Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Estou a pensar comprar uma casa em construção ainda so en paredes. E tive que negociar algumas coisas que estou a colocar no CPCV porque o constructor não é nada flexível para não ter custos acrescidos.
    A domotica não está incluída mas queria deixar algumas coisas para depois eu instalar as coisas.
    Para além de caixas fundas ( que tamanho que não tragam custos muito diferentes para o construtor) em todos os interruptores e um fio eléctrico neutro o que devo colocar mais agora?
    Para tomadas para ligação de electrodomésticos o que necessito para poder ligar à distância ou basta no quadro?. A casa já vai ter estores eléctricos mas só com interruptor ao pé da janela ( o resto é extra)
    Está escrito no caderno de encargos que a casa já tem pre instalação de alarme.
    Câmaras com Wi-Fi safo-me ou é melhor passar cabos? A casa vai ter piso radiante hidráulico com 2 circuitos diferentes para
    rc e cave e vmc e ac. Há Shelly ou coisas parecidas que possa instalar não muito dispendiosas?. A casa vai estar longos períodos fechada por isso queria ter a distância algumas possibilidades é um circuito de câmaras para além das comodidades de ligar e desligar luzes e subir ou fechar estores.
    E tb já tem pre instalação de fotovoltaicos para além dos solars para a bomba. Tb vai ter num futuro piscina mas não para já
    Como se deve notar não percebo nada disto.
    Qualquer ajuda é bem-vinda. Basicamente sistemas simples e coisas simples nao muito caras mas que valem a pena e aumentam o valor da casa. Não preciso da última batata frita da domotica perdoem-me a expressão.
  2.  # 2

    Boa noite.

    Relativamente às cameras de preferência por cabo. Evite chinesada e mude sempre a password por defeito destes dispositivos.

    Relativamente a tudo o resto tem várias opções.
    Shelly usa Wi-Fi, que por definição é mais lento, é precisa de garantir cobertura em toda a casa. (se for grande possivelmente terá de comprar um sistema mesh)

    Dispositivos zigbee, é um protocolo mais rápido, depende de um gateway.

    Dispositivos Zwave, protocolo mais lento que o zigbee e depende igualmente de um gateway.

    Matter o futuro dos protocolos de comunicado de automação. Precisa também de um gateway.

    Um gateway é um dispositivo que liga todos os dispositivos a uma rede de Internet.

    Tirando os dispositivos matter nenhum deles comunica entre entre os mesmos se forem de marcas diferentes. a menos que tenha um servidor com o Homeassistant ou suportem Google home ou similares.

    O meu conselho é escolher dispositivos matter todos da mesma marca ou zigbee. Shelly são razoáveis mas o protocolo em si é mais limitativo mas também depende muito do que quer fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inspectorgadjet
  3.  # 3

    Tem shelly que usa cabo de rede, linha pro para instalar no quadro eletrico.
  4.  # 4

    Penso que com cabo só mesmo os pro para meter no quadro. Para interruptores e afins penso que não existe nenhuma opção (até pelo espaço da caixa)
  5.  # 5

    Colocado por: zedamotocicletaBoa noite.

    “Relativamente às cameras de preferência por cabo. “Em termos custos têm ideia de materiais e arranjar quem faça?! Em termos de segurança há assim tanta diferença? Porque se toda a forma o principal e conseguir ter acesso por net

    O meu conselho é escolher dispositivos matter todos da mesma marca ou zigbee. Shelly são razoáveis mas o protocolo em si é mais limitativo mas também depende muito do que quer fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Inspectorgadjet


    Colocado por: zedamotocicletaBoa noite.

    Relativamente às cameras de preferência por cabo. Evite chinesada e mude sempre a password por defeito

    O meu conselho é escolher dispositivos matter todos da mesma marca ou zigbee. Shelly são razoáveis mas o protocolo em si é mais limitativo mas também depende muito do que quer fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Inspectorgadjet

    Em termos de preço basicamente ligar e desligar luzes estores activar alarme desativar se colocar uma porta uma fechadura com código se tiver tb qualquer coisa que consigo desligar tomadas ou activar a vmc de vez quando. Tudo isto para fazer fora de casa porque vou passar longos períodos cima casa fechada passando por cabos é mais caro e como quero ter acesso na mesma por algum home assistent Alexa ou Xiaomi ou qualquer coisa fora de caso compensa cabos desconheço os outros home assistentes
  6.  # 6

    Veja a tplink com protocolo matter. Tem interruptores já tudo integrado é só instalar.

    Evite o Wi-Fi nos interruptores caso queira integrar com sensores de proximidade. Tem um delay pouco desejável.

    Se for só uma questão de ligar e desligar remotamente o protocolo Wi-Fi serve e compensa se for uma solução muito mais barata (em principio não).

    Meteria tudo na cloud por uma questão de simplicidade, se tiver um telemóvel Android usaria o Google home se tiver um iPhone tem de procurar dispositivos compatíveis com Apple.

    A única coisa que Meteria Wi-Fi pela certa seria as cameras caso não pudesse passar cabo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inspectorgadjet
  7.  # 7

    Colocado por: Inspectorgadjet
    Qualquer ajuda é bem-vinda. Basicamente sistemas simples e coisas simples nao muito caras mas que valem a pena e aumentam o valor da casa. Não preciso da última batata frita da domotica perdoem-me a expressão.


    Olá,
    "Aumentar o valor da casa" com soluções wireless como lhe foram propostas, não é uma realidade, pois podem ser colocadas em qualquer altura.
    Se quer realmente ter essa mais valia, terá sempre que ir para um sistema de domótica KNX.
    Concordam com este comentário: Easidomo
 
0.0137 seg. NEW