Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou numa moradia no Algarve com sótão em viga de betão, telha lusa e isolamento exterior.
    No verão durante o dia a casa mantem-se pouco a baixo da temperatura exterior e pouco acima durante a noite, no inverno quente durante o dia e frio durante a noite.
    As janelas não são duplas e estou com alguma dificuldade em decidir sobre a troca das janelas por vidro duplo ou o isolamento do sótão. Caso o isolamento do sótão, gostava de ainda poder usá-lo para arrumos.

Obrigado
  2.  # 2

isolamento sobre a laje desse sotão.
    min. 100mm de la mineral. é o investimento mais simples, mais económico e com maior retorno em termos de conforto térmico.
    querendo utilizar para arrumos tera de utilizar outro tipo de isolamnto, que possa ser transitável e supotar cargas directas. Placas, em XPS, por exemplo, minimo de 80mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: terramoto
  3.  # 3

isolamento sobre a laje desse sotão.
    min. 100mm de la mineral. é o investimento mais simples, mais económico e com maior retorno em termos de conforto térmico.
    querendo utilizar para arrumos tera de utilizar outro tipo de isolamnto, que possa ser transitável e supotar cargas directas. Placas, em XPS, por exemplo, minimo de 80mm.

Sendo o verão a altura em que se sofre mais por aqui, a adição de ventiladores no Sótão não faria diferença significativa?
    Tipo isto:
  4.  # 4

Não.
    Esse sótão é telha vã, certo? Com as telhas à vista pelo interior do sótão?
  5.  # 5

Tem de proteger com isolamento as zonas climatizadas da casa.. Criar um envolcro para que a climatização que possa ter tenha efeito.
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasNão.
    Esse sótão é telha vã, certo? Com as telhas à vista pelo interior do sótão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:terramoto

As telhas são do género desta:

E estão expostas por dentro, apoiadas sobre Ts de betão.

Colocado por: Pedro BarradasTem de proteger com isolamento as zonas climatizadas da casa.. Criar um envolcro para que a climatização que possa ter tenha efeito.

Resta-me então isolamento das telhas ou do chão...

Obrigado!
  7.  # 7

eu não perguntei que tipo de telhas eram...
    Telha vã quer dizer que as telhas estão expostas pelo interior ="telha vã". ou seja somente assentes sobre barrotes/ ripas.
    O isolamento como já descrevi e expliquei. Deve aplicar no pavimento do sotão.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradasisolamento como já descrevi e expliquei. Deve aplicar no pavimento do sotão.

Não ajuda, um pouco, aquele entre as telhas e a estrutura que as suporta?
  9.  # 9

Colocado por: AMVPNão ajuda, um pouco, aquele entre as telhas e a estrutura que as suporta?

Não serve para a termica.
    alem de que nesse caso teria de destelhar toda a casa e refazer beirados e remates....

Este tema do isolamento das coberturas já aqui foi mais que debatido. Leia outros tópicos. Não vou explicar mais, não tenho de o convencer a nada. Faz como achar melhor.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasisolamento sobre a laje desse sotão.

Sobre a lage do sótão é mais eficaz do que nos vãos das telhas? Isto é, entre barrotes.
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasTem de proteger com isolamento as zonas climatizadas da casa.. Criar um envolcro para que a climatização que possa ter tenha efeito.

Mas se a casa não tiver climatização, o ideal não seria impedir a entrada do calor pelo telhado, logo proteger as telhas por dentro e não apenas a laje do sótão?
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasO isolamento como já descrevi e expliquei. Deve aplicar no pavimento do sotão.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  13.  # 13

Se o objectivo for colocar isolamento, faz sentido proteger as zonas de habitação (como o Pedro Barradas está a sugerir).

Agora, numa casa sem climatização a minha abordagem seria diferente. E estou numa situação igual: casa com sótão não habitado e com telha vã. Felizmente tenho uma janela no sótão e uma porta de acesso que tenho mantido abertas para arejar e consequentemente arrefecer esta área. Como não existe isolamento na laje para o piso de baixo e pelas leis da física: quanto mais baixa for a temperatura no sótão, mais facilmente se deslocará o calor das zonas de habitação para esta área (especialmente durante a noite, quando esta zona atinge temperaturas mais frescas do que a casa). Já durante o dia, como existe ventilação também não aquece tanto.

Para ser sincero e utilizando apenas a intuição (e apenas porque não tenho climatização) não vou avançar para o isolamento no pavimento - para já. Não tenho facilidade em abrir as janelas e ventilar a casa e dá-me jeito esta maior permeabilidade de trocas de temperatura entre as duas áreas. O isolamento vai apenas impedir que o calor se instale tão rápido e consequentemente que também demore mais a dissipar. Contudo, para quem tem facilidade em arejar a casa, pode fazer sentido: demora mais a aquecer durante o dia e durante a noite, arrefece (mantendo-se mais fria, em média).

Isto é o que me vai da intuição!
  14.  # 14

Colocado por: tgferreiraIsto é o que me vai da intuição!

Esqueça essa intuição ;). E no Inverno, vai fugir o calor todo.
    O isolamento termico permite retardar as trocas termicas, conseguindo mais facilmente controlar a temperatura interior.
    Obviamente sem milagres, por isso é que em qq dos caso é necessario sistemas de climatização adicionais ( para aquecimento/ arrefecimento)

0.0171 seg. NEW