Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Como disse o Paramonte a lã de rocha desde que bem aplicada e nomeadamente em montagens de recuperadores com carter não terá qualquer problema ate porque não haverá contacto com o ar.
    Há duas possibilidades:
    1-Colocar bem a la de rocha(de qualidade) e não haver contacto com o ar envolvente.O aparelho tera carter e o ar apenas circula entre o corpo do aparelho e o carter saindo ou entubado ou por saida frontal do proprio aparelho.
    2-Não colocar la de rocha e haver pelo menos uma entrada de ar para o envolvente do aparelho assim como uma saida ou duas.A ou as entradas e a saida ou saidas terão que ter o equivalente a uma area de 700cm2.

    Por favor não confundir:Instalador que usa lã de rocha é mau e o que não usa é bom ISTO NÃO É VERDADE.Há alguns anos muitos instaladores para ganharem obras nomeadamente em predios NÃO USAVAM LÃ DE ROCHA.Pelos vistos eram os bons e com grande visão empresarial....já fecharam quase todos.
    De qualquer modo deixo uma pergunta.Por que raio há instaladores que teimam em colocar lã de rocha?Não colocar e "Já temos um excelente instalador".É tão simples...são mais competitivos e BONS.
  2.  # 22

    A lã de rocha é como o silicone: é o socorro dos menos habilidosos.

    Instalador que não usa lã de rocha é um bom instalador, pois tem q isolar mas sem a lã. Por isso só alguns fazem isso. E leva mais tempo e é preciso puxar mais pela cabecinha. Não há lã-de-rocha boa.
  3.  # 23

    Dado que tem tanta certeza no que diz e não é so de ouvido,explique se o conseguir como é possivel fazer de diferente do que disse anteriormente.OU AR A CIRCULAR OU SEM AR E COM LA DE ROCHA.E atenção com ar a circular so em fogoes feitos de raiz,caso contrario temos odores que estão interiorizados.
    Na lã de rocha ha densidades,ha certificações,ha o material com que é feita a aderencia do aluminio,ha varias espessuras de aluminio....etc,etc.
  4.  # 24

    também o amianto tinha várias certificações e qualidades, e sabe que mais: foi todo proibido, até o melhor.

    Há cigarros bons e maus mas todos fazem mal.

    O que eu faço é dar crédito aos instaladores que se esforçam por fazer melhor e previnir o futuro, quando podiam estar alegremente a desenrolar os panos de lã-de-rocha.
  5.  # 25

    Estou à espera da resposta.E por favor não me venha transcrever o que diz o Jorge Santos,porque ele faz exactamente o que lhe disse que alias não tem nada de novo.Quanto a desenrolar esta tudo dito.A la de rocha tem de ser de alta densidade e como tal não se desenrola...porque é em placa.A Internet tem destas coisas...as pessoas falam do que não sabem e com isso podem estar a por em causa pessoas profissionalmente honestas que fazem o seu trabalho como mandam as boas regras.Desculpe mas tenho que lhe dizer isto.
  6.  # 26

    e se for lã mineral.... ?!
  7.  # 27

    A questão é:

    Coloca lã de rocha e não há contacto com o ar circulante ou não coloca e tem que arejar suficientemente a caixa,pano,saco chame-se o que se quiser.
  8.  # 28

    É impossivel colocar lã de rocha/mineral e não haver contacto c\ o ar circulante, o alumío é comido pelo calor c\ o tempo-- estava assim no recuperador q mandei deitar abaixo.

    Caro Guerra, o que me aborrece (alem da pipa de dinheiro que gastei a mandar abaixo o meu recuperador, e falta mais um) é quando os profissionais não oferecem opções aos clientes INFORMANDO-OS, e vão pelo caminho mais fácil como: "pode estar descançado" , "já ando nisto há muitos anos" e no fundo querem levar a deles ávante...A internet tem destas coisas, só tenho pena de não ter ido lá ver antes de ter tomado certas decisões...
  9.  # 29

    Caro Paramonte:

