Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: mafs4960
    Liguei ontem o PRH em arrefecimento (pedidos 18ºC à BC e 23ºC nos termostatos)... o interior estava a 25ºC (exterior chegou aos 35ºC).
    Hoje o interior está a 23,7 com 80% de humidade. Nota-se o "fresco" e até arrefeceu os chinelos.

mas só hoje a BC já gastou 14 kWh (230m2)... espero que estes valores baixem porque a minha casa tem muita inércia térmica.
    Mas para já estou um pouco assustado com estes consumos.
    a minha temp de impulso varia consoante algumas variáveis, pelo que o instalador me informou. Consumos ontem foi o dia que consumiu mais. Mais de 40°c é durante a noite também não esteve “fresco”. Normalmente tem andado entre 4/6khw. Mas só nestes últimos 5 dias é que o calor veio em força, fora isso mal era necessário climatização.
    Ainda não tenho a VMC instalada.
    Edit. Convém mencionar que tenho bem menos área a climatizar.
  2.  # 2

Colocado por: RUIOLIReator22, a minha casa em termos construtivos não é muito diferente da sua, não me lembro onde é a sua, a minha é em Loures, com vãos a nascente e poente.

Ontem o calor era imenso, dentro de casa estava com 23/24 C com o PRH ligado, esta manhã as crianças já se estavam a queixar do frio. Mas tento ter os estores para baixo nas horas que estão expostos ao sol e sempre muito cuidado com as portas abertas no pico do calor (também por causa dos insetos).

A minha VMC é igual a sua, com noite quentes não faz milagres...com noites frias ajuda um pouco, mas não climatiza.

Peço desculpa pelo Offtopic, mas perdi a thread onde lhe fiz esdta questão: RUIOLI, relativamente aos seus estores, sempre alinhou as caixas pelo exterior do EPS, barrando tudo de seguida? Ou colocou algum EPS mais fino em frente às caixas? Nota alguma transição (fissuras) entre ETICS e as caixas?
  3.  # 3

Colocado por: Dias12Deviam precaver-se dias ou semanas antes e assim provavelmente gastavam menos porque a BC iria trabalhar com temperaturas exteriores mais favoráveis. Pelo menos a inercia da casa estaria a temperaturas mais baixas quando os 35+ chegassem e a BC não teria de trabalhar tanto.

mas se antes da vaga de calor a temperatura interior for de 23ºC nos termostatos (o que se verifica), estes não vão pedir frio à BC e logo só vai ligar quando a vaga de calor fizer moça e subir a temperatura interior.
  4.  # 4

Colocado por: MrR

Pois, mas a empresa que contratei só tem isto para me dar.
    Se eu soubesse o que sei hoje!

Pelo que me recordo a sua casa é em LSF, paredes pladur.
    PRH nestas condições, eu nunca mas nunca equacionaria, apenas AC ou ventiloconvectores.
    Não tem algo que acho fundamental no PRH: inércia térmica.
    • HFSF
    • 25 julho 2024

# 5

Também liguei a BC esta semana para arrefecer e registou uns 8khw para o arrefecimento também espero que baixe para os valores do aquecimento
    Ontem subi a temperatura de impulsão porque já estava a receber queixas :)
  5.  # 6

No meu caso, coloquei os termoestatos a 23,5°.. mas cheguei à conclusão, que algumas divisões nunca chegam a essa temperatura, por isso liguei apenas os termoestatos da divisões que atingem eventualmente essa temperatura..

Mas por exemplo.. tenho a sala a 23,5°, ao final do dia chega eventualmente a 24,5°/25,5° (com a maior movimentação, cozinhados, abre e fecha porta, entrar e sair para o jardim)..

Só nessa altura o piso começa a trabalhar de novo.. e primeiro que comece a ter impacto na temperatura demora sempre 3/4 ou mais horas..

Este sistema não me está a fazer muito sentido..

O sistema devia trabalhar de forma, a que nunca fosse ultrapassada a temperatura pretendida, ou em caso de verificar que a temperatura estava a subir, começar logo a trabalhar..
  6.  # 7

Colocado por: jpmassena

Peço desculpa pelo Offtopic, mas perdi a thread onde lhe fiz esdta questão: RUIOLI, relativamente aos seus estores, sempre alinhou as caixas pelo exterior do EPS, barrando tudo de seguida? Ou colocou algum EPS mais fino em frente às caixas? Nota alguma transição (fissuras) entre ETICS e as caixas?

