Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Moro num apartamento no último andar, com acesso ao sótão, que não é utilizado (e é relativamente baixo, no máximo 1,5m, na zona mais alta), telhado de fibrocimento sem amianto, chão em cimento relativamente irregular (i.e. não alisado).
    Com base no que fui lendo neste fórum, tenciono colocar 2 camadas lã de rocha 80mm, cruzadas, com papel kraft virado para baixo na superfície e uma tela respirável (só para evitar que algum detrito possa cair na lã de rocha). Irei fazer isso apenas na área reservada ao meu apartamento. Pelo facto dos apartamentos contíguos não terem esse isolamento, questiono se a eficácia ficará muito prejudicada.
  2.  # 2

Colocado por: Rolling_Stonequestiono se a eficácia ficará muito prejudicada.

Essa laje é constituída por uma lâmina de betão, vigotas e abobadilhas.
    Se as abobadilhas por força dos espaços ocos que possuem têm algumas propriedades isolantes, já a lâmina de betão e as vigotas são pontes térmicas.
    Não isolando a totalidade dessa laje, terá sempre na zona de transição da parte isolada para a não isolada uma ponte térmica deficientemente corrigida.
    Experimente isolar só na área do seu apartamento, se achar que o resultado não satisfaz, experimente isolar também 1 ou 2m para além do perímetro do seu apartamento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rolling_Stone
  3.  # 3

Aplique o isolamento sobre a área do seu apartamento +>0.50m para o lado.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rolling_Stone
  4.  # 4

Fale com os restantes vizinhos e explique que não tem só vantagens térmicas como, sendo no ultimo andar, também vai atenuar bastante os ruídos aéreos vindos do exterior.

Seria uma pena se não conseguissem chegar a um compromisso para algo que beneficiaria todos por um custo residual.
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusFale com os restantes vizinhos e explique que não tem só vantagens térmicas como, sendo no ultimo andar, também vai atenuar bastante os ruídos aéreos vindos do exterior.

Seria uma pena se não conseguissem chegar a um compromisso para algo que beneficiaria todos por um custo residual.

É uma pena de facto, mas tendo como referência as reuniões de condomínio sempre que se fala da necessidade de obras, julgo que seria uma operação de diplomacia para a qual não tenho tempo ou jeito. Os prédios já não são o que eram "antigamente", os vizinhos mal se conhecem. Não descarto que no futuro não fale e até os convide a entrar em casa para verem a diferença, mas tudo isso demora tempo que eu não estou disposto a esperar, ainda para mais como diz e bem, por um custo residual. A minha casa é mesmo fria/quente, se ganhar 2 graus, será uma vitória.
  6.  # 6

Colocado por: Rolling_StoneA minha casa é mesmo fria/quente, se ganhar 2 graus, será uma vitória.

Vai sentir um conforto muito, mas muito maior, não tenha dúvidas.

0.0107 seg. NEW