e visitantes não tomem o seu caso como verdade absoluta…muito menos quando nem sequer montou a bomba de calor.
    • HFSF
    • 16 agosto 2024

# 527

reator22 É claramente uma dor dormir desconfortável mas está a tirar conclusões de um sistema que ainda nem sequer usou.
    No meu caso está a 23º e não tenho qualquer problema.

No seu caso, com o mais caro do PRH instalado pelo menos montava a bomba nem que seja só para aquecer.

Sobre a VMC, há muito pessoal cá a dizer que não serve para arrefecimento, ajuda, no meu caso chega a baixar 1,5º à noite, dependendo como disse da temperatura exterior mas é diferente arrefecer de 23 para 21,5 ou de 28 para 26,5º.
    Tenho a minha ligada desde que me mudei e ontem tive de parar (Cheiro a fumo por causa de um incendio) e notei bem a diferença no conforto durante a noite.
    Espero que lhe tenham feito os testes nas saidas da VMC e não se estejam a fiar só na parametrização da VMC
  6.  # 528

Então mas está a queixar dum sistema que não tem instalado?
    Se não tem a bomba de calor instalada como pode dizer tão mal do PRH? Não são os tubos enterrados por si só que arrefecem a casa.
  7.  # 529

Colocado por: reator22AC é uma garantia e não vão na treta que a VMC a noite arrefece a casa.. pouco se nota.

Pois... a minha questao e mesmo essa.

E algo que vou ter que discutir e pensar muito bem com o arquiteto e engenheiros.

Ja vivi no centro do Porto, em Torres Vedras, na Malveira, Aveiro, Coimbra e Viseu.

Em todas elas, o maior desconforto termico que senti nunca foi frio mas o calor naqueles dias como agora. O AC na minha casa atual e uma maravilha, alem de que os consumos nao sao nada de especial, basicamente, nos dias mais criticos estamos a falar de 4/5h a funcionar em modo economico no escritorio, 2/3h na sala cozinha e depois ai 1h nos quartos. Quando vejo aqui contas de 80e so para aquecimento/arrefecimento fico a achar que a eficiencia energetica do piso radiante tb deixa algo a desejar. Em no mes em que mais gastei no inverno numa casa sem gas e com aquecimento de aguas por BC, foi cerca de 450kwh.

E depois nao consigo deixar de me lembrar do meu amigo que meteu piso radiante na casa para aquecimento, e realmente esta super satisfeito com o conforto termico no inverno (que e excelente e muito melhor que AC), mas ao fim do 1o verao meteu AC na casa toda porque mesmo sendo uma casa em pedra com grossura ai de 50 ou 60cm, a casa ficava um bafo de calor que nao se podia. Ainda este fim de semana em discussao ele estava a dizer que na altura considerou alterar o sistema para fazer tambem arrefecimento, mas que tinha muitas duvidas da eficacia principalmente naquelas situacoes em que tem la 10/15 pessoas e em 20min a temperatura sobe 2 ou 3o e nao existe um AC capaz de em 10min torna-la confortavel. Alem de que numa casa com criancas, e para esquecer essa ideia de manter a casa um bunker. Vai haver sempre portas e janelas a abrir e a fechar portanto a ideia de ter um bunker e irrealista. E com um AC mesmo que entre calor durante meia hora, ao fim de 5min esta a temperatura um mimo. So tem aquele 'pequeno' defeito das correntes de ar nao serem amigas de malta com sinusite cronica (tipo de eu) e nem sempre ser o mais confortavel.

E este tipo de discussoes que me deixa a pensar que tenho mesmo que investir no projeto e planeamento para nao ter arrependimentos mais tarde (sabendo que alguns serao sempre inevitaveis)
    • RUIOLI
    • 16 agosto 2024 editado

# 530

Temos de ver isto como um sistema, não pode ser cada parte a trabalhar por si e umas fortes e outras fracas, isso gera ineficácia e ineficiência do sistema. Por isso gostei da abordagem holística da Passive House. Se uma casa não tem um bom controlo solar e/ou isolamento térmico, alguma coisa vai ter de colmatar esse desiquilíbrio, ou no limite pode até nem conseguir.

Acordei agora, 23 graus suaves cá dentro, ar leve... O PRH trata do arrefecimento e a VMC trata da qualidade do ar, as medidas passivas tratam de fazer de contenção à entrada de calor. Tudo tranquilo, estável, sem grandes oscilações.
    Concordam com este comentário: marize, Peper87, Troino
  8.  # 531

Idealmente, e havendo folga orçamental, o PRH e a VMC faz todo sentido numa casa nova para quem quer ter conforto a cima da média.
    Para quem está com um orçamento mais apertado ou acha que as suas vivências não irão funcionar com o sistema de PRH ou acha que precisa de qqr coisa apenas para uso pontual, o AC é uma boa solução.
    Não há cá sistemas milagrosos, cada um tem os seus prós e contras.
    Por vezes o problema é a conversa dos vendedores de banha da cobra que tentam vender os sistemas como coisas milagrosas, mas aqui no fórum há diversos relatos reais dos quais se podem tirar ilações bastante conclusivas.
    • HFSF
    • 16 agosto 2024

# 532

Como assim uma casa com paredes grossas de pedra sobe a temperatura tão rapido? Eu já tive em várias em arrefecimento até e isso nunca aconteceu.

