Colocado por: marco1a meter lajetas meta apoiadas, há uns apoios que custam centimos. Permite muito facilmente remover para alguma eventualidade.
Colocado por: Ruikode
Já tive a mesma dúvida, mas deverei optar pelo seixo. Em termos de custo, as lajetas deverão ser mais caras por m2, e possivelmente com o mesmo investimento, coloca-se maior espessura de xps e o seixo. De qualquer forma, e independentemente do custo de qualquer uma das soluções, tenho recebido bom feedback de quem utilizou o seixo (preferencialmente branco pois absorve menos calor). Teoricamente, o seixo ao ser uma massa "não contínua" comparativamente à lajeta que é um bloco de cimento (+ xps), permite abrandar a transmissão do calor até chegar ao xps e eventualmente à laje de cobertura.
Será que funcionará mesmo assim? Não sei, é tudo muito teórico mas estou inclinado a seguir por essa via.
Eu também, mas acredito que uma ou outra solução vão dar ao mesmo, uma vez que terá sempre de colocar lastro para fixar a estrutura dos paineis, portanto julgo que isso não será problema.
Colocado por: fjmartinhoMas talvez por essa razão de ser “descontínuo” existe o problema das pontes térmicas. Estou confuso na verdade 😅
Voltando ao seu receio das pontes térmicas, isso já decorre de outra situação, que é a descontinuidade da camada de isolamento (xps, ou outro). Cobertura invertida, será por norma mais suscetível a pontes térmicas, uma vez que o isolamento fica por cima da impermeabilização, e como o mais certo é a água chegar até ela (circulando por baixo do isolamento até certo ponto) deverá criar um choque térmico entre o calor interior e a água fria exterior (isto no inverno). A cobertura tradicional será mais indicada para evitar essa situação., a questão do frio parece-me que não fica muito bem resolvida, colocar por baixo do teto falso lã de rocha não ajuda a resolver o problema do frio???
Se eu estiver totalmente enganado, por favor, corrijam-me.
Colocado por: pinhopedrocolocar por baixo do teto falso lã de rocha não ajuda a resolver o problema do frio???
Colocado por: pinhopedroo que acham de se colocar a seguir à tela asfáltica, tela pitonada (piton virado para cima) de seguida o xps de 12cm e por fim manta geotêxtil e godo