Boa tarde pessoal. Já leio o forum há anos mas é a primeira vez que publico. Eu e a minha companheira temos um dinheiro de parte e estamos à procura de uma casa de aldeia para recuperar para férias e ter um backup, em caso de tempos piores podemos alugar o apartamento na cidade e viver na casa. Eu estou com uns problemas de saúde e não posso trabalhar portanto tenho tempo para fazer eu as obras de remodelação. Não vamos comprar nada a cair, mas estamos a ver coisas velhas. Neste momento a casa que mais nos interessa é construção de pedra. Os maiores arranjos são o tecto da cozinha (está só em telha), o chão da cozinha que precisa de reparação em alguma vigas de madeira. Quero refazer a canalização e o esgoto e possivelmente a instalação eléctrica. Pintar e pouco mais.
Eu não sei qual é a espessura do reboco na parede de pedra (do WC e Cozinha) mas calculo que não seja suficiente para passar tubagem de agua muito menos de esgoto. óbvio que não posso furar a pedra como faria no tijolo. Já pensei que uma solução seria fazer uma parede falsa e passar tudo por trás, descer para a loja (a casa é de primeiro andar) e tinha o problema resolvido. Mas isso envolvia mover a banheira e lavatório de sítio e eu preferia não fazer isso para já, porque as louças estão bem. Preferia deixar isso para o futuro e gastar o dinheiro noutros aspectos da casa. Mas também não estou a ver outra opção, a não ser passar a tubagem por fora, o que eu não quero fazer, principalmente porque nem sequer vou usar cobre em principio.
Dicas aceitam-se. Btw, não sou construtor, nem canalizador nem electricista. Mas gosto de ler, aprender e meter a mão na massa.