Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Coloquei este tópico porque estou a ficar preocupada...
    Há uns tempos atrás, coloquei um tópico relacionado com a construção da minha futura casa toda em granito e chamaram-me a atenção para o facto do granito profuzir um gás chamado radão que provoca cancro no pulmão.
    Agora li um tópico de alguém que fala que a lá de rocha também é muito perigosa e prejudicial à saúde tal como o radão.
    Fiquei preocupada pois vou estar provavelmente em contacto com estes dois materiais....provocarão eles facilmente assim doenças tão graves?
    Até estou com medo de ler mais tópicos e descobrir mais materiais prejuciciais à saúde!!
    Daqui a pouco é impossível arranjar materiais para se construir casa sem colocar em risco a nossa saúde....
  2.  # 2

    É que por exemplo uma lareira pode levar os dois materiais, granito e lá de rocha, ou seja, estamos logo expostos aos dois materiais que tanto mal fazem à saúde....eu por exemplo pensava em fazer fogões de sala todos em granito.... mas sinceramente já não sei se serão....mas quais os materiais para construir fogões e casas sem factores de risco?
    • eu
    • 5 fevereiro 2010

     # 3

    Não vamos entrar numa onda de alarmismos infundados. O radão só é um eventual problema (o risco é baixo) nos casos em que não existe ventilação, por exemplo em caves.

    Quanto à lã de rocha, se fosse muito perigosa, os milhares de instaladores de lã de rocha que existem em todo o mundo, que lidam com lã de rocha durante anos a fio, já estariam todos mortos... ;)

    Precaução sim, mas não vale a pena entrar em histerias. Para histerias colectivas já basta a gripe A...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  3.  # 4

    Sim isso é verdade.... só coloquei aqui essa questão porque vários participantes deste forum me alarmaram para o facto da radão e quanto à lã de rocha vi no tópico de um dos participantes. Haviam tantas especulações que fiquei preocupada visto que vou ter os dois factores (radão - casa em granito e a lã de rocha nos isolamentos, tipo nas 2 lareiras) em minha.
    Quanto a gripe A concordo que fizeram um grande alarmismo e o que parece é que é uma gripe igual à gripe "normal".
  4.  # 5

    O radão é, em Portugal e nos Estados Unidos, a segunda causa de cancro no pulmão depois do tabaco.

    É um gás radioactivo com um tempo de semi-vida de cerca de 3 dias. Aparece mais em certos tipos de granito do que noutros. Tb pode aparecer em águas de poços c\ contacto c\ granito. Não faz mal ingerida, mas é o vapor do banho que pode ter radão.

    Pode pedir ao Instituto Radiológico um kit para o teste do radão (pendura aquilo 1 mês em casa, e manda para o Instituto, cobram 50 euros, se fôr sócio da DECO cobram 30 Euros)

    O amianto foi usado durante décadas e acabou por ser proibido. As coisas podem até não matar e as pessoas andar cá muitos anos, o problema é as doenças debelitantes que provocam como asma, bronquite crónica, alergias etc --portanto não interessa só dizer que "nao mata" , ou "ainda cá andam" ou "já tinham morrido todos". Ou seja: a verdade é que o que não mata, nem sempre engorda.

    Há especialistas que dizem que mais ano, menos ano, a lã de rocha vai ser proibida no Canadá e norte da Europa. Dizem ser inevitável pois o maquinismo de agressão ao tecido pulmonar é idêntico ao do amianto. Em Portugal seria mais tarde, como aconteceu como o aminanto que ainda cá andou, já era proibido em quase todo o lado.

    Vejam este link: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21725&op=all
  5.  # 6

    O link não está a abrir bem, deixo aqui o texto:

    Risco de cancro no pulmão ligado ao radão não deve ser desvalorizado
    2007-05-15


    Zhanat Carr quer medidas preventivas
    O risco de cancro do pulmão ligado ao radão, gás radioactivo de origem natural, não deve ser desvalorizado o que "constituiria um acto de negligência", alertam dois peritos num número especial do Boletim epidemiológico semanal publicado hoje. Como o tabagismo, o rádão está na origem da grande maioria dos cancros de pulmão em todo o mundo. As "medidas preventivas e as acções correctivas contra o radão devem ser conduzidas a par da luta contra o tabagismo", acrescentam Zhanat Carr (Organização Mundial de Saúde, OMS) e Hajo Zeeb (Universidade de Mainz, Alemanha) num editorial da publicação francesa.


