Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou à procura de algumas opiniões e como sou uma seguidora do fórum pensei vir cá para colher algumas opiniões.

Estamos a remodelar o piso inferior da nossa moradia (é um piso enterrado a Norte e Nascente). Quando a comprámos apenas era uma garagem com aquelas divisões que no fundo eram arrumos enormes. Desses arrumos agora queremos fazer um suite, passar a zona técnica onde está a termoacumulador para outra zona técnica e instalar essa zona algumas prateleiras.

A garagem pode diminuir um pouco mas também não queremos que fique muito pequena. Decidimos criar uma suite com um espaço de circulação directo para a zona de garagem, despesa e lavandaria. A zona do escritório (ambos somos home workers) ficará um espaço priviligiado da casa, virado a Sul.

Estas obras vão obrigar a levantar todo o chão e fazer canalizações novas pelo chão (para ligar ao WC da suite, para ligar aos novos radiadores e à alterar a a zona de termoacumulador).

Todas as paredes existentes vão levar isolamento por dentro e tectos também (lã de rocha, penso que em tudo) e vamos perder alguma área interior mas é preciso porque as paredes estão com humidades por capilaridade. Também ainda não decicimos qual o chão mas deverá ser cerâmica, excepto no escritório e suite que vamos colocar flutuante.

Vou deixar aqui a planta inicial e as duas propostas que estão em cima da mesa. Gostava de ouvir as vossas opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
      Planta B.png
      Planta A.png
      Planta original.jpeg
  2.  # 2

Dois reparos apenas:

-Se vai tapar humidades ascendentes com paredes duplas, não se esqueça que elas continuam lá, a minar a integridade das paredes lentamente. Esconder não é resolver. Mais, se vai parar a pouca circulação de ar que existe e que as vai secando, espere que piorem por trás do pladur.

-Se fosse a minha casa faria dois escritórios em vez de um. Nem pensar que abdicava da minha privacidade no trabalho, é do que mais gosto quando estou remoto. Importunar a minha namorada com chamadas, e ser importunado por ela? Nem que vá trabalhar para o quarto. Quero o meu espaço.
  3.  # 3

parace-me que a ultima imagem é a melhor claramente.
    acho que podia alargar o portão dos carros
    ter cuidado com o isolamento acustico da casa das máquinas em relação ao quarto
    e estudar tudo muito bem ao nivel da ventilação disso tudo.
    o que são aqueles retangulos amarelos em frente aos carros? alguma iluminação superior?
  4.  # 4

Colocado por: zemvpferreiraDois reparos apenas:

-Se vai tapar humidades ascendentes com paredes duplas, não se esqueça que elas continuam lá, a minar a integridade das paredes lentamente. Esconder não é resolver. Mais, se vai parar a pouca circulação de ar que existe e que as vai secando, espere que piorem por trás do pladur.

-Se fosse a minha casa faria dois escritórios em vez de um. Nem pensar que abdicava da minha privacidade no trabalho, é do que mais gosto quando estou remoto. Importunar a minha namorada com chamadas, e ser importunado por ela? Nem que vá trabalhar para o quarto. Quero o meu espaço.

Obrigado pela dica das humidades mas eu sei isso. Não existe alternativa. A possibilidade de escavar a casa a toda a volta e isolar as fundacoes não é uma hipótese. A casa tem 18 anos e as humidades atingem apenas os primeiros 20 Cm. Sabíamos desse problema quando compramos mas as quase 50 casas que vimos, todas ou quase tinham.esse problema, algumas com o problema escondido atrás de azulejos.
    Como casa não tem caleiras tb vamos instalar para ver se o problema não agrava.

A possibilidade de dois escritórios tbem não existe. Somos dois a trabalhar em casa mas daqui a 2 anos será só um. Além disso trabalhamos na mesma área.
  5.  # 5

Colocado por: marco1parace-me que a ultima imagem é a melhor claramente.
    acho que podia alargar o portão dos carros
    ter cuidado com o isolamento acustico da casa das máquinas em relação ao quarto
    e estudar tudo muito bem ao nivel da ventilação disso tudo.
    o que são aqueles retangulos amarelos em frente aos carros? alguma iluminação superior?

Penso que a lã de rocha vai ser útil nesse isolamento acústico. As paredes serão todas em pladur com isolamento em lá de rocha ou xps (ainda não está decidido).
    Os rectângulos amarelo são a zona reservada para lenha. Por isso é que quis colocar na planta para perceber qual o tamanho e configuração que fazia da despensa e quanto espaço roubava à garagem.
    Os rectângulos rosa nas paredes são os locais dos novos radiadores (este piso não tem nenhum radiador)
    O Portão da garagem podia ser alargado sim. Mas isso já implicava outros custos. Além disso como só temos um carro (grande é verdade) acaba por não ser significativo. É temos muito espaço exterior calcetado para ajudar a manobra de saída.
    Já agora, porque a segunda planta claramente?
  6.  # 6

A segunda planta está melhor resolvida em termos fucionais e aproveitamento do espaço, repare que a despensa fica claramente com outra qualidade assim como a area técnica rentabiliza melhor o seu espaço, na outra grande parte era corredor dentro da área técnica, enfim arquitetura tem destas coisas que nao são por vezes perceptíveis à primeira.
  7.  # 7

a despensa na primeira planta vai mais de encontro ao que queria. É menos larga e mais funda (é a zona totalmente enterrada, será uma despensa para guardar produtos agrícolas e produtos alimentares. A ideia era mesmo ter um corredor, com prateleiras de ambos os lados e ao fundo as arcas e garrafeira.

