Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro Azevedo78A lã de rocha (e afins) deve ficar aonde é suposto! Em zonas estanques, sem circulação de ar. É aí que pode e deve ser usada.
    Assim colocada não me assusta. Como isolamento numa hotte de uma lareira, em que há aproveitamento do ar que entra em contacto com a lã, tb não me convence.
    Como já foi dito por aqui, vejam o sitehttp://www.sitiodaslareiras.com
    Parece-me uma referência de como fazer bem as coisas.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

ora ai esta onde vai ser usada ... muito obrigado pela resposta
  2.  # 22

Se você não fosse do Minho (que eu adoro) dava-lhe agora uma certa resposta...
  3.  # 23

Colocado por: Mac
    Colocado por: lumarydaniÉ que por exemplo uma lareira pode levar os dois materiais, granito e lá de rocha,

Pode mas não deve.
    Por vezes instalam-se recuperadores de calor e "embrulham-nos" em lã de rocha para que o calor saia pela chaminé em vez de se dissipar pela casa. Além disso a lã de rocha não gosta de altas temperaturas. Acaba por se desfazer e, por acção da deslocação do ar quente por convecção, espalha pequenas particulas pela casa e, nesse caso, estão os habitantes a inalar algo mau.
    Normalmente não há necessidade de isolamento térmico numa lareira ou recuperador. Se estiver muito quente baixa-se a combustão colocando menos lenha ou fechando a admissão de ar. Se, por algum motivo especial, houver mesmo necessidade de isolamento devem ser usadas placas de vermiculite.
    cumprimentos e boas pesquisas.

Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani

então pode fazer-se uma lareira e colocar recuperador sem isolamento? e essas placas fazem o mesmo efeito da lã de rocha?
  4.  # 24

Colocado por: Pedro Azevedo78A lã de rocha (e afins) deve ficar aonde é suposto! Em zonas estanques, sem circulação de ar. É aí que pode e deve ser usada.
    Assim colocada não me assusta. Como isolamento numa hotte de uma lareira, em que há aproveitamento do ar que entra em contacto com a lã, tb não me convence.
    Como já foi dito por aqui, vejam o sitehttp://www.sitiodaslareiras.com
    Parece-me uma referência de como fazer bem as coisas.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte,lumarydani,Ashtaroth

Mas só existe esta loja no Algarve?
  5.  # 25

Colocado por: ParamonteAs salamandra da invicta (marca francesa) nada têm a ver c\ o Porto são enormes: A sedan15 julgo ser das maiores do mercado

Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani

poele_a_bois_antaya.jpg
      poele_a_bois_sedan_15.jpg

A da primeira imagem parece quase um plasma!!! :)
  6.  # 26

Essa salamandra, era conhecida na loja como o plasma, exactamente!! Esgotou porque saíu numa das edições de uma revista conhecida da nossa praça!
    • Mac
    • 8 fevereiro 2010

# 27

Colocado por: lumarydanientão pode fazer-se uma lareira e colocar recuperador sem isolamento?

Julgo que isolamento tem de ter um propósito. Pense: prquê isolar? Se chegar á conclusão que faz falta isolar, isole. Caso precise escolha omelhor material para aquelas condições, que são: Muito calor e ar em circulação.
    Já aqui foi indicado um bom site: sitiodaslareiras.com

Colocado por: lumarydaniE essas placas fazem o mesmo efeito da lã de rocha?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vermiculita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  7.  # 28

A vermiculite só é segura se fôr obtida de um mineral que não esteja contaminado por asbestos (o famoso amianto). Ora é muito difícil obter vermiculite pura, só em teoria, portanto poder ser pior do que a lã de rocha.

ver:
    Asbestos contamination

Although not all vermiculite contains asbestos, some products were made with vermiculite that contained asbestos until the early 1990s. Vermiculite mines throughout the world are now regularly tested for it and are supposed to sell products that contain no asbestos. The former vermiculite mine in Libby, Montana, did have tremolite asbestos as well as winchite and richterite (both fibrous amphiboles) — in fact, it was formed underground through essentially the same geologic processes as the contaminants. A vermiculite mine in Virginia has also been found to be contaminated by asbestos.[3]

Pure vermiculite does not contain asbestos and is non-toxic, but it can become contaminated over long periods if there is a presence of a secondary mineral called diopside. After millions of years of weatherization, the biotite turns into vermiculite and the diopside turns into asbestos.

tirado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Vermiculite
  8.  # 29

Ou seja, resumindo e concluíndo, todos os materiais têm um senão, todos de algum modo podem fazer mal à saúde....uns mais o que outros mas....
  9.  # 30

Parece-me que sim.
    Eu costumo pensar que há coisas na vida para as quais nao há solução.