    O meu amigo esta traumatizado pelo que lhe aconteceu.Instalaram-lhe um aparelho em fundição,sem carter e fizeram o isolamento do pano.Antes de mais o que é o carter?E um corpo todo em chapa maior que o aparelho como que fosse um corpo duplo.Esse corpo duplo pode ser isolado porque NÃO TEM CONTACTO COM O AR QUE VAI SAIR PARA A SALA.O pano não tera qualquer saida e não havera entrada.Se houver grelha é ligada COM TUBO ao aparelho.Não ha contacto entre o interior do pano e o ar da sala.O ar sai pela frente ou pela grelha que esta entubada e o ar somente circula entre esse corpo duplo.No caso do seu aparelho,o ar entrava provavelmente pela parte inferior do fogão circulava em volta da fundição,entre esta e a la de rocha e saia pela grelha do pano.Ou mais grave possuia um ASPIRADOR que retirava o ar que circulava entre o CORPO do aparelho e a LÃ DE ROCHA.Ai sim ERRADO.Mais,como estava a funcionar com um aspirador se houvesse uma fuga do aparelho(por exemplo pelas juntas)o fumo iria directamente pela tubagem para os compartimentos onde houvesse saidas.HAVIA DEPRESSÃO EM VOLTA DO APARELHO E DA LA DE ROCHA.ERRADO.Foi assim que eles se tornaram grandes.Mas ja foram maiores...Espero ter-me feito entender.É verdade ou não?
  10.  # 30

    Colocado por: Ashtarothquais as alternativas a la de rocha?


    depois de ler isto tudo ... continuo a perguntar o mesmo?

    alguém me sabe responder? e não me digam para ligar a empresa do Algarve sendo eu do alto Minho como podem ver a minha localização na secção Mapas
  11.  # 31

    Arejamento da hote,pano,saco.Aì sim.abrir uma entrada inferior de cerca de 700cm2 e uma saida identica na parte superior.Retira o calor de forma a evitar o fissuramento das paredes.
  12.  # 32

    Quanto à empresa do Algarve...esta 99% na NET.
  13.  # 33

    Nas caro Guerra, deixe-me perguntar: costuma fazer dessa maneira (sem lã), ou está só a dizer que se pode fazer assim?
  14.  # 34

    Colocado por: guerra juniorArejamento da hote,pano,saco.Aì sim.abrir uma entrada inferior de cerca de 700cm2 e uma saida identica na parte superior.Retira o calor de forma a evitar o fissuramento das paredes.


    podes elaborar mais um pouco o que expões?
  15.  # 35

    Eu não faço.Faço das duas maneiras.Temos é que saber os porquês e explicar de forma clara as duas soluções possiveis.Por exemplo se o fogão já existe não podemos colocar o ar a circular caso contrario teriamos odores a fumos.Se não, pode não se isolar.Se o comprador diz...NÃO QUERO GRELHAS A VISTA.Ter-se-a que isolar.Mas atençao há que explicar...de forma clara e objectiva.
    Ambas as formas são defensaveis tecnicamente e nunca pondo em risco as boas regras.Tambem é preciso saber dizer não.Com o aparelho que o meu amigo tinha NUNCA INSTALARIA COM LA DE ROCHA.Mais, nunca mandaria instalar um aparelho desse tipo.Quero dizer-lhe que já instalei MILHARES de aparelhos,nunca praticamente trabalhei com construtores(teria que fazer como eles querem) e nunca instalei aparelhos do tipo do que o meu amigo tinha e retirou.
    • Mac
    • 5 fevereiro 2010

     # 36

    Colocado por: alvVivam!

    Editado.
    Quanto ao isolamento, ai a coisa pia mais fino, porque quando as mantas de lã de vidro e de rocha forem cancerígenas, eu que as uso, aplicando-as, isto é, manuseandoas com as minhas mãos à cerca de trinta anos, então estou podre. "Fassam" parte.

    Usa-as novinhas em folha, enquanto estão a ser aplicadas. O problema é mesmo a aplicação nas lareiras. O calor dá cabo daquilo tudo. Não é a mesma coisa que no pladur.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipandrade86
    • Mac
    • 5 fevereiro 2010

     # 37

    Colocado por: Paramonte....o que me aborrece .......é quando os profissionais não oferecem opções aos clientes INFORMANDO-OS,.....

    Vale muito mais o tempo gasto este forum....
  16.  # 38

    Caro guerra pelo que percebi se houver uma circulação de ar no saco podemos tirar o isolamento.

    No meu caso ja tenho as ditas entradas de ar ou seja uma entrada (a inferior )e uma saida(a superior) posso perfeitamente tirar a lã de rocha?
  17.  # 39

    Alternativas à lã de rocha: sistemas da chazelles já c\ lareira e salamandra Invicta, nada de lã de rocha/mineral.

    O calor do tubo que leva à chmaniné fica na sala...

    Tudo muito limpinho...nada de lãs para aqui e acolá, pladures...
      chazelles_42.jpg
      poele_a_bois_sedan_152.jpg
  18.  # 40

    Rendimento dessa geringonsa?
 
0.0253 seg. NEW