Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Sou profissional em edificações e apesar de ter estudado o assunto há um MISTÉRIO que não me convence.

    Moro num prédio com duas fachadas. No quarto a norte ligo o AC a tarde toda e a temperatura desce dos 28 para 25. Á noite quando a temperatura exterior chega a 25 graus e vai descer eu desligo o AC. Até aqui tudo bem, o que me admira é que a temperatura volta novamente para os 28 e assim se mantem enquanto a temperatura exterior vai descendo por aí fora até aos 18....

    A minha questão é: se a temperatura exterior é menor então não pode ser a temperatura exterior a fazer a temperatura interior subir... pelo que só restam duas hipóteses: ou a casa tem uma ótima inércia térmica e as paredes do quarto voltam a aquecer o quarto ou então a temperatura do resto da casa rapidamente se transfere para o quarto mesmo com a porta fechada. Se assim é então isso significa que tenho sempre de ligar o ar condicionado mesmo nas outras divisões se não quero ter oscilações de temperatura, correcto?

    Ps: ver Imagem, a temperatura do quarto é a linha azul ( diz sala erradamente)

    Muito obrigado pela atenção
      IMG_20230625_232538.jpg
    •  
      SEEING
    • 26 junho 2023 editado

     # 2

    Colocado por: Ricardo Davidou a casa tem uma ótima inércia térmica

    Ou tem falta de isolamento térmico!
    Que temperatura tem na superfície interior da parede exterior?
    E a temperatura nas superfícies das paredes adjacentes?
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo David
  2.  # 3

    Colocado por: Ricardo Davidsignifica que tenho sempre de ligar o ar condicionado mesmo nas outras divisões se não quero ter oscilações de temperatura, correcto?
    excepto se tiver isolamento térmico nas paredes entre divisões, que não é habitual ter.
  3.  # 4

    Qual é a idade da edificação?
    Qual é a constituição das paredes exteriores e das interiores?
    Onde se localiza?
    • SrR
    • 26 junho 2023

     # 5

    Tem um sistema radiante em casa sem querer 😄
    Concordam com este comentário: Ricardo David
  4.  # 6

    Um exemplo real que pode explicar.
    No meu terraço ao passar junto a uma parede de tijolo, senti calor, por curiosidade usei um termômetro de infravermelho que tenho.

    Dia de 30ºC, 2h depois do por do sol, parede virada a noroeste estava a 40ºC.
    Concordam com este comentário: Ricardo David
  5.  # 7

    Colocado por: Ricardo DavidÁ noite quando a temperatura exterior chega a 25 graus e vai descer eu desligo o AC
    Também o facto de ter, normalmente, mais movimento dentro de casa de pessoas e aparelhos.
  6.  # 8

    Inércia.
    Concordam com este comentário: Ricardo David
  7.  # 9

    Poderia dar um fim nas pessoas vivas nesta moradia, afinal um corpo frio ajuda sempre a evitar que o calor se propague deste corpo (ouvi dizer apenas!) :)

    Ou então pode ser isolamento térmico como ja disseram.

    E se desligar o arrefecimento e apenas circular o ar? Entrará o ar mais frio e sem o incomodo da bomba de calor a funcionar!
  8.  # 10

    Colocado por: SEEING
    Ou tem falta de isolamento térmico!
    Que temperatura tem na superfície interior da parede exterior?
    E a temperatura nas superfícies das paredes adjacentes?
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo David



    Vou precisar de comprar um termômetro de infra vermelhos... Mas poderá ser a parede a refratar
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasQual é a idade da edificação?
    Qual é a constituição das paredes exteriores e das interiores?
    Onde se localiza?


    Em Lisboa, edifício de 2003 e não sei a constituição das paredes porque na altura não era obrigatório ficha técnica de habitação e comprei usado
  10.  # 12

    Colocado por: Ricardo DavidMoro num prédio com duas fachadas


    Você não consegue controlar o calor absorvido ou emitido pelas restantes frações do prédio.

    O calor pode vir do vizinho de cima, como de baixo, do vizinho à esquerda ou à direita.

    Não se esqueça que o interior da sua casa pode estar a 22°C, mas na fração imediatamente ao lado/cima pode estar a 30° porque o vizinho tem sempre as janelas abertas e não faz cuidado nenhum. Depois sendo um prédio com muitos m² de superfície exposta ao sol, não há milagres, esse betão todo vai aquecer.

    Imaginando que a sua fração é a mais fresca, todo este calor das restantes paredes vai automaticamente ser puxado para o interior da sua habitação.

    Quando desliga o AC, a temperatura do prédio, de uma forma geral, vai tender para o equilíbrio, aumentando automaticamente a temperatura no interior da sua habitação.
 
0.0162 seg. NEW