Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Olá malta,

Finalmente tenho (o que eu acho) uma excelente arquitecta a trabalhar no projecto e estamos aqui a estudar opções. Após alguma discussão inicial, deixo aqui a proposta mais recente à discussão e algumas dúvidas/questões que gostaria de deixar.

Em primeiro lugar, devo dizer que ainda existem vários pontos em aberto nomeadamente no que toca à organização do openspace e sótão. As escadas que atravessam os 3 pisos (da garagem ao sótão) estão "bloqueadas" no sítio e o terraço será mais largo em pelo menos 1m do que o que está desenhado.

Muitas das decisões foram tomadas com base em limitações da casa actual: paredes que não se podem mexer, orientação das vigotas, etc.

Agora, um problema que tenho em aberto: na nova cozinha, as vigotas são prependiculares à ilha de cozinha e parte delas (4 ou 5) assentam em cima de uma parede que pretendo demolir (que divide o WC actual das escadas actuais de acesso ao sótão). Reforçar com uma viga de ferro e pilares é possível mas além de ficar o tecto não liso, um dos pilares fica num local um pouco incómodo na garagem. Eis que surgiu uma ideia um pouco maluca: remover o tecto (portanto o piso do sótão) nessa região onde as vigotas precisariam de suporte) e fazer a cozinha com o dobro do pé direito OU colocar novas vigotas contínuas e refazer o piso. Como não me interessa construir na zona mais baixa do sótão e só a queria utilizar como zona técnica para passar cabos, isso não seria um grande problema. Contudo, assumindo que a demolição é barata, não tenho de todo a noção do custo de re-construção vs aplicação de vigota - e nem sei se esse pé direito todo em apenas uma parte do open-space ficaria bem ou não.

Enfim, deixo as plantas para poderem criticar à vontade. Um grande obrigado desde já! ;)
      Screenshot 2026-01-08 at 17.58.52.png
      Screenshot 2026-01-08 at 17.58.39.png

0.0091 seg. NEW