Não percebi é a "zona técnica" (será a zona nova do termoacumulaodor, algumas prateleiras para arrumos e futura instalação dos contadores dos painéis solares) abranger grande parte do corredor. O corredor não altera. O que altera é aquele hall quando saimos da garagem (queremos fazer aí uma zona de hall para casacos, sapatos, etc) e estamos a pensar em reduzir a área técnica (que não necessita ser tão grande) para dar mais espaço ao hall.
  8.  # 8

já dei a minha opinião, por a despensa um pouco mais larga não altera quase nada á garagem e fica algo bem desenhado,. mais tarde vai ver que ali 90 de corredor é mau. pode reduzir a área técnica e aumentar o hall com mais um modulo mas tenha atenção ás exigencias da área técnica. veja se mais tarde até para alem do termocaumulador se não vai precisar de um deposito. reafirmo que a segunda planta é melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMHouse
  9.  # 9

E obrigado pela sua opinião, é isso mesmo que quero.
    Mas o que quer dizer com depósito? Já tem vais de expansão, acho que tem lá espaço para tudo...

Com a despesa mais larga (90 já tem a largura de uma porta, não é mau de todo) o problema é que retira profundidade à garagem. Para estacionar 2 carro não é mau mas tenho um clássico (por recuperar) que queria deixar ao comprido, junto à lenha.
    E tenho receio que assim, com lenha, clássico ao comprido e carrinha de frente possa não ter profundidade para tudo.

Claro que a configuração da despensa na 2 planta é melhor mas o mínimo de 90 cm ao invés dos 1,2 m será que fará assim tanta diferença no entrar e sair para ir buscar uns sacos de arroz?
    Não sei, a minha despesa da cozinha)(piso superior) tem 1,8 m2. Claro que tem prateleiras a toda a volta e normalmente a porta está aberta.
    O meu sogro tem uma Despensa pequena e funda. É sinceramente acho claustrofóbico mas porque ele deixa coisas no chão (temos de andar a saltar por cima de sacos). Vou medir a largura da despesa até as prateleiras.
    E quanto, por exemplo, à posição da cama?
    Seria melhor encostar a cabeceira na zona dos armários (a zona técnica não tem ruído) e colocar os armários na parede Norte (parede enterrada)?
  10.  # 10

Colocado por: zemvpferreira-Se fosse a minha casa faria dois escritórios em vez de um. Nem pensar que abdicava da minha privacidade no trabalho, é do que mais gosto quando estou remoto. Importunar a minha namorada com chamadas, e ser importunado por ela? Nem que vá trabalhar para o quarto. Quero o meu espaço

a observação é pertinente, mas por outro lado milhares de pessoas trabalham em OpenOffice.
    •  
      marco1
    • 26 junho 2023 editado

# 11

talvez assim
    a cama está muito assim assim, eu não mexia em mais nada.
    Concordam com este comentário: JMHouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JMHouse
      cave-despensa.jpg
  11.  # 12

Colocado por: pauloagsantos

a observação é pertinente, mas por outro lado milhares de pessoas trabalham em OpenOffice.

E são praticamente todos menos felizes e produtivos do que poderiam ser. A mim, quando trabalho com a cabeça, uma porta fechada aumenta-me a produtividade por um factor de 10. Quem é que escolheria o contrário, tendo a opção? Excepção honrosa a momentos de enorme esforço conjunto em que o escritório/laboratório/sala de guerra em equipa é muito gratificante.
  12.  # 13

Fechar o escritório em 2 não é solução. Os dias que coincidiam os dois a trabalhar sao só 2 dias. Por isso não há problema em ser open space
  13.  # 14

Colocado por: marco1talvez assim
    a cama está muito assim assim, eu não mexia em mais nada.
    Concordam com este comentário:JMHouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JMHouse
      cave-despensa.jpg

Esta também pode ser uma solução interessante. Porta da garagem fica noutra disposição mas a largura da despensa fica quase igual.
  14.  # 15

sim, esta solução permite que mantenha um bom desenho mas flexivel na largura da despensa.
    quanto aá cama queria dizer que está muito bem assim, não mexia em mais nada.
  15.  # 16

Vamos fazer ali algumas alterações na planta mas basicamente foi a planta da despensa esquisita a escolhida (planta 1).

A solução do Marco parece boa mas implicava roubar sempre alguma profundidade à despensa e um pouco de área à garagem. E precisamos dessa profundidade na garagem porque vamos ter 3 arcas... E a zona do gall que saia beneficiada (maior área) vamos acabar por conseguir com a redução da área técnica a Nascente e a configuração da porta como o Marco também sugeriu.
    Obrigado pelos contributos, a ver se vos continuo a chatear com outras dúvidas sobre os materiais em si 😁

0.0217 seg. NEW