Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Há quase dez anos comprei uma quinta no Sobral de Monte Agraço, o problema é que a começar na Primavera e até final do Verão/princípio de Outono os mosquitos são aos milhares, mas milhares mesmo (sem exagero), o que torna impossível desfrutar do imóvel, excepto em dias muito ventosos.

Ora, o vizinho do lado tem um tanque a céu aberto com água da chuva que é recolhida no telhado da casa dele e transferida através de uma mangueira para o tanque. O tanque é bastante grande, cerca de 2,5*2,5*5m e quando se vai lá espreitar vêem-se larvas às centenas.

Já pedi ao meu vizinho, há cerca de um ano, que tapasse o tanque com uma placa de betão, e até lhe dei o exemplo do meu tanque, que também recolhe água de um talhado, mas é um tanque 100% fechado, com placa (só tem uma torneira para tirar água e um pequeno tubo, aberto, na parte superior de um dos lados, que julgo que é para transbordar quando a água vai até acima).

Disse que não ia tapar, que não ia gastar dinheiro com isso (não é uma pessoa pobre, pelo contrário - comprou a casa há três anos por cerca de 300 mil euros...). Disse-me que além daquele tanque tem outro mais pequeno, junto da casa, que também é a céu aberto (este eu nem sabia que existia). Falei-lhe do problema dos mosquitos, disse-lhe que já tinha pedido ao anterior proprietário que resolvesse o problema, mas na altura o que esse fez (ou disse que fez, pois eu não vi), foi despejar uma garrafa de 5l de lixívia no tanque, o que não resolveu absolutamente nada (o tanque tem pelo menos 30000l de água!).

O que posso fazer mais, além de insistir junto do vizinho para que tape o tanque? Recorrer ao Julgado de Paz será uma boa opção? (existe alguma lei sobre isto? Já procurei e não encontrei nada, só uma lei que obriga a que poços, valas e afins estejam bem vedados, para evitar quedas lá dentro).

Muito obrigado!

P.s.: Eu não tenho água parada, a céu aberto, na minha quinta. Outras fontes de mosquitos, embora mais distantes, poderão ser uma ribeira e uma ETAR a cerca de 200m, e outros tanques a céu aberto na aldeia (infelizmente, é mato). Mas o tanque do vizinho é o que está mais perto, a cerca de 30m da minha casa.
  2.  # 2

Colocado por: telhaduasaguasO que posso fazer mais,
    nada, não é da sua conta se o vizinho tem o tanque dele aberto ou fechado
    • RCF
    • 30 junho 2023

# 3

Caso a situação se traduza em insalubridade, poderá denunciar à Câmara Municipal, que tem competência para intervir nessas situações.
  3.  # 4

As soluções naturais são gambúsias (peixes). São uns autênticos predadores de mosquitos e reproduzem-se a uma velocidade incrível.
    Aguentam água estagnada com alta temperatura. Apanham-se em qualquer lagoa juntos às margens quase rasas com alguma vegetação (onde se protegem dos predadores) e até com aquelas redes dos miúdos brincarem na praia as consegue apanhar. Umas 10 ou 20 em poucas semanas transforma-se em centenas caso estejam no topo da cadeia alimentar. Não crescem mais do que 5 cm.

Pode sempre propor ao vizinho colocar algumas lá no tanque.
    Era o que eu faria.
  4.  # 5

Colocado por: Vítor MagalhãesSão uns autênticos predadores de mosquitos e reproduzem-se a uma velocidade incrível.
    por isso são considerados invasivos.. alta competição com os nossos peixes nativos e comem ovos também

mas é uma boa solução para esse problema.. mas visto dessa forma, qq peixe que lá meter, seja koi ou escalo vai ter o mesmo efeito. nada como propor isso ao homem. pessoalmente optava por peixes autoctones.. escalos tem a vantagem de se procriarem muito podem ser devolvidos ao rio sem problema pois muitos estão em perigo devido à introdução de espécies como o gambuzio.. (

curiosamente, o mito dos gambuzinos vem precisamente deste peixe....

https://peixesnativos.pt/especies

0.0111 seg. NEW