Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Qualquer tipo de isolamento é travão às trocas térmicas. No inverno impede que o calor saia e que o frio entre, no verão irá exatamente acontecer o mesmo. Acontece que geralmente no inverno tem uma fonte de aquecimento, se tiver uma fonte de arrefecimento certamente também vai ter mais conforto em casa certamente. Menos perdas energéticas, mais poupança €€
  2.  # 2

Então e a inércia térmica?
    Não será também o que impede a casa de arrefecer facilmente?
    Concordam com este comentário: JRMO
  3.  # 3

Colocado por: AMVP
    E a sul não?

A sul não precisa bloquear as vistas, bastam palas devidamente dimensionadas (a orientação dos vaos a sul é um ovo de Colombo).
    Para mim, os ganhos térmicos da casa do user AJG estão sobretudo ligados aos ganhos solares pelos envidraçados, e inda um pouco pelo uso da casa (equioamentos ligados e pessoas)e não pelo aquecimento das paredes.
  4.  # 4

Colocado por: DR1982Então e a inércia térmica?
    Não será também o que impede a casa de arrefecer facilmente?

A meu ver, uma casa com demasiados ganhos solares não devia ter muita inércia térmica, daí eu poucas vezes defender o uso de alvenarias térmicas (mais caras e não mais eficazes na maioria das casas). Uma boa inércia térmica é vantajosa numa casa sem grandes ganhos solares = orientada a sul e com sombreamento.
  5.  # 5

Colocado por: nunogouveia
    A meu ver, uma casa com demasiados ganhos solares não devia ter muita inércia térmica, daí eu poucas vezes defender o uso de alvenarias térmicas (mais caras e não mais eficazes na maioria das casas). Uma boa inércia térmica é vantajosa numa casa sem grandes ganhos solares = orientada a sul e com sombreamento.
    Pois, cada médico com a sua receita… é por isso que estas decisões deviam ser sempre tomadas com base em cálculos.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 6

A sul não precisa bloquear as vistas, bastam palas devidamente dimensionadas (a orientação dos vaos a sul é um ovo de Colombo).

Com o devudo respeito, consegue assegurar isso a partir do meio de agosto e até Novembro? É que uma exposição a sul em junho é uma coisa, uma exposição a partir do meio de agosto é outra completamente diferente.
    • AMVP
    • 26 junho 2023

# 7

Colocado por: Pickaxe
    Então com uma temperatura exterior de 37º, no Algarve onde as temperaturas noturnas são altas, qual seria a temperatura interior aceitável sem climatização.

Não lhe sei responder a essa questão, apenas faço comparação com o que tenho. No quarto do neu filho,o unico onde tenho sensor de temperatura, tem estado a atingir 28/29 graus. É um edifício de 1997, o quarto é virado a sw, tem uma janela de 140x180 (são duas janelas de vidro duplo basico), não tenho feito arrefecimento noturno (estou à espera para colocar rede), apenas o faco da parte da manhã, a porta do quarto fuca fechada a partir das 14 até às 2h e com um pc sempre em funcionamento. Por isso disse que era expectável que a casa do user estivesse mais fresca.
    Há isto em odivelas, máximas não tão altas mas as noites tb têm estado quentes
    • eu
    • 27 junho 2023

# 8

Colocado por: nbastosVoltamos a ideia que o étics ou itics por si só não resolve nada...

Resolve, se ventilar muito bem durante a noite.

Se não ventilar durante a noite, uma casa com ETICS pode ser até mais quente que uma casa das antigas, sem isolamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
  6.  # 9

(...) consegue assegurar isso a partir do meio de agosto e até Novembro? É que uma exposição a sul em junho é uma coisa, uma exposição a partir do meio de agosto é outra completamente diferente.

Nesses meses, o sombreamento deixa passar algum sol, claro. Bem, mas no porto existe a CTO, casa termicamente otimizada, construída nos anos 80. Os gráficos de temperatura interior (ela têm vários sensores de temperatura) falam por si. É uma casa passiva (tem apenas uma lareira e que é ligada poucas vezes). Vale bem a pena uma visita.
  7.  # 10

Nesses meses, o sombreamento deixa passar algum sol, claro. Bem, mas no porto existe a CTO, casa termicamente otimizada, construída nos anos 80. Os gráficos de temperatura interior (ela têm vários sensores de temperatura) falam por si. É uma casa passiva (tem apenas uma lareira e que é ligada poucas vezes). Vale bem a pena uma visita.
    Boas Nuno.
    Consegue-se ter acesso aos dados ou foram só os publicados na tese?
    Visitar desconhecia. Pode partilhar mais info?
  8.  # 11

Colocado por: Vítor MagalhãesIsto está correto?

Concordam com este comentário:nbastos

Engano meu! era pelo exterior e não interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    • AMVP
    • 27 junho 2023

# 12

Colocado por: nunogouveia, mas no porto existe a CTO

Pois no Porto não sei, nunca lá vivi, apenas posso partilhar a minha experiência. Tive um apartamento totalmente birado a Sul, é certo aie só tinha uma frente e isso dificulta a circulação de ar mas como era uma zona ventosa até circulava, para efeitos solares era um 7 andar, tinha em cima mais dois pisos de habitação e um de arrecadações com placa e tenho a dizer-lhe que em maio, junho e julho (pq o piso de cima avança face ao meu, a cousa até que corri normal, pois não havia incidência solar nas janelas mas a partir da primeira semana de agosto começava um inferno, já agora em abril se houvesse calor tb, que só terminava, alguns anos, lá para dezembro mas por regra lá para novembro. Posso dizer-lhe que o meu filho nasceu a 12 de novembro, quando foi para casa tive de colocar o rapaz quase no corredor pois na cozinha só quase no final é que o rapaz não berrava com o sol a dar-lhe. Obviamente estive em casa quando nasceu e digo-lhe que só de manga à cava até ao final de Novembro e mesmo assim era difícil de aguentar, sim à noite refrescava. Tinha lareira e aquela ideia de acender no natal era simples, se estivesse sol na vespera de natal acendia a lareira e abrir as janelas, pous ninguém aguentava o calor.
    Sim, se não houvesse sol a casa arrefecia.
    Os meus vizinhos do 7 andar andavam quase o ano todo de alças em casa e limpar a casa no verão só a noite, e mesmo assim tudo isto era um suplício.
    Nesses meses de transição, fica um cheiro do aquecimento das caixilharia que nem sei o que lhe dizer.
    Esta é a minha experiência.
    • AMVP
    • 27 junho 2023