Se estão decididos com AC para arrefecimento força só me esta a custar ver estes exemplos porque quando estava a projetar era um real medo sem razão na minha instalação.
    Se não têm PRH para arrefecimento é claro que a temperatura vai subir mas não é por culpa do PRH é porque não têm nada a contrariar essa tendência. Isto seja PRH, VC, AC ou uma mangueira de agua fria.
    Concordam com este comentário: HideCode
  9.  # 533

Colocado por: HFSFComo assim uma casa com paredes grossas de pedra sobe a temperatura tão rapido? Eu já tive em várias em arrefecimento até e isso nunca aconteceu.

Depende de onde moras tambem... eu na Malveira ja era complicado lidar com o calor e nao tinha AC no apartamento. Mas ainda era toleravel. Em Viseu e impossivel porque aqui a temperatura chega a ser 7-8o mais alta que na Malveira. Durante o dia ter medicoes de entre os 35-40o a sombra nao e uma ocorrencia rara, e o normal. E deixar o carro estacionado ao sol e ter de esperar 5min para entrar, e quando entras o termometro do carro da 43/44/45? Tambem nao deixa ninguem chocado.

Dai a minha preocupacao com o arrefecimento, mais do que propriamente o aquecimento. No geral, parece-me que as casas estao todas mais preparadas para reter calor que liberta-lo
    • HFSF
    • 16 agosto 2024

# 534

Mas o que comentaste tem haver com a inercia do edificio. Nessas casas antigas com paredes grossas de pedra normalmente tens a sensação de cave que para mim é fresco por todo o lado, não é por meter lá 5 gajos que começa a ser quente num curto espaço de tempo.

Eu tinha exactamente o mesmo medo que tu por isso é que estou a dizer que no meu caso está a funcionar, e neste momento estão 32º lá fora e 23º em toda a casa.

E por isso é que digo que é preciso comprar casos, vão a casas com PRH com arrefecimento na vossa zona ou falem com instaladores e logo depois tomam a decisão.
  10.  # 535

Chegou agora a fatura da luz de 10 de julho a 10 de agosto... 340 kWh,91,01€, dos quais 180kWh da sala de máquinas.
    termostatos a 23ºC e casa toda (230m2) na ordem dos 23ºC, sem ultrapassar os 24ºC...conforto top

PRH recomendado por estas bandas
  11.  # 536

Eu só não percebo porque não pensou nisso antes..

Se me dissesse que o sistema estava mal instalado e perdeu a vontade de corrigir…. Mas você nem sequer sabe.. acho um bocado absurdo..
  12.  # 537

Colocado por: dmanteigasporque mesmo sendo uma casa em pedra com grossura ai de 50 ou 60cm, a casa ficava um bafo de calor que nao se podia.
    esta declaração do seu amigo não me faz sentido nenhum... a nossa casa ainda sem portas e janelas (uma porta virada a este, janelão a sul e porta a oeste) tem uma diferença de quase 15º dos 40 que estiveram fora para a diferença que temos dentro 🤔
  13.  # 538

Colocado por: marizeesta declaração do seu amigo não me faz sentido nenhum... a nossa casa ainda sem portas e janelas (uma porta virada a este, janelão a sul e porta a oeste) tem uma diferença de quase 15º dos 40 que estiveram fora para a diferença que temos dentro 🤔
    derivado a ventilação constante não sofre do efeito acumulativo de calor pelo que quando a fechar vai notar uma brutal diferença.
    • HFSF
    • 16 agosto 2024

# 539

Mas um grupo de pessoas consegue fazer todo esse calor?

Já vi em algum lado que 1 pessoa produz aproximadamente 100w. Isto é quase negligenciável para aquecer um espaço relativamente grande
  14.  # 540

Colocado por: ptuga

Durante o verão ter envidraçados que recebem luz direta até as 13h sem qualquer proteção é a "morte do artista". Vai ser sempre um forno. A minha tem palas metálicas...pode ser uma solução! Outra solução poderá ser algum tipo de portada exterior.

Bom dia Ptuga,
    Vi noutro post a sua instalação de palas metálicas. Poderia dizer-me qual empresa fez isso?
    Obrigado

0.1145 seg. NEW