Colocado por: Pedro Azevedo78A lã de rocha (e afins) deve ficar aonde é suposto! Em zonas estanques, sem circulação de ar. É aí que pode e deve ser usada.
Assim colocada não me assusta. Como isolamento numa hotte de uma lareira, em que há aproveitamento do ar que entra em contacto com a lã, tb não me convence.
Como já foi dito por aqui, vejam o sitehttp://www.sitiodaslareiras.com
Parece-me uma referência de como fazer bem as coisas.Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte
Colocado por: MacColocado por: lumarydaniÉ que por exemplo uma lareira pode levar os dois materiais, granito e lá de rocha,
Pode mas não deve.
Por vezes instalam-se recuperadores de calor e "embrulham-nos" em lã de rocha para que o calor saia pela chaminé em vez de se dissipar pela casa. Além disso a lã de rocha não gosta de altas temperaturas. Acaba por se desfazer e, por acção da deslocação do ar quente por convecção, espalha pequenas particulas pela casa e, nesse caso, estão os habitantes a inalar algo mau.
Normalmente não há necessidade de isolamento térmico numa lareira ou recuperador. Se estiver muito quente baixa-se a combustão colocando menos lenha ou fechando a admissão de ar. Se, por algum motivo especial, houver mesmo necessidade de isolamento devem ser usadas placas de vermiculite.
cumprimentos e boas pesquisas.Estas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani
Colocado por: Pedro Azevedo78A lã de rocha (e afins) deve ficar aonde é suposto! Em zonas estanques, sem circulação de ar. É aí que pode e deve ser usada.
Assim colocada não me assusta. Como isolamento numa hotte de uma lareira, em que há aproveitamento do ar que entra em contacto com a lã, tb não me convence.
Como já foi dito por aqui, vejam o sitehttp://www.sitiodaslareiras.com
Parece-me uma referência de como fazer bem as coisas.Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte,lumarydani,Ashtaroth
Colocado por: ParamonteAs salamandra da invicta (marca francesa) nada têm a ver c\ o Porto são enormes: A sedan15 julgo ser das maiores do mercadoEstas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani
Colocado por: lumarydanientão pode fazer-se uma lareira e colocar recuperador sem isolamento?
Colocado por: lumarydaniE essas placas fazem o mesmo efeito da lã de rocha?
Colocado por: ParamonteBolos que não engordem
Colocado por: Ashtarothe como isolo o tubo que sai do pescoço de cavalo e o pladour de uma lareira que vai servir apenas de companhia?
Colocado por: ParamonteTudo muito limpinho...nada de lãs para aqui e acolá, pladures e, sobretudo não ter q aturar intaladores espertalhões que tentam atirar areia para os olhos...
Colocado por: Jorge Santos - Faro
Mas cuidado com as condensações (escorrimentos) a conduta de baixo tem que ser a fêmea da de cima, e na salamandra deve entrar por dentro da saída de fumos, caso contrário se a conduta tiver uma altura considerável vai escorrer por todo o lado.
Colocado por: ParamonteO que eu aconselho é comprar uma salamandra grande, evitar as pequenas onde só cabe lenha pequena.
Estou a pensar retirar outro recuperador que tenho, e substituir por salamandra, mas os euros não chegam lá....o mais caro é retirar o recuperador (ofereço-o a quem o retirar--zona do algarve)
Colocado por: MacMas onde é que eu já li isto....?
Bem-vindo ao fórum Sr. Jorde Santos
Já não era sem tempo
Colocado por: ParamonteA vermiculite só é segura se fôr obtida de um mineral que não esteja contaminado por asbestos (o famoso amianto). Ora é muito difícil obter vermiculite pura, só em teoria, portanto poder ser pior do que a lã de rocha.
Colocado por: macalColocado por: ParamonteBolos que não engordem
Os bolos não engordam, quem os come sim.