    Classificado como cancerígeno pulmonar certo pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Cancro, uma agência da OMS, o radão concentra-se no habitat mal ventilado, lembra Olivier Catelinois (Instituto de vigilância de saúde francês). A exposição doméstica a este gás inodoro, saído da desintegração do urânio presente na crosta terrestre, estará na origem de 5 a 12 por cento das mortes por cancro do pulmão em França, de acordo com o estudo realizado por Olivier Catelinois e a sua equipa.

    Nove por cento das mortes

    Tendo em conta a interacção tabaco-radão, o risco será três vezes mais alto entre os fumadores". Entre estes, 8 a 11 por cento das mortes por cancro do pulmão podem ser atribuídas à exposição doméstica ao radão, sublinham estes investigadores. Segundo um estudo que abarcou nove países europeus divulgado no final de 2004 numa revista médica britânica, nove por cento das mortes por cancro do pulmão são atribuíveis ao radão presente nas habitações.

    Numa exposição igual ao radão, o risco de cancro do pulmão é cerca de 25 vezes mais elevado para os fumadores do que para as pessoas que nunca fumaram, segundo este estudo dirigido por Sarah Darby (Oxford, Grã-Bretanha) cujas conclusões são agora lembradas no Boletim Epidemiológico.

    Em Portugal, um estudo promovido pela revista de defesa do consumidor Pró Teste, em 2001, indica que nem todos os portugueses têm de se preocupar com o radão. Os distritos mais críticos, segundo a mesma fonte, são Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre (Serra de São Mamede), por terem solos graníticos. "Mas quem tiver habitações com bastantes elementos em granito, como uma parede revestida por este material, terá todo o interesse em conhecer as concentrações de radão na sua casa", sugere a revista
  6.  # 7

    Pois o radão sei que pode provocar cancro no pulmão já li várias noticias sobre isso.... mas se arejar a casa todos os dias será que mesmo assim há problema numa casa construída toda em granito azul? quanto à lã de rocha também vi hoje aqui no forum que também é prejudicial à saúde.... mas há algum material que se possa usar para isolamentos? é que pelo que vi aqui no forum acho que não há muitas soluções.... ora então o que podemos fazer? teremos que continuar a utilizar este/s materiais....
  7.  # 8

    Pois eu estou numa zona de região crítica
  8.  # 9

    Pode e deve arejar a casa. Mas deve seguir os métodos de remediação, para o que deve começar por medir o nível de radão na casa, depois há empresas que se dedicam à remediação que pode passar por obras profundas em casa, mas se tem paredes de granito talvez rebocá-las pelo interior. Contacte essas empresas, faça uma busca no google com : remediação radão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  9.  # 10

    • eu
    • 5 fevereiro 2010 editado

     # 11

    Colocado por: lumarydanimas se arejar a casa todos os dias será que mesmo assim há problema numa casa construída toda em granito azul?

    Se arejar a casa, eu diria que não. Mas para ficar completamente descansada, peça para medir os níveis.

    Vamos lá a ver uma coisa: viver é um risco e não existe forma de garantir que não temos um acidente ou doença. Eu acredito que devemos viver de forma a reduzir o risco de doença ou acidente, mas para isso devemos eliminar os riscos realmente relevantes e ignorar os que são quase irrelevantes. No caso da saúde, há coisas que são realmente importantes para reduzir os riscos de doença:
    -Ter uma alimentação equilibrada;
    -Praticar actividades físicas regularmente;
    -Dormir o suficiente;
    -Não fumar;
    -Evitar o stress;

    Isto é que é importante. O resto (radão, lã de rocha, etc) é quase irrelevante...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  10.  # 12

    se formos a ter medo de tudo , um silples micro ondas imite radiaçoes, nos estamos rodeados de produtos que sao bem mais perigosos e se realmete fossem assim tao mortais os nossos antepassados que viviam em grutas de pedra e depois em casa de pedra n teriam sobrevivido e nos n estariamos aqui a falar de hipoteticos perigos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  11.  # 13

    Estou lixado ....

    Sou fumador, tenho paredes em granito e ainda ninguém me deu alternativas válidas à lá-de-rocha ( por isso acho que já me estou a ver a utiliza-la).

    Como alguém disse ... nada de alarmismos.

    Sobre a possibilidade de problemas de saúde ... faço parte da geração que já devia de ter morrido à muito devido ao que sofremos desde bebés ( desde leite de vaca ( que provoca hoje em dia não sei quantos problemas) à vaca louca, passando pelo amianto das fibrocimento e não sei quantos mais males ...)

