Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

a meter lajetas meta apoiadas, há uns apoios que custam centimos. Permite muito facilmente remover para alguma eventualidade.
    • Kepe
    • 9 novembro 2024

# 2

Colocado por: marco1a meter lajetas meta apoiadas, há uns apoios que custam centimos. Permite muito facilmente remover para alguma eventualidade.

Esses apoios não vão marcar a tela toda?
    Tela + manta + apoios + caixa de ar + lajeta com isolamento

Funciona assim?
  2.  # 3

Colocado por: Ruikode
    Já tive a mesma dúvida, mas deverei optar pelo seixo. Em termos de custo, as lajetas deverão ser mais caras por m2, e possivelmente com o mesmo investimento, coloca-se maior espessura de xps e o seixo. De qualquer forma, e independentemente do custo de qualquer uma das soluções, tenho recebido bom feedback de quem utilizou o seixo (preferencialmente branco pois absorve menos calor). Teoricamente, o seixo ao ser uma massa "não contínua" comparativamente à lajeta que é um bloco de cimento (+ xps), permite abrandar a transmissão do calor até chegar ao xps e eventualmente à laje de cobertura.
    Será que funcionará mesmo assim? Não sei, é tudo muito teórico mas estou inclinado a seguir por essa via.

Eu também, mas acredito que uma ou outra solução vão dar ao mesmo, uma vez que terá sempre de colocar lastro para fixar a estrutura dos paineis, portanto julgo que isso não será problema.

Mas talvez por essa razão de ser “descontínuo” existe o problema das pontes térmicas. Estou confuso na verdade 😅
  3.  # 4

Bem, eu não estava a falar de lajetas ja com o isolamento
  4.  # 5

Colocado por: fjmartinhoMas talvez por essa razão de ser “descontínuo” existe o problema das pontes térmicas. Estou confuso na verdade 😅

Mas essa é outra questão diferente. Quando me referi a essa descontinuidade da massa quando nos referimos ao seixo, ainda não estamos a falar do isolamento propriamente dito (que está abaixo do seixo / lajeta). Ou seja, o sol ao incidir numa superfície maciça (como a lajeta), o calor ir propagar-se através dessa massa até chegar ao isolamento, sendo que a função deste último será abrandar essa progressão de calor para a estrutura. Teoricamente, no caso do seixo, esse calor deverá progredir mais lentamente uma vez que os pontos de contato entre as pedras são pequenos, dificultando a transmissão do calor. Sinceramente não sei se funcionará assim a 100%, se isto é uma verdade absoluta, mas para alguém que não é engenheiro e desconhece os cálculos que validam estas coisas, parece-me uma teoria sólida.
    Voltando ao seu receio das pontes térmicas, isso já decorre de outra situação, que é a descontinuidade da camada de isolamento (xps, ou outro). Cobertura invertida, será por norma mais suscetível a pontes térmicas, uma vez que o isolamento fica por cima da impermeabilização, e como o mais certo é a água chegar até ela (circulando por baixo do isolamento até certo ponto) deverá criar um choque térmico entre o calor interior e a água fria exterior (isto no inverno). A cobertura tradicional será mais indicada para evitar essa situação.
    Se eu estiver totalmente enganado, por favor, corrijam-me.
  5.  # 6

Dando continuidade a este tópico, se me permitem, o que acham de se colocar a seguir à tela asfáltica, tela pitonada (piton virado para cima) de seguida o xps de 12cm e por fim manta geotêxtil e godo.
    A dúvida está na tela pitonada, já alguém viu este tipo de solução, será uma solução.
    Foi-me aconselhado pelo aplicador da tela asfáltica.

Em relação ao ultimo comentário do user RuiKode
    Voltando ao seu receio das pontes térmicas, isso já decorre de outra situação, que é a descontinuidade da camada de isolamento (xps, ou outro). Cobertura invertida, será por norma mais suscetível a pontes térmicas, uma vez que o isolamento fica por cima da impermeabilização, e como o mais certo é a água chegar até ela (circulando por baixo do isolamento até certo ponto) deverá criar um choque térmico entre o calor interior e a água fria exterior (isto no inverno). A cobertura tradicional será mais indicada para evitar essa situação.
    Se eu estiver totalmente enganado, por favor, corrijam-me.
    , a questão do frio parece-me que não fica muito bem resolvida, colocar por baixo do teto falso lã de rocha não ajuda a resolver o problema do frio???
  6.  # 7

Colocado por: pinhopedrocolocar por baixo do teto falso lã de rocha não ajuda a resolver o problema do frio???

Se está a referir-se ao frio migrar para o interior pela cobertura ao ponto de arrefecer o espaço interior, acredito que se o isolamento for dimensionado corretamente, esse não seria um verdadeiro problema. Julgo que o maior problema será localizado na superfície de contato entre a temperatura interior e exterior (que corresponde à parte interior da laje), e esse choque térmico deverá levar a alguma condensação interna, e eventualmente os famosos fungos.
    A utilização de uma camada de lã de rocha no teto falso não sei como resultará, pois calculo que em alguma parte do sistema ir existir o tal choque térmico, pode é o resultado ficar escondido no meio dessas camadas de materiais.
    Como tinha referido, posso estar enganado, pois apenas sei o que vou lendo aqui e ali, mas não tenho nenhuma certeza.

Colocado por: pinhopedroo que acham de se colocar a seguir à tela asfáltica, tela pitonada (piton virado para cima) de seguida o xps de 12cm e por fim manta geotêxtil e godo

Acho que com o peso do godo, a lamina de drenagem vai ceder, e vão ficar os pitons meio esmagados e meio enfiados no xps.
  7.  # 8

Tenho essa solução apenas na zona da garagem, com 19cm de dos.
    Em cima da tela de xisto levou a manta geotextil, os apoios (devem ter uns 10x10) que ficam praticamente cravados entre o geotextil e o xps e as lajetas.

O que acho estranho é elas dilatarem muito mais do que é suposto... De tal forma q no verão reparei q algumas até levantaram... Entretanto, há uns dias fui dar uma limpeza às caleiras, e as últimas peças que só têm uns 15cm deram a volta com a pressão das outras...

0.0143 seg. NEW