Iniciar sessão ou registar-se
    • rm77
    • 30 junho 2023

# 1

Vou adquirir um sistema multisplit com 4 unidades interiores:

3 x MSZ-AY25VGK (2.5Kw/8500Btu) - Quartos
    1 x MSZ-AY50VGK (5.0Kw/17000Btu) - Sala

Considerando que os quartos estão sobredimensionados (chegariam 2.0Kw por unidade mas a Mistubishi não tem esse modelo com essa potência) e muito dificilmente terei todas as unidades a funcionar simultaneamente em pleno (até porque o apartamento só apanha sol de manhã e um dos quartos só está ocupado semana sim/semana não) pergunto a vossa opinião sobre qual a unidade exterior a comprar, tendo em conta a real potencia requerida, o desempenho energético e claro o valor:

MXZ-4F83VF - Capacidade Nominal: 8.3Kw; Capacidade Min:3.7; Capacidade Max:9.2 (A+++/A++) 2250€
    MXZ-5F102VF - Capacidade Nominal: 10.2Kw; Capacidade Min:3.9; Capacidade Max:11.0 (A++/A++) 2600€
    MXZ-6F120VF - Capacidade Nominal: 12.2Kw; Capacidade Min:3.5; Capacidade Max:13.5 (A++/A+) 3350€
    • hangas
    • 30 junho 2023 editado

# 2

Tenho a serie anterior (AP), que é praticamente igual a essa AY.

Tenho 2 conjuntos com 7.5kW de potencia (maxima) interior e 5.4 na unidade exterior.
    Devido à (pouca) simultaneiedade tem-se portado muito bem e não senti qualquer defice de potencia.

Inclusive no conjunto dos quartos (3xAP25VGK para uma MXZ-3F54VF3) onde até há mais simultaneadade.
    No inverno até estão praticamente sempre ligados, e elas vão mantendo e modulando a potencia.

Portanto eu diria que mesmo a UE mais fraca poderá ser suficiente. Pode é ter mais eficiencia usando a outra a seguir.
    É uma questão de analisar a ficha técnica e ver a sua utilização concreta.

Para os quartos a minha experiencia diz-me que o consumo/demanda é muito pouca.. Já para a sala, "puxa" mais um bocado pela UE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rm77
  1.  # 3

Mas sendo a UE mais fraca supostamente mais eficiente do ponto de vista do consumo, não deveria ser o contrário? Ou será que puxando menos pela média gasta menos energia que ter a UE mais fraca sempre quase no máximo?

E será que isso poderá ter implicações ao nível da longevidade da máquina?

A diferença são 350€ para a UE média. Custa, mas ainda vai.

A diferença de 1100€ para a UE mais forte é que já me desmotiva completamente.

De qualquer forma percebi pela sua mensagem que a média deve ser mais do que suficiente. Obrigado!
  2.  # 4

Colocado por: rm77Mas sendo a UE mais fraca supostamente mais eficiente do ponto de vista do consumo, não deveria ser o contrário?

Uma máquina mais potente não gasta necessáriamente mais. Tem principalmente a ver com eficiencia da mesma (SCOP e SEER).
    Isto é, para cada kW de calor transferido quandos kWh é que consome.

Mas têm também que enquadrar isso na capacidade necessária, para evitar que na utilização real do dia a dia, a máquina também não esteja sempre a trabalhar num regime alto.

O que quis dizer acima, é que no meu caso prático, apesar da soma da potencia das UI ser superior à capacidade da UE, as UI não estão sempre a pedir o maximo.
    Pela minha experiencia, até me parece que tirando nos primeios minutos depois do arranque, estão até abaixo de metade.

i.e puxa um bocado para atingir a temp desejada, mas depois gasta muito pouco para a manter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rm77
      Screenshot 2023-07-03 at 17.07.50.png

0.0104 seg. NEW