Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Dirigi-me a CM do concelho onde vivo e onde estou a viver numa moradia que apenas tem o R/C.
    Segundo informações que obtive, há muito tempo atrás tinha pre-aprovação ou até a possibilidade de construir um primeiro andar.
    Ao ir a CM, foi-me dito que podia obter informação não vinculativa sobre este assunto, tendo de juntar a seguinte documentação:
    -Caderneta predial
    -Registo conservátoria
    -Memoria descritiva e justificativa
    -Planta de localização
    -e ainda como senão bastasse um pagamento que creio ser de 80€
    Ora, parece ser demasiada coisa e um custo alto para uma resposta "não vinculativa".
    Será este o proceder correto para obter esta informação, é assim que as pessoas todas fazem?
    Será que há outros procedimentos?
  2.  # 2

    Se quiser, opte por pagar uma consulta com um arquitecto ou gabinete de projectos privado, entre 50 a 180€. Tb não é vinculativo, mas pode tirar uma série de dúvidas e questões. Tb de ter uma resposta mais célere.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasSe quiser, opte por pagar uma consulta com um arquitecto ou gabinete de projectos privado, entre 50 a 180€. Tb não é vinculativo, mas pode tirar uma série de dúvidas e questões. Tb de ter uma resposta mais célere.

    Obrigado pela resposta, mas para concluir o que tornaria o "não vinculativo" em "vinculativo"? Um projeto aprovado pela CM suponho.
  4.  # 4

    Ou um pedido de informação prévia, que deverá conter um projecto.
  5.  # 5

    A única coisa que me parece que possa ser respondida diretamente pela câmara sem projeto é a possibilidade LEGAL de aumento em altura, pois isso é uma questão de PDM e ordenamento d território.

    O que pode ser respondido por um engenheiro civil consultando o projeto anterior é a possibilidade TÉCNICA de poder acrescentar um piso à construção existente.

    Se qualquer uma das anteriores for negada, acabou.

    Se a possibilidade for real em ambas, então aí precisará de um projeto para continuar.
    Concordam com este comentário: nunogouveia, diouf_matos
  6.  # 6

    Colocado por: ClioIIO que pode ser respondido por um engenheiro civil consultando o projeto anterior é a possibilidade TÉCNICA de poder acrescentar um piso à construção existente.

    Tecnicamente é sempre possivel... pode é ter mais ou menos custos... Facilmente um arquiteto com o minimo de experiencia e conhecimentos técnicos responde a isto com visita ao loca. Claro está que o tipo de intervenção irá condicionar igualmente o impacto na estrutura pre-existente.

    A Câmara poderá responder em reunião presencial, se é possível o aumento em altura, bem se é possivel o consequente aumento da area bruta de construção... ou pelo menos indicar qual é a Ab máxima permitida.
  7.  # 7

    Mais alguem acha ridiculo que a camara municipal cobre tanto por uma resposta não vinculativa, quando o que devem fazer é consultar o tal PDM e a legalidade do mesmo?

    A malta que costuma trabalhar na área como costuma fazer? Dão-se ao trabalho de obter estes pedidos de informação não vinculativos ou avançam para arquitetos ou algo do genero, que possa dar informação viavel?
  8.  # 8

    Colocado por: Nmaster1988A malta que costuma trabalhar na área como costuma fazer? Dão-se ao trabalho de obter estes pedidos de informação não vinculativos ou avançam para arquitetos ou algo do genero, que possa dar informação viavel?

    Eu trablho na área.. sou arquitecto, portnato, analiso e arranjo a informação necessária aos meus clientes . Se ainda assim o que estiver disponível publicamente não for suficiente para caracterizar, peço esclarecimentos ou novos dados ao departamento de urbanismo, chegando ao ponto de, se for possivel, pedir um atendimento ( nas camaras maiores, muitas vezes tal não é possivel, ou sendo, podemos parar a um técnico que, em vez de esclarecer, ainda menos ficamos a saber).
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Nmaster1988
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas
    Eu trablho na área.. sou arquitecto, portnato, analiso e arranjo a informação necessária aos meus clientes . Se ainda assim o que estiver disponível publicamente não for suficiente para caracterizar, peço esclarecimentos ou novos dados ao departamento de urbanismo, chegando ao ponto de, se for possivel, pedir um atendimento ( nas camaras maiores, muitas vezes tal não é possivel, ou sendo, podemos parar a um técnico que, em vez de esclarecer, ainda menos ficamos a saber).
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira,Nmaster1988


    Falei com um arquiteto da propria câmara que usou as regras do PDM que parece que infelizmente proibem a ampliação vertical da casa se ela estiver registada como um só piso e estiver numa zona de terreno agricula condicionado.
    Também realizei um direito a informação do qual estou agora a espera de receber uma carta com o resultado.
    No entanto, não estou a espera de que haja qualquer possibilidade de levar a minha ideia em frente.

    O arquiteto mencionou que estão a trabalhar numa nova revisão de PDM que pode trazer novidades e ter alguma sorte, mas é uma incognita.
 
0.0157 seg. NEW