Levou 2cm.à frente da caixa de estore, depois levou os devidos reforços se rede, até agora sem fissuras, e entretanto já andaram a escavar e partir.pedra na construção da casa aqui ao lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmassena
    • HFSF
    • 25 julho 2024

# 8

Colocado por: Bragas VNo meu caso, coloquei os termoestatos a 23,5°.. mas cheguei à conclusão, que algumas divisões nunca chegam a essa temperatura, por isso liguei apenas os termoestatos da divisões que atingem eventualmente essa temperatura..

Mas por exemplo.. tenho a sala a 23,5°, ao final do dia chega eventualmente a 24,5°/25,5° (com a maior movimentação, cozinhados, abre e fecha porta, entrar e sair para o jardim)..

Só nessa altura o piso começa a trabalhar de novo.. e primeiro que comece a ter impacto na temperatura demora sempre 3/4 ou mais horas..

Este sistema não me está a fazer muito sentido..

O sistema devia trabalhar de forma, a que nunca fosse ultrapassada a temperatura pretendida, ou em caso de verificar que a temperatura estava a subir, começar logo a trabalhar..

Para isso precisa de uma logica de PID pelo que estou a pesquisar. (quero eliminar também estas flutuações na minha casa)
    Como as minha valvulas são on/off só (só descobri há pouco) vou ter de fazer uma lógica parecida a esta:
    https://engineering.stackexchange.com/questions/23651/can-a-pid-controller-have-a-simple-on-off-output

Ainda assim não tenho tão grandes flutuações
  7.  # 9

Colocado por: Dias12Acho que ligar o arrefecimento quando a vaga de calor já começou é contraproducente.
    Deviam precaver-se dias ou semanas antes e assim provavelmente gastavam menos porque a BC iria trabalhar com temperaturas exteriores mais favoráveis. Pelo menos a inercia da casa estaria a temperaturas mais baixas quando os 35+ chegassem e a BC não teria de trabalhar tanto.
    Se calhar com a casa já arrefecida à priori, durante as vagas de calor se pudesse só pôr a BC a trabalhar de noite e com isso poupar de 2 formas - melhor COP + melhor preço de eletricidade.
    Se a BC for alimentada por fotovoltaico esta conversa deixa de fazer sentido e terá de trabalhar durante o dia com pior ROC mas de "borla".

Concordo consigo, mas uma habitação com paredes e tectos em gesso cartonado Não tem inércia praticamente
  8.  # 10

Colocado por: HFSFTem 28C em todas as divisões ou só nas que não tem janelas? Com quantos graus lá fora?

Lá fora tem estado acima dos 30 com picos nos 38. À noite só desce abaixo dos 28 por volta das 22h e só desce mesmo muito a partir das 2h da manhã.. Zona norte Guimarães.

Quanto a humidade, como a temperatura não varia muito a humidade que trago para dentro de casa é basicamente a mesma (no inverno ao aquecermos o ar diminuímos sempre a sua humidade relativa), dirante o dia tenho a VMC quase parada, e assim que a temperatura fica igual ou mais fresca aumento a velocidade. Como tem estado uma humidade relativa lá fora abaixo dos 50, com facilidade baixo a humidade da casa.
  9.  # 11

A discussão continua mas de facto a dúvida persiste: abandono o PRH e meto AC? Não quero gastar dinheiro numa máquina para o PRH para perceber depois que não consigo arrefecer a casa com o mesmo.

Na malta que falta que ficou mais frio, qual foi a sensação descanso no piso vinilico?
    • mica
    • 25 julho 2024

# 12

Tenho prh e ventiloconvectores, agora chego á conclusão que foi um bom investimento, ligo os VC'S às 10h da manhã até às 19e30... a casa fica a 21° ao final da noite desligado atinge no máximo 23°... ou seja tenho a casa sempre fresca de Borla, com os painéis solares... Atenção que tenho tido temperaturas exteriores a 40° e às 22h da noite 32° exteriores
  10.  # 13

Colocado por: micaTenho prh e ventiloconvectores, agora chego á conclusão que foi um bom investimento, ligo os VC'S às 10h da manhã até às 19e30... a casa fica a 21° ao final da noite desligado atinge no máximo 23°... ou seja tenho a casa sempre fresca de Borla, com os painéis solares... Atenção que tenho tido temperaturas exteriores a 40° e às 22h da noite 32° exteriores

O sistema PRH só está preparado para aquecimento?
    • HFSF
    • 25 julho 2024

# 14

ahhh assim consegue controlar quando não há diferença de temperatura. :)

Descalço pergunta?

