Colocado por: powerPTreactor22 é mais que óbvio que no seu caso, perante todos os posts que fui lendo, só com AC vai resolver mas sabe que mais? Com uma conta bem choruda da eletricidade! A sua casa não foi pensada para conforto, para controlo solar, etc etc.
O seu caso é o seu caso, espero que outros users e visitantes não tomem o seu caso como verdade absoluta…muito menos quando nem sequer montou a bomba de calor.
Colocado por: reator22
Janelas todas a nascente, após as 12h nenhuma tem exposição solar, mas até aqui uma da suite tem luz direta no vidro, mas ainda falta umas barras. Capoto de 8cm paredes e telhado. Lá mineral nos tetos falsos e divisões . Caixilharia de qualidade, sem gás. Foi projetada para não ser uma casa fácil de ficar quente rapidamente, mas fica. Antes de vir morar para esta estava numa antiga sem qualquer sistema. Bloco, cimento e janelas antigas. Aguentava melhor o calor por uns bons dias. Não consigo perceber, nesta parece que estou numa tenda campismo. Eu vivi em 5 casas nos últimos 6 anos e esta sendo a mais moderna é a pior no que respeita ao controlo do calor exterior. Embora tenha uma janela exposta de manhã cedo não consigo. Hoje tenho a casa a 29 piso superior, 28 inferior. Com a VMC desceu 1 grau, nota-se bem o ar fresco a sair das bocas mas não faz muita diferença prática.
Nunca disse que o PRH não é bom. O que digo é que para ter garantias em arrefecimento o AC é mais certo ou então ter a certeza que a equipa que está a fazer o trabalho ou projeção sabe mesmo o que está a fazer. A matemática bate sempre certo mas para quem a sabe fazer e também cumprir as regras de instalação.
Colocado por: rjmpiresÉ um dos "problemas" das casas com melhor isolamento térmico, têm dificuldade em perder calorias.
Colocado por: rjmpires
É um dos "problemas" das casas com melhor isolamento térmico, têm dificuldade em perder calorias.
No inverno são mais confortáveis mas no verão fica mais difícil de as arrefecer.
Colocado por: reator22O maior erro da minha parte foi pensar que uma casa com janelas de vidro todas viradas a nascente (só uma não tem pala) não iria aquecer muito
Colocado por: reator22o que é estranho é aquecer tanto como diz.. só se for mesmo a falta de proteção solar nesses vãos. Aqui com 39/40 durante o dia, e mesmo com o PRH desligado nunca passou dos 27 cá dentro. E 3 pessoas na sala que consegue ser a divisão mais quente. Claro que se usar o forno e usar um radiador de 65polegadas que tenho durante muito tempo (Nunca tive a noção que uma tv irradiava tanto calor!) a sala vai aquecer de certeza, se até no inverno acontece.. agora aqui as noites têm ido frescas 17/18. Como estive de férias estas semanas deixei tudo desligado. Ainda não voltei a ligar o PRH. E mesmo hoje lá fora estão 37e cá dentro a esta hora estão 25C sem qualquer espécie de arrefecimento. Mas durante a noite as janelas ficaram abertas e refrescou claramente a casa.
Janelas todas a nascente, após as 12h nenhuma tem exposição solar, mas até aqui uma da suite tem luz direta no vidro, mas ainda falta umas barras. Capoto de 8cm paredes e telhado. Lá mineral nos tetos falsos e divisões . Caixilharia de qualidade, sem gás. Foi projetada para não ser uma casa fácil de ficar quente rapidamente, mas fica. Antes de vir morar para esta estava numa antiga sem qualquer sistema. Bloco, cimento e janelas antigas. Aguentava melhor o calor por uns bons dias. Não consigo perceber, nesta parece que estou numa tenda campismo. Eu vivi em 5 casas nos últimos 6 anos e esta sendo a mais moderna é a pior no que respeita ao controlo do calor exterior. Embora tenha uma janela exposta de manhã cedo não consigo. Hoje tenho a casa a 29 piso superior, 28 inferior. Com a VMC desceu 1 grau, nota-se bem o ar fresco a sair das bocas mas não faz muita diferença prática.
