Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas alguem sabe me dizer se as tomadas podem ficar atrás do forno e microondas de encastre ou têm de ficar em outro modulo?
  2.  # 2

    Claro que podem, e devem, ficar atrás desses eletrodomésticos.
  3.  # 3

    Nao devem ficar atras pelo motivo se por acaso por alguma motivo précise desligar da ficha nao tera que tirar os electrodomesticos pra ter acesso
  4.  # 4

    Por isso deve ter disjuntor para cada eletrodoméstico.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, Pedro Barradas, SS1128, Furtado86
  5.  # 5

    sim, as tomadas dos encastráveis ficam por detrás.
    em complemento terá de ter circuitos dedicados no QE.
    Concordam com este comentário: RMPG, Furtado86
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Furtado86
    • eu
    • 1 julho 2023

     # 6

    E a ligação do forno não deve ser feita através de tomada, deve ser através de ligadores próprios.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  6.  # 7

    Instalações elétricas não deveriam ser feitas por curiosos.
    Concordam com este comentário: eu, jorgemlflorencio
  7.  # 8

    para todos os efeitos não podem... mas já sabemos como isto funciona
  8.  # 9

    Colocado por: euE a ligação do forno não deve ser feita através de tomada, deve ser através de ligadores próprios.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues

    É verdade, assim tenho, assim como a placa de indução, tudo com ligadores wago.
  9.  # 10

    Colocado por: euE a ligação do forno não deve ser feita através de tomada, deve ser através de ligadores próprios.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues
    não estará a confundir com placas??

    Qual o problema de ligar usando a ficha fornecida pelo fabricante se for esse o caso?
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  10.  # 11

    Colocado por: manelvcpara todos os efeitos não podem
    tem a certeza? É que todos os micro das vem com ficha normal schuko assim como a maioria dos fornos.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Pedro Barradas
  11.  # 12

    Colocado por: euE a ligação do forno não deve ser feita através de tomada, deve ser através de ligadores próprios


    Nem todos os fornos têm potencias assim tão elevadas..
    A grande maioria tem um consumo de pico de 10A a 13A (2500 a 3000W), prefeitamente dentro das capacidades de uma tomada shucko. E vêm de fábrica com uma a referida ficha.

    E mesmo mais os potentes.. comprei recentemente um Teka 3552W) que de fabrica vem com uma ficha shucko.
    Não vou certamente cortar o cabo em periodo de garantia.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
      Screenshot 2023-07-01 at 22.20.08.png
  12.  # 13

    Colocado por: PickaxeInstalações elétricas não deveriam ser feitas por curiosos.
    Concordam com este comentário:eu


    Estava a responder ao post imediatamente antes do meu


    Colocado por: jorgealvestem a certeza? É que todos os micro das vem com ficha normal schuko assim como a maioria dos fornos.
  13.  # 14

    Eu na minha cozinha apenas deixei ligadores a placa de indução. Os restantes electrodomésticos tem ficha schuko. Nao faz sentido cortar a ponta e usar ligadores. Cada electrodoméstico tem um disjuntor bipolar dedicado.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • eu
    • 2 julho 2023

     # 15

    Colocado por: jorgealvesnão estará a confundir com placas??

    Ok, deve depender da potência do forno.
  14.  # 16

    O meu da Teka vinha sem tomada, mas eu meti uma quando instalei. O eletricista tinha deixado uma tomada atrás pelo que liguei dessa forma. De qualquer das formas só usa 10A no máximo, pelo que está bem dentro da especificação da tomada.
    Ainda assim, todos os outros que instalei optei por remover a tomada e fazer a ligação com WAGO, para não ter de acrescentar uma tomada ao forno.
  15.  # 17

    Se cortarem a ficha dos eletrodomésticos ficam sem garantia.

    Se vêm com isso de fábrica é para usar assim
    Concordam com este comentário: SS1128
 
0.0194 seg. NEW