# 13

Olhando para trás, penso que teve uma coisa boa, preparou o meu filho para o calor :)
  9.  # 14

obrigada a todos pelos comentários.

Vou esclarecer alguns pontos que foram comentados:

1) Eu só a única pessoa que usa a casa durante o dia: e limito-me a estar no meu escritório a trabalhar;
    2) Todos os fins de tarde/noite, a partir do momento em que se nota a baixa de temperatura exterior (que ultimamente tem sido quase imperceptível), são abertas as janelas de toda a casa, para permitir que entre o ar mais fresco (estores para cima e só com as redes mosquiteiras), ainda assim nos últimos dias não tem sido suficiente;
    3) posso e VOU plantar árvores nos vãos a nascente, também foi uma ideia que tive ontem, e parece-me ser uma solução não imediata, claro, mas concerteza que iremos notar muita diferença no futuro;
    4) todas as janelas da casa são de sacada, o que também não ajuda porque a superfície exposta é muito grande;
    5) quanto à espessura da cobertura não consigo interpretar o projeto da térmica para responder.

Mais uma vez, agradeço a todos os vossos inputs, depois das vossas opiniões entendi que:
    1) o facto de haver bom isolamento numa casa, faz com que as perdas energéticas de interior para exterior sejam minoradas. Significando isto que se no interior estiver quente, a dissipição ocorre mais lentamente por conta do isolamento. O que não é necessariamente negativo, uma vez que pressuponho que se arrefecer ou aquecer a casa, através de A/C por exemplo, o frio ou o calor não vão "fugir" tão facilmente. Está correta esta minha interpretação?
    2) As árvores serão concerteza um bom aliado no controlo da temperatura na zona virada a nascente;
    3) Instalação de AC vai também trazer mais conforto à vivência aqui em casa;

Mais uma vez obrigada.

Joana
  10.  # 15

Colocado por: ajg0106275) quanto à espessura da cobertura não consigo interpretar o projeto da térmica para responder.

Veja antes no Certificado energético.
    e o que diz a Ficha Técnica da Habitação?
  11.  # 16

(...)Esta é a minha experiência.

E que sombreamento existia nos vãos?
  12.  # 17

Colocado por: eu
    Resolve, se ventilar muito bem durante a noite.

Se não ventilar durante a noite, uma casa com ETICS pode ser até mais quente que uma casa das antigas, sem isolamento.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    não é tão Linear assim, se não tiver uma fonte de arrefecimento, não é ventilando muito bem que consegue uma temperatura de conforto, muito menos se tivermos noites quentes, a função do étics é " manter" a temperatura " criada" dentro da habitação com objetivo de reduzir custos com essa mesma climatização, seja ela qual for... Por si só é um engano ( não estou a dizer com isto que não defendo o sistema, antes pelo contrário..)
  13.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas
    Veja antes no Certificado energético.
    e o que diz a Ficha Técnica da Habitação?

Olá Pedro,

o certificado energético diz o seguinte:
    Cobertura exterior, com espessura total de 47 cm com a seguinte
    constituição: Revestimento superior em pavimento cerâmico com 2 cm de
    espessura com condutibilidade térmica 1.30 W/(m.oc), camada de betonilha
    de assentamento/regularização de 5 cm com condutibilidade térmica 1.30
    W/(m.oc), isolamento térmico com placas de Poliestireno Expandido
    Extrudido (XPS) com 10 cm de espessura com massa volúmica aparente
    entre 25 e 40Kg/m3 com condutibilidade térmica 0.037 W/(m.oc), tela de
    impermeabilização, camada de enchimento em betão leve com espessura
    média de 5 cm com condutibilidade térmica 1.30 W/(m.oc), laje plana de
    betão armado com espessura de 23 cm com massa volúmica aparente
    entre 2300 e 2400Kg/m3 com condutibilidade térmica 2.50 W/(m.oc) e
    revestimento inferior com estuque projetado de 2 cm de espessura com
    massa volúmica aparente entre 1200 e 1500Kg/m3 com condutibilidade
    térmica 1.30 W/(m.oc).

Onde consulto a ficha técnica da habitação?

Obrigada.
    • eu
    • 27 junho 2023

# 19

Colocado por: nbastosnão é tão Linear assim, se não tiver uma fonte de arrefecimento, não é ventilando muito bem que consegue uma temperatura de conforto, muito menos se tivermos noites quentes,

Sim, claro, se as noites forem quentes, não há solução que não seja arrefecer com equipamentos ativos.

Mas felizmente, a maior parte das noites ainda é relativamente fresca.
  14.  # 20

Colocado por: ajg010627Onde consulto a ficha técnica da habitação?

É obrigatório depositar a FTH na câmara municipal , este documento é elaborado após emissão da LAU.
    A FTH, deve ser assinada pelo director técnico da obra e pelo promotor da obra.

0.0241 seg. NEW