    Sigam o conselho dado em cima ... saber não ocupa lugar, mas nada de alarmismos tipo gripe A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
    • Mac
    • 5 fevereiro 2010

     # 14

    Colocado por: lumarydaniÉ que por exemplo uma lareira pode levar os dois materiais, granito e lá de rocha,

    Pode mas não deve.
    Por vezes instalam-se recuperadores de calor e "embrulham-nos" em lã de rocha para que o calor saia pela chaminé em vez de se dissipar pela casa. Além disso a lã de rocha não gosta de altas temperaturas. Acaba por se desfazer e, por acção da deslocação do ar quente por convecção, espalha pequenas particulas pela casa e, nesse caso, estão os habitantes a inalar algo mau.
    Normalmente não há necessidade de isolamento térmico numa lareira ou recuperador. Se estiver muito quente baixa-se a combustão colocando menos lenha ou fechando a admissão de ar. Se, por algum motivo especial, houver mesmo necessidade de isolamento devem ser usadas placas de vermiculite.
    cumprimentos e boas pesquisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  12.  # 15

    Colocado por: Mac
    Colocado por: lumarydaniÉ que por exemplo uma lareira pode levar os dois materiais, granito e lá de rocha,

    Pode mas não deve.
    Por vezes instalam-se recuperadores de calor e "embrulham-nos" em lã de rocha para que o calor saia pela chaminé em vez de se dissipar pela casa. Além disso a lã de rocha não gosta de altas temperaturas. Acaba por se desfazer e, por acção da deslocação do ar quente por convecção, espalha pequenas particulas pela casa e, nesse caso, estão os habitantes a inalar algo mau.
    Normalmente não há necessidade de isolamento térmico numa lareira ou recuperador. Se estiver muito quente baixa-se a combustão colocando menos lenha ou fechando a admissão de ar. Se, por algum motivo especial, houver mesmo necessidade de isolamento devem ser usadas placas de vermiculite.
    cumprimentos e boas pesquisas.


    e como isolo o tubo que sai do pescoço de cavalo e o pladour de uma lareira que vai servir apenas de companhia?
  13.  # 16

    A lã de rocha (e afins) deve ficar aonde é suposto! Em zonas estanques, sem circulação de ar. É aí que pode e deve ser usada.
    Assim colocada não me assusta. Como isolamento numa hotte de uma lareira, em que há aproveitamento do ar que entra em contacto com a lã, tb não me convence.
    Como já foi dito por aqui, vejam o site http://www.sitiodaslareiras.com
    Parece-me uma referência de como fazer bem as coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, lumarydani, Ashtaroth
  14.  # 17

    Alternativas à lã de rocha: sistemas da chazelles já c\ lareira, nada de lã de rocha/mineral.

    Ou então salamandra grandes (maiores algumas que recuperaddores) e q aproveitam o calor do tubo q leva à chaminé.

    Tudo muito limpinho...nada de lãs para aqui e acolá, pladures e, sobretudo não ter q aturar intaladores espertalhões que tentam atirar areia para os olhos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
      chazelles_4.jpg
      chazelles_1.jpg
      chazelles_2.jpg
  15.  # 18

    Este é o sistema colibri da chazelles, dá para colocar antigos recuperadores chazelles e transformá-los em salamandra.

    Alguem sabe onde posso comprar isto em Portugal?
      COLIBRI_I.jpg
  16.  # 19

    hoje em dia andamos todos preocupados com os isolamentos, a casa estanque ou quase, o que traz consequências.
    No tópico tem-se abordado basicamente a presença de radão e particulas da lã de rocha. No entanto, há mais...muito mais. Por exemplo:

    Monóxido carbono (lareiras/esquentadores/caldeiras/fogões);
    formaldeído (mobiliário regra geral);
    bactérias;
    fungos;
    etc.

    ou seja, só um estudo QAI é que poderá avaliar a gravidade da situação. Porquê? Porque as substâncias/micro-organismos presentes nas habitações poderão não estar na quantidade suficiente para provocar alterações nos nossos organismos. Significa isto que tudo (repito TUDO!) faz mal, se em excesso. Como podemos prevenir esse excesso na QAI -> ventilar a casa. Deixar as janelinhas abertas umas horitas ajuda muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
  17.  # 20

    As salamandra da invicta (marca francesa) nada têm a ver c\ o Porto são enormes: A sedan15 julgo ser das maiores do mercado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lumarydani
      poele_a_bois_antaya.jpg
      poele_a_bois_sedan_15.jpg
 
0.0225 seg. NEW