Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Peço os vossos comentários ao seguinte:

temos uma moradia nova, onde estamos a viver desde março deste ano.
    A casa é composta por R/C e primeiro andar. Sendo o R/C parcialmente enterrado, pois o terreno é em declive.
    Dois dos 3 quartos são no primeiro andar da casa.
    A nossa casa está localizada no Algarve, na zona de Lagos.
    Com os últimos dias de calor que tem estado, temperaturas exteriores na ordem dos 36ºC/38ºC, considero que a casa está demasiado quente. (pelo menos a minha expectativa era que estivesse mais fresca).
    Mas vou-vos passar os detalhes todos para que tenham toda a informação possível para poderem comentar:
    1) Paredes:
    - Parede exterior simples em betão armado, com espessura de 34 cm, com isolamento térmico
    pelo interior com placas de poliestireno expandido (EPS) com 6 cm de espessura (capoto);
    - Parede exterior simples em alvenaria em bloco termico com espessura de 25cm sem caixa
    de ar, isolamento térmico pelo exterior com placas de Poliestireno Expandido (EPS) com 5
    cm de espessura;
    - todas as paredes interiores são revestidas com estuque projetado com 2.0 cm de espessura;
    2) Cobertura da casa: laje de betão+ tela asfáltica + roofmate 10cm + betonilha + manta geotêxtil + seixo rolado
    3) Caixilharias em alumnínio marca Navarra e vidros Planitherm:
    Janelas correr: Série 24200
    Janelas de abrir:: Série 14200
    Detalhe dos vidros duplos:: Vidro Planitherm 4S 6mm//cx16 Argon 90%//Planiclear 6mm
    Estores: Caixa de estor exterior com estrutura em poliestireno expandido (EPS) com espessura de 25cm e estores em alumínio perfilado ALUGIX - 56
    4) Orientação solar: todos os quartos estão virados a nascente e para além dos estores exteriores não têm mais nenhum elemento bloqueador de luz solar (cortinados, estores interiores, etc);
    5) todos os espaços (quartos e salas) têm grelhas auto reguláveis com caudal total de 175 m³/hora;
    6) Para já, ainda não temos nenhum equipamento de arrefecimento/aquecimento (A/C);

Zona mais quente da casa são os quartos do 1º andar.
    Durante o dia todos os estores estão fechados, bem como as janelas, e à noite são abertos.
    Exemplo do dia de ontem, temperatura exterior 37ºC, temperatura do quarto à noite: 27ºC.
    A minha expectativa (possivelmente) errada, é que com os materiais e técnicas que usámos na construção, que a casa fosse mais fresca.
    Não consigo entender de onde vem o calor de fora. Coloco a mão no vidro e na caixilharia e estão frios, as paredes também estão frescas.
    1ª questão: Têm alguma ideia de onde poderá entrar o calor?
    2ª questão: sem ser a instalação do AC (que essa é óbvia e temos a casa preparada para ela), que outros métodos de minimizar o calor temos? Toldos verticais pelo exterior?

Obrigada desde já.

Joana
  2.  # 2

(solução a mais longo prazo) consegue plantar árvores de folha caduca em frente aos vãos a nascente?
  3.  # 3

da forma que descreve, sim, tb diria que a casa deveria ser mais fresca.

no entanto quando, durante a noite as mínimas não baixam dos 20 graus, pouco à a fazer.

o abrir as janelas durante a noite para refrescar a casa só funciona quanda a temperatura lá fora está efectivamente mais fresca do que dentro de casa
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 4

Colocado por: nunogouveia(solução a mais longo prazo) consegue plantar árvores de folha caduca em frente aos vãos a nascente?

E a sul não?
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 5

Olhe não sei se há mt a fazer com o nosso calhor. Dou-lhe um exemplo, dois prédios em Lisboa, um ao lado do outro, um tem 30 anos e o outro 10, ambos de construção de top, para a sua época é claro. No Verão, sinceramente, tanto aquece um como o outro, no inverno o mais recente é um pouco mais quente, mas pouca diferença tem.
  4.  # 6

É um erro crasso considerar que isolamento térmico não deixa entrar o calor.
    O isolamento térmico diminui as necessidades de correção da temperatura não as eleminando.

