Colocado por: AMVP
E a sul não?
Colocado por: DR1982Então e a inércia térmica?
Não será também o que impede a casa de arrefecer facilmente?
Colocado por: nunogouveiaPois, cada médico com a sua receita… é por isso que estas decisões deviam ser sempre tomadas com base em cálculos.
A meu ver, uma casa com demasiados ganhos solares não devia ter muita inércia térmica, daí eu poucas vezes defender o uso de alvenarias térmicas (mais caras e não mais eficazes na maioria das casas). Uma boa inércia térmica é vantajosa numa casa sem grandes ganhos solares = orientada a sul e com sombreamento.
Colocado por: nunogouveia
A sul não precisa bloquear as vistas, bastam palas devidamente dimensionadas (a orientação dos vaos a sul é um ovo de Colombo).
Colocado por: Pickaxe
Então com uma temperatura exterior de 37º, no Algarve onde as temperaturas noturnas são altas, qual seria a temperatura interior aceitável sem climatização.
Colocado por: nbastosVoltamos a ideia que o étics ou itics por si só não resolve nada...
(...) consegue assegurar isso a partir do meio de agosto e até Novembro? É que uma exposição a sul em junho é uma coisa, uma exposição a partir do meio de agosto é outra completamente diferente.
Colocado por: nunogouveiaBoas Nuno.
Nesses meses, o sombreamento deixa passar algum sol, claro. Bem, mas no porto existe a CTO, casa termicamente otimizada, construída nos anos 80. Os gráficos de temperatura interior (ela têm vários sensores de temperatura) falam por si. É uma casa passiva (tem apenas uma lareira e que é ligada poucas vezes). Vale bem a pena uma visita.
Colocado por: Vítor MagalhãesIsto está correto?
Colocado por: nunogouveia, mas no porto existe a CTO
Colocado por: ajg0106275) quanto à espessura da cobertura não consigo interpretar o projeto da térmica para responder.
(...)Esta é a minha experiência.
Colocado por: eunão é tão Linear assim, se não tiver uma fonte de arrefecimento, não é ventilando muito bem que consegue uma temperatura de conforto, muito menos se tivermos noites quentes, a função do étics é " manter" a temperatura " criada" dentro da habitação com objetivo de reduzir custos com essa mesma climatização, seja ela qual for... Por si só é um engano ( não estou a dizer com isto que não defendo o sistema, antes pelo contrário..)
Resolve, se ventilar muito bem durante a noite.
Se não ventilar durante a noite, uma casa com ETICS pode ser até mais quente que uma casa das antigas, sem isolamento.
Colocado por: Pedro Barradas
Veja antes no Certificado energético.
e o que diz a Ficha Técnica da Habitação?
Colocado por: nbastosnão é tão Linear assim, se não tiver uma fonte de arrefecimento, não é ventilando muito bem que consegue uma temperatura de conforto, muito menos se tivermos noites quentes,
Colocado por: ajg010627Onde consulto a ficha técnica da habitação?