Por exemplo: Bolos que não engordem, bifes que não aumentem o colesterol, arranjar um substituto para o sono...etç.

E esta do isolamento é o mesmo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  10.  # 31

Colocado por: ParamonteBolos que não engordem

Os bolos não engordam, quem os come sim.
  11.  # 32

Colocado por: Ashtarothe como isolo o tubo que sai do pescoço de cavalo e o pladour de uma lareira que vai servir apenas de companhia?

Para que quer isolar a conduta ? Vai ser em ferro e servirá para tapar a ferrugem ? Porque para tapar o calor não acredite que seja.

Use uma conduta inox de boa qualidade e coloque grelhas para entrada e saída de ar assim aproveitará o calor da conduta de fumos e mesmo com uma lareira aberta pode recuperar muito calor.

Colocado por: ParamonteTudo muito limpinho...nada de lãs para aqui e acolá, pladures e, sobretudo não ter q aturar intaladores espertalhões que tentam atirar areia para os olhos...

Mas cuidado com as condensações (escorrimentos) a conduta de baixo tem que ser a fêmea da de cima, e na salamandra deve entrar por dentro da saída de fumos, caso contrário se a conduta tiver uma altura considerável vai escorrer por todo o lado.

Agora uma coisa é certa, ai não há lã de rocha e vai ter calor com fartura e baixo consumo de lenha.
  12.  # 33

Isso posso confirmar agora.
    O consumo de lenha é realmente baixo, e o aproveitamento do calor excelente, e tudo muito limpo.

O que eu aconselho é comprar uma salamandra grande, evitar as pequenas onde só cabe lenha pequena.

Estou a pensar retirar outro recuperador que tenho, e substituir por salamandra, mas os euros não chegam lá....o mais caro é retirar o recuperador (ofereço-o a quem o retirar--zona do algarve)
    • Mac
    • 3 março 2010

# 34

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Mas cuidado com as condensações (escorrimentos) a conduta de baixo tem que ser a fêmea da de cima, e na salamandra deve entrar por dentro da saída de fumos, caso contrário se a conduta tiver uma altura considerável vai escorrer por todo o lado.

Mas onde é que eu já li isto....?
    Bem-vindo ao fórum Sr. Jorde Santos
    Já não era sem tempo
  13.  # 35

Colocado por: ParamonteO que eu aconselho é comprar uma salamandra grande, evitar as pequenas onde só cabe lenha pequena.

Hora aí está uma grande verdade. O problema das salamandras normais é o seu tamanho a o pouco espaço para a lenha.

Hoje já se fazem salamandras com material muito fraco. Estou a falar de recuperadores com muito espaço para lenha mas fracos como se podem ver em exosições sem nunca terem sido usados já estão empenados só com as soldaduras, basta olhar de lado para se ver.
    E não vou falar de marcas, porque são portuguesas.

Espero dentro de um ano ou dois possuir umas belas fotos de ferro torcido.

Bem, com isto só quero dizer que concordo com o sr. Paramonte, Mas atenção tem que ter qualidade para poder carregar e "acelerar"
    As grandes tem tb a vantagem de normalmente não criarem grandes problemas com as condensações, talvez por trabalharem com, temperaturas superiores.
    Mas numa sala pequena em que se quer pouco consumo e bom rendimento, uma salamandra pequena é o ideal, só que em regimes baixos lá estão a escorrer por todo o lado. A não ser que usem lenha muito bem seca.

Estou a pensar retirar outro recuperador que tenho, e substituir por salamandra, mas os euros não chegam lá....o mais caro é retirar o recuperador (ofereço-o a quem o retirar--zona do algarve)

Hummm se retirar for igual a partir pode contar comigo, mas tem que ajudar !

E olhe que retirar um recuperador e respectivos materiais é simples barato e faz bem ao stress.
    Nos estados unidos até pagam para partir ...

O único problema é que possivelmente sem partir resolve o problema e sem gastar quase nada. Se for no Algarve não parta nada sem me mostrar !

Colocado por: MacMas onde é que eu já li isto....?
    Bem-vindo ao fórum Sr. Jorde Santos
    Já não era sem tempo

Obrigado pelas boas vindas, na verdade a minha intenção era deixar de participar em fóruns, ao ponto de ter estado 6 meses Curado de outros.