Relembro que a actividade humana é uma grande fonte de calor.
    Concordam com este comentário: nbastos, ajg010627
  5.  # 7

Pelo que descreve, reduzir muito a temperatura interior sem a/c vai ser difícil.

Sombreamentos ajudam e podem ser feitos de forma improvisada (como teste e para os ter já este verão) por muito pouco dinheiro.

Ventoinhas evaporativas são excelentes para o seu clima. Mesmo a velocidade baixa, descem a sensação de calor em 5-10 graus com facilidade sem gastar praticamente electricidade. Por 100-200€ pode dormir melhor já hoje.

Mude o quarto para o r/c enquanto não resolve o problema.
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 8

Colocado por: zemvpferreiraVentoinhas evaporativas são excelentes para o seu clima. Mesmo a velocidade baixa, descem a sensação de calor em 5-10 graus com facilidade sem gastar praticamente electricidade. Por 100-200€ pode dormir melhor já hoje.

São boas sim
  6.  # 9

Colocado por: ajg010627Exemplo do dia de ontem, temperatura exterior 37ºC, temperatura do quarto à noite: 27ºC.

Parece-me perfeitamente normal, vai ter que investir no ar condicionado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

com cobertura plana não há milagres...

tente refrescar com ventilação noturna. extrair o ar quente interior, e/ou insuflar o ar fresco da rua.

pode também pedir a alguem que tenha uma camara de infravermelhos, que lhe veja quais os pontos + criticos da casa.
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 11

Colocado por: Pickaxe
    Parece-me perfeitamente normal, vai ter que investir no ar condicionado.

Desculpe, mas estou com o user com tanto investimento em isolamento seria expectável menos temperatura em casa. Isso é quase o que uma casa com 25 anos aguenta.
  8.  # 12

Até onde vivo atualmente, com ventilação natural pelas caixas de estore, com as fitas das portas de correr já com folgas, etc. tenho menos temperatura que essa.

Algo errado não está bem.
  9.  # 13

Colocado por: fernandoFerreiracom cobertura plana não há milagres...

tente refrescar com ventilação noturna. extrair o ar quente interior, e/ou insuflar o ar fresco da rua.

pode também pedir a alguem que tenha uma camara de infravermelhos, que lhe veja quais os pontos + criticos da casa.

Era bom saber que espessura de isolamento existe efectivamente na cobertura.
    ainda assim eu acho tb que os valores que apresenta são normais. Tem efectuado a ventilação noctura ( ABRIR as JANELAS), ajua a minimizar .
  10.  # 14

Colocado por: AMVPDesculpe, mas estou com o user com tanto investimento em isolamento seria expectável menos temperatura em casa.

Então com uma temperatura exterior de 37º, no Algarve onde as temperaturas noturnas são altas, qual seria a temperatura interior aceitável sem climatização.
  11.  # 15

depende de vários factores...

pode ter as ver com area de janelas e exposição solar das mesmas.

tem aí uma parede de betão com isolamento pelo interior, certo?? é muita área?

e a cobertura plana não ajuda
  12.  # 16

Colocado por: AMVP
    Desculpe, mas estou com o user com tanto investimento em isolamento seria expectável menos temperatura em casa. Isso é quase o que uma casa com 25 anos aguenta.
    o isolamento conserva o calor.......
    • eu
    • 26 junho 2023

# 17

Esses valores parecem normais, o isolamento não arrefece as casas, apenas retarda o aquecimento.

Tem que aproveitar ao máximo para ventilar durante a noite.
  13.  # 18

Colocado por: jorgealveso isolamento conserva o calor.......

Uma casa mais bem isolada, vai demorar mais tempo a dissipar a energia que lá fique retida, comparativmnte a um acasa pouco ou nada isolada.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 19

Isto está correto?

1) Paredes:
    - Parede exterior simples em betão armado, com espessura de 34 cm, com isolamento térmico
    pelo interior com placas de poliestireno expandido (EPS) com 6 cm de espessura (capoto);
    Concordam com este comentário: nbastos
  15.  # 20

Colocado por: Vítor MagalhãesIsto está correto?

provavelmente se tiver uma fonte de arrefecimento... Voltamos a ideia que o étics ou itics por si só não resolve nada...

0.0214 seg. NEW