Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    estou na iminência de adquirir um apartamento, que se encontra em fase final de remodelação, mas estou com algumas dúvidas antes avançar para a assinatura do CPCV. Apercebi-me que todas as frações do prédio têm marquises fechadas, este também, mas notei que as janelas e paredes de acesso à marquise foram derrubadas, ganhando as divisões mais área por isso. O resultado final é bonito, mas não me foi facultado nenhum projeto de remodelação e não sei se este tipo de intervenções carece de aprovação da Câmara Municipal. Recebi a minuta do CPCV e na mesma consta que aceito o imóvel no estado de conservação em que se encontra. Em primeiro lugar, a remodelação ainda não está concluída e, mesmo que me tenha sido dito que o imóvel vai-me ser entregue completamente finalizado, não me sinto à vontade em subscrever uma cláusula que não especifica esta situação.
    Que elementos sobre a fração e respetiva remodelação devo pedir ao vendedor para ter a certeza de que não me estou a meter numa situação indesejada?
    Agradeço a vossa ajuda.
    • size
    • 2 julho 2023 editado

# 2

Colocado por: LiafriendOlá a todos,
    estou na iminência de adquirir um apartamento, que se encontra em fase final de remodelação, mas estou com algumas dúvidas antes avançar para a assinatura do CPCV. Apercebi-me que todas as frações do prédio têm marquises fechadas, este também, mas notei que as janelas e paredes de acesso à marquise foram derrubadas, ganhando as divisões mais área por isso.

Cautela

Será de supor que o derrube dessas paredes da fachada, com o consequente aumento de áreas internas da fracção, se encontre numa situação ilegal.
    Tal alteração carece da devida autorização do condomínio e, bem assim, licenciamento do Município.

Consulte o administrador do prédio.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  2.  # 3

Não tem grandes maneiras de se defender que não sejam recuar do negócio. Qualquer cláusula defensiva que proponha vai quase de certeza ser rejeitada. Há compradores que cheguem para os vendedores poderem ser esquisitos.

Pessoalmente, não me meteria em tal situação. Procure algo novo, levemente retocado ou verdadeiramente usado. A maioria das remodelações para venda são uma sucatagem completa e quando mais profundas pior.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  3.  # 4

Essas obras são ilegais, vejo muito disso aqui perto da minha casa. Se comprar tem que ter consciência que se trata de uma ilegalidade e só deve comprar se for por uma pechincha, que de certeza não será o caso.
    É gente que ganha dinheiro com alguém que anda distraído, se você não comprar há-de aparecer alguém distraído que vai comprar.
  4.  # 5

Não tenha problemas com a marquise (e outras obras ilegais ligadas à mesma).

É certo que são obras ilegais, mas se todas as varandas do prédio já foram fechadas, ninguém vai fazer uma denúncia. Isso resultaria na obrigatoriedade de retirar todas as marquises.

Eu teria sim problemas em assinar um CPCV que refere "no estado em que se encontra", se a casa ainda está a meio da remodelação. Teria sempre que referir "livre de ónus e encargos", e especificar bem as obras ainda por realizar.

Não sei se actualmente há assim tantos compradores para o preço a que se vendem as casas. Não deve ser fácil arranjar um empréstimo nos dias que correm, isso pode jogar a favor do comprador (dependendo do imóvel, etc etc). Eu tentaria negociar essas cláusulas.
  5.  # 6

Colocado por: jorgemlflorencioNão deve ser fácil arranjar um empréstimo

Pois não, então para comprar uma casa com obras que não foram licenciadas, mais difícil é.
  6.  # 7

humm, o unico problema é se vai pedir credito habitação, o banco pode complicar.
    de resto deve haver mais de um milhão de casas em que isso foi feito.
    vai cair?
    licenciar quase de certeza que não é possivel, alias, é possivel legalizar fechar uma varanda?
    sendo possivel isso automaticamente está a legalizar um aumento de área habitável fechada e depois lá dentro o que me impede de retirar a janela que existia?
    há fundamentalismos que não se coadunam com a realidade.
  7.  # 8

Estávamos todos tramados se os bancos (ou o Estado) ligassem às marquises.

Aliás, estávamos era muito bem. Pessoalmente acho que são um "cancro" das nossas cidades.

Neste caso específico, acho que há coisas mais importantes com que o autor do tópico tem que se preocupar...
  8.  # 9

Eu adquiri um apartamento em que foi construída uma marquise na varanda que liga à sala, foi derrubada a parede que ligava a cozinha à varanda, com vista a aumentar a cozinha. Foi feita avaliação bancária sem qualquer problema.
    Quanto a aumentar a área, bom é verdade mas no caso específico desse apartamento a área da licença de utilização e respetivo valor patrimonial já considera a área das varandas.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • size
    • 3 julho 2023 editado

# 10

Colocado por: jorgemlflorencio

Neste caso específico, acho que há coisas mais importantes com que o autor do tópico tem que se preocupar...

Diria, que neste caso especifico, o autor do tópico tem que, realmente, se preocupar com o suposto derrube de paredes da fachada e janelas do prédio.
    Ilegalidade importante a considerar...
    •  
      marco1
    • 3 julho 2023 editado

# 11

size
    a partir do momento em que a marquise é fechada ( até supostamente legalizada), o que se considera fachada do predio?
    em termos de condominio o que vai ser parte comum do predio em caso de manutenção da fachada?
  9.  # 12

Porque é que supõe que a marquise foi legalizada, ou que a demolição da ex-fachada foi feita com o projecto necessário?

De qualquer modo, pessoalmente não me incomoda o que é ou não legal. Coisas dessas não faltam aqui no burgo. Preocupa-me sim que patologias podem estar escondidas numa remodelação a fundo que uma pessoa inexperiente não consiga detectar. E mesmo que detecte mais tarde, o papel assinado não lhe dá recurso.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 13

Colocado por: zemvpferreiraPreocupa-me sim que patologias podem estar escondidas numa remodelação a fundo que uma pessoa inexperiente não consiga detectar. E mesmo que detecte mais tarde, o papel assinado não lhe dá recurso.

A mim o que me preocupa é ver gente a comprar apartamentos com salas e cozinhas grandes, pagam uma pipa de massa por isso, quando está tudo ilegal, sem terem a noção disso.
    Quando sabem o que estão a comprar, não me faz impressão nenhuma, mas quando estão a ser enganados já me faz comichão.
  11.  # 14

Pickaxe

as pessoas pagam aquilo que existe e veem, isso de ilegal ou legal não vem para o caso, tanto mais que "legalmente" tem lá escrito na certidão e licença de utilização aquilo que estão a comprar, portanto estão a ser enganadas onde??
  12.  # 15

Creio que ninguém hoje em dia acredita que aquelas marquises estão legalizadas...
  13.  # 16

Colocado por: jorgemlflorencioCreio que ninguém hoje em dia acredita que aquelas marquises estão legalizadas...

Pois não. Mas alguém acredita que alguma câmara municipal as vá mandar retirar?
  14.  # 17

Colocado por: AMVP
    Pois não. Mas alguém acredita que alguma câmara municipal as vá mandar retirar?

Precisamente. Por isso é deixar a marquise sossegada, e preocupar-se com o resto da casa.

0.0187 seg. NEW