Colocado por: RaphaelRico-const.Ou ele é livre de alterar o artigo ou parcelar e alterar artigos e apos alteracao vende-lo
Colocado por: RaphaelRico-const.
Estava a colocar uma questão, nao estava a afirmar.. E até pode ter alguma logica(ou nao) Dependendo da perspetiva. Se eu quisesse adquirir o terreno(rustico) e alterar para urbano para "unir" ao meu urbano ate teria logica ou nao ?
Se eu tivesse certezas nao punha a questão aqui no forum..
É preciso é calma. Perguntar nao ofende. Ou ficou ofendido ?
Ele pode fazer o que bem lhe aptece é dele. Mas se ele o tornar urbano ja ganho direito de preferencia ou nao?
Portanto acho que nao é descabido de todo as minhas questoes.
Se voce tivesse uma moradia e ela circundada por um terreno secalhar ia gostar de o comprar voce. Em vez de ser vendido a terceiros ou nao ?
Colocado por: spvaleSe fosse comigo sonhava quanto o vizinho queria por ele e via se chegava a acordo com ele.
Se tem mesmo interesse pague o que o dono quer porque futuramente se der para construir pode afectar a sua vivência, um tio meu arrependeu-se e agora já não tem terreno ao lado mas sim uma casa gigante a fazer sombra..
Colocado por: Bigmouseeu ando a tentar fazer isso mesmo, para evitar futuramente alguém construir sobre o limite de propriedade, principalmente pela exposição solar. mas não esta fácil.
Colocado por: dalmonioResumindo: Não tem nem nunca vai ter direito de preferência. Ainda que tivesse algum direito de preferência, o que insinuou no seu primeiro post é que queria exercer um direito (obrigar o proprietário a vender?) antes de ele passar o terreno (que é dele) de rustico a urbano. Fico pasmado com a lata que algumas pessoas têm.... eu sei que perguntar não ofende mas isto já é entrar no ridículo quando se chega ao ponto de querer ter direitos sobre a propriedade de outros.
Colocado por: Pedro Barradas
e mesmo nos Rusticos, não é de qq maneira.
O direito de preferência, é somente quanto à obrigação de comunicar o valor de venda, dando-lhe a oportunidade de adquirir o mesmo pelo valor declarado - Ou seja tem de igualar a oferta.
Relativamente ao seu caso, tendo interesse na aquisição do terreno sobranceiro ao seu. Fale com o dono e explique que caso ele pretenda vender, tem interesse no negócio, que por gentilza, o informe por forma a poder fazer uma oferta...
Colocado por: RaphaelRico-const.
Agora questiono-me.
O direito de preferencia permite-o?(1) Por lei nao posso "exigir" a compra do terreno por inteiro enquanto rustico ?(2) Ou ele é livre de alterar o artigo ou parcelar e alterar artigos e apos alteracao vende-lo/perguntar-me se o quero comprar ?(3)
É que comprar um lote 2200m2 rustico tem um preço. Mas comprar 2 lotes urbanos de 1100m2 cada tem outro.
Estou com muitas duvidas quanto a isto e nao queria perder o terreno. Visto que o terreno circunda por completo a nossa casa (4)
Muito obrigado
Cumprimentos
Colocado por: RaphaelRico-const.Por lei nao posso "exigir" a compra do terreno por inteiro enquanto rustico ? Ou ele é livre de alterar o artigo ou parcelar e alterar artigos
Colocado por: DanyelmendoncaPosso vender assim uns 4 ou 5 pedacos de terreno? Um pedaco a cada 1 deles. Vender tipo uns 200m2 a cada 1 deles ?