Mas por vezes mandam-me uns link,s com post, s deste fórum a tenho lido e reparado que ao contrario do que eu pensava inicialmente em que este fórum tinha excesso de moderação, hoje está bem organizado e bem moderado. Quem o criou tem aqui um bom trabalho.
    Ainda estou a tentar perceber como se mexe nisto, e espero de vez em quando dar algumas dicas, porque aprender eu já tenho aprendido aqui alguma coisa sem estar inscrito.
    Por outro lado tem-me perguntado se eu tenho andado por aqui, pois ha um Jorge Santos neste fórum que não sou eu, de modo que pensei em entrar mas com o Faro, mas sermos diferentes e não haver confusões, como tem havido até por telefone.

Colocado por: ParamonteA vermiculite só é segura se fôr obtida de um mineral que não esteja contaminado por asbestos (o famoso amianto). Ora é muito difícil obter vermiculite pura, só em teoria, portanto poder ser pior do que a lã de rocha.

Bem na verdade segundo já li na net algumas pedreiras de vermiculite existente no canadá possuem amianto, pois é nessa zona que existe tb o amianto.
    A vermiculite que se vende em Portugal vem da Dinamarca onde não há amianto penso eu.
    Na minha opinião a lã de rocha é pior que o amianto, pois tem partículas que se desagregam e aí sim está problema.

A vermiculite vende-se em sacos, como granulado que até serve para usar na terra, eu a uns 20 anos já a usava amassada com gesso para isolar e em granulado é barato, mas pode haver o perigo de inalar o pó, nu entanto nunca vi pó no ar ao usar vermiculite a não ser se o serrar.

O que se vende por aí que é caro são placas de vermiculite que vem compactado com um ligante refractário, e como se pode ver é como um placa de aglomerado e é impossível libertar pó.

O amianto era usado nos travões dos carros e em muito material de desgaste e ai sim era um problema.

Se fosse usado em placas o único problema era para quem as serrava.

Eu usei muitas vezes amianto, mas ao serrar tinha sempre cuidado, mas tb usei lã de rocha e hoje porque nem posso olhar para ela, pois ao mínimo pó começo logo a tossir.

Sei que a lã de rocha é um bom isolante, mas temos que perceber que se não for bem aplicada pode matar muita gente.

Não digo que se deixe de usar, mas que se tenha cuidado. Seja como for eu nos meus tectos não quero lã de rocha.

Quando arranjarem um ligante que não deixe libertar o pó, ai a lã de rocha vai ter mais futuro, até lá vamos encontrar algumas empresas que usam com cuidados mas uma grande maioria que não tem o mínimo respeito pela vida dos outros e dos seus filhos.

Bem já estou a falar de mais ...

Atentamente
    Jorge Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeBM
  14.  # 36

Caro Jorge Santos,

E como e que é, traz material para escavacar (mas com organização)?

Vou-lhe mandar fotos qdo puder.
    Cumps.
  15.  # 37

Para escavacar... isso é o mais fácil.

Pode ser com rectro-escavadora, marreta de 10 kilos.

Ou então os normais martelos demolidores. Depois se for simples na desportiva tudo se faz, se for complicado, bem ai tenho que levar reforços mais jovens que estão ansiosos de partir a casa dos outros :-)

Bem, a recto era a brincar, mas por acaso ainda a dias estive numa moradia que tinha um mini escavadora para ajudar a partir dentro de casa.
    Nessa historia de demolições o que custa mais é levar o entulho, pois nem sempre há bons acessos e se for necessário levar para a recolha de lixos, sempre dá muito mais trabalho do que partir.
    Mande lá as fotos não se perde nada. Jorge.faro seguido de @sapo.pt

Atentamente
    Jorge Santos
  16.  # 38

Colocado por: macal
    Colocado por: ParamonteBolos que não engordem

Os bolos não engordam, quem os come sim.

Se levarem fermento engordam e de que maneira...como acha que se ganha dinheiro nas padarias e pastelarias (algumas...)
  17.  # 39

Sei que usam e abusam do mau fermento, isso é verdade.

E veja-se que já não é fácil encontrar pão alentejano verdadeiro.

Mas creio q mesmo c\ bom fermento a coisa sempre contribui para calorias...
  18.  # 40

Estou a pensar no granito simples, tipo pedras salgadas, para o granito na bancada da minha cozinha

Aquilo de o granito ser radioactivo e libertar gases e tal (radao), isso acontece com todos ou é só com alguns ?

0.0268 seg. NEW