Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Sou profissional em edificações e apesar de ter estudado o assunto há um MISTÉRIO que não me convence.

    Moro num prédio com duas fachadas. No quarto a norte ligo o AC a tarde toda e a temperatura desce dos 28 para 25. Á noite quando a temperatura exterior chega a 25 graus e vai descer eu desligo o AC. Até aqui tudo bem, o que me admira é que a temperatura volta novamente para os 28 e assim se mantem enquanto a temperatura exterior vai descendo por aí fora até aos 18....

    A minha questão é: se a temperatura exterior é menor então não pode ser a temperatura exterior a fazer a temperatura interior subir... pelo que só restam duas hipóteses: ou a casa tem uma ótima inércia térmica e as paredes do quarto voltam a aquecer o quarto ou então a temperatura do resto da casa rapidamente se transfere para o quarto mesmo com a porta fechada. Se assim é então isso significa que tenho sempre de ligar o ar condicionado mesmo nas outras divisões se não quero ter oscilações de temperatura, correcto?

    Ps: ver Imagem, a temperatura do quarto é a linha azul ( diz sala erradamente)

    Muito obrigado pela atenção
      IMG_20230625_232538.jpg
    •  
      SEEING
    • 26 junho 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Ricardo Davidou a casa tem uma ótima inércia térmica

    Ou tem falta de isolamento térmico!
    Que temperatura tem na superfície interior da parede exterior?
    E a temperatura nas superfícies das paredes adjacentes?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo David
  2.  # 3

    Colocado por: Ricardo Davidsignifica que tenho sempre de ligar o ar condicionado mesmo nas outras divisões se não quero ter oscilações de temperatura, correcto?
    excepto se tiver isolamento térmico nas paredes entre divisões, que não é habitual ter.
  3.  # 4

    Qual é a idade da edificação?