Nunca disse que o PRH não é bom. O que digo é que para ter garantias em arrefecimento o AC é mais certo ou então ter a certeza que a equipa que está a fazer o trabalho ou projeção sabe mesmo o que está a fazer. A matemática bate sempre certo mas para quem a sabe fazer e também cumprir as regras de instalação.
Colocado por: Pickaxe
O seu erro foi pensar que o frio e o calor entram só pelas janelas, e pensar que poderia ter uma casa confortável apenas com uns tubos inseridos no pavimento.
Colocado por: Peper87o que é estranho é aquecer tanto como diz.. só se for mesmo a falta de proteção solar nesses vãos. Aqui com 39/40 durante o dia, e mesmo com o PRH desligado nunca passou dos 27 cá dentro. E 3 pessoas na sala que consegue ser a divisão mais quente. Claro que se usar o forno e usar um radiador de 65polegadas que tenho durante muito tempo (Nunca tive a noção que uma tv irradiava tanto calor!) a sala vai aquecer de certeza, se até no inverno acontece.. agora aqui as noites têm ido frescas 17/18. Como estive de férias estas semanas deixei tudo desligado. Ainda não voltei a ligar o PRH. E mesmo hoje lá fora estão 37e cá dentro a esta hora estão 25C sem qualquer espécie de arrefecimento. Mas durante a noite as janelas ficaram abertas e refrescou claramente a casa.
Qual é o material que tem na cobertura? Penso que na seu tópico da construção tinha mencionado que era painel sandwich.
Colocado por: HFSFProvavelmente as outras aqueciam a arrefeciam mais rapido.
Pelo que me explicaram também não é só o sol directo que aquece, há um monte de reflexões que também transmitem muita energia.
Vai desistir do PRH para aquecimento e arrefecimento?
Colocado por: reator22
A minha dúvida aqui era precisamente essa. Como não coloquei a máquina e não posso testar o arrefecimento, não sei se arrisco e coloco a máquina do PRH e tento arrefecer, com a possibilidade de não ser suficiente e ter de gastar outra vez dinheiro em ar condicionados. Ou se, não arrisco, e resolvo o problema com certezas só com ar condicionado já que este vai aquecer e arrefecer com garantias.
Colocado por: Pickaxee pensar que poderia ter uma casa confortável apenas com uns tubos inseridos no pavimento.
Colocado por: mafs4960e pensou bem... eu já experimentei que funciona... pelo mesmo preço do AC coloquei PRH com um pouco de DIY (12K para 230m2) e a casa está entre 23 e 24ºC. Claro que não são BC de topo, mas estou super satisfeito. No trabalho tenho ventiloconvetores da Daikin e nada iguala o conforto do PRH (na minha opinião com experiencia de 1 inverno e 1/2 verão)
Colocado por: Pickaxe
Pois, mas você colocou uma bomba de calor, o reator22 colocou só os tubos:-))
Colocado por: Dias12Reator22 fiquei confuso com a sua escrita.
Você pensava que só com os tubos (sem circulação de líquido) ficaria com a casa confortável ou decidiu colocar os tubos e depois logo se vê?
Qual foi o seu raciocínio durante a construção da sua casa?
Colocado por: Bragas VTirando uma exceção que já fui falando aqui pelo fórum, só tenho a dizer bem..
Coloco os termoestatos a 23,5°, e quando se entra em casa nos dias de calor, parece que entramos num frigorífico.
Quando as noites cá fora ficam mais frias, há sempre aquela sensação de a casa não estar tão fresca quando se entra, e não temos forma de baixar abruptamente a temperatura.
Não é de todo um ar condicionado..