O meu vinilico tem o core em pó de pedra.
    Sente-se o fresco, não gelado mas tudo isto depende da temperatura de impulsão e de todos os outros fatores que o Jorge comentou.

Eu iria para PRH se tem tem tudo preparado.
    • mica
    • 25 julho 2024

# 15

Colocado por: powerPT

O sistema PRH só está preparado para aquecimento?

Está preparado para frio também, mas como vejo muitos relatos que tem tido dificuldades co.m estás temperaturas, nem experimentei... E com o meu tipo de funcionamento só de ligar nas horas de sol para aproveitar os painéis solares não funcionava de certeza
  11.  # 16

Colocado por: reator22A discussão continua mas de facto a dúvida persiste: abandono o PRH e meto AC? Não quero gastar dinheiro numa máquina para o PRH para perceber depois que não consigo arrefecer a casa com o mesmo.

Na malta que falta que ficou mais frio, qual foi a sensação descanso no piso vinilico?

Ninguém que gastou milhares de euros num sistema, vai admitir que pelo menos a fazer frio aquilo não é grande coisa e tem várias condicionantes.

É como quando temos um carro com alguns anos, enquanto temos é sempre um bom carro que não dá chatices, depois de vender e comprar outro, afinal era uma fonte de problemas, por isso trocaram por outro.
  12.  # 17

Colocado por: HFSFahhh assim consegue controlar quando não há diferença de temperatura. :)

Descalço pergunta?

O meu vinilico tem o core em pó de pedra.
    Sente-se o fresco, não gelado mas tudo isto depende da temperatura de impulsão e de todos os outros fatores que o Jorge comentou.

Eu iria para PRH se tem tem tudo preparado.

So falta meter a maquina, as cabeças que fazem abertura e fecho e os termostatos nas divisões. O resto está pronto!

Tenho agravante que não tenho pre instalação de ar condicionado, estava muito confiante, mas tenho “chaminés” de acesso ao telhado perto de todas as áreas que preciso de AC (4 áreas). Todas elas tem perto chaminés dos respiros da pichelaria, exaustor e vmc e bomba de AQS. Como estão isoladas com espuma é relativamente facill de meter a tubagem.

Se usar AC embutido no teto fácil (cassete 1 via) da bastante espaço para poder trabalhar.
  13.  # 18

Colocado por: VarejoteNinguém que gastou milhares de euros num sistema, vai admitir que pelo menos a fazer frio aquilo não é grande coisa e tem várias condicionantes.

Está desatento então.
  14.  # 19

Colocado por: Varejote

Ninguém que gastou milhares de euros num sistema, vai admitir que pelo menos a fazer frio aquilo não é grande coisa e tem várias condicionantes.

É como quando temos um carro com alguns anos, enquanto temos é sempre um bom carro que não dá chatices, depois de vender e comprar outro, afinal era uma fonte de problemas, por isso trocaram por outro.
    eu até agora estou bastante satisfeito. Claro está que não podemos esperar que aquilo funcione de um momento para o outro como se de um AC se tratasse. Mas é o primeiro verão e os primeiros dias. No futuro se verá. Também deixei a pre instalação para os VC’s. Quanto aos “milhares de euros”, se optasse por AC não seria assim tanta a poupança.. pelo menos no meu caso. E os AC também não são o supra-sumo da climatização e também têm os seus condicionantes.. não há sistema perfeito.
  15.  # 20

Colocado por: reator22

Obrigado pela partilha.

Eu não tenho estores, uma vez que quase todas as janelas tem sombra e todas viradas a nascente, sendo que depois das 13h nunca mais tenho janelas do lado do sol na exceção de uma pequena da sala.

O que não contava era que o sol ao nascer nestes dias bate bem distante umas 3 a 4 horas em duas janelas, dois quartos, e aquece bastante. Pensei eu nas simulações que o sol já estaria alto quando fosse aquecer e que só no inverno ia ter este efeito. Agora a única solução que tenho será usar película refletora/térmica nos vidros destas duas janelas.

O seu piso é vinilico? Penso que quem tem cerâmica deve ter alguma vantagem no arrefecimento .. contudo se eu conseguir 24 graus Max já estaria perfeito, estamos todos muito confortáveis com a casa a 24 graus desde que a humidade relativa está abaixo dos 70% que com a vmc tenho consegui controlar.

Durante o verão ter envidraçados que recebem luz direta até as 13h sem qualquer proteção é a "morte do artista". Vai ser sempre um forno. A minha tem palas metálicas...pode ser uma solução! Outra solução poderá ser algum tipo de portada exterior.

0.1069 seg. NEW