Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros e Caras,

Antes de mais queria agradecer a quem mui nobremente colabora neste forum.
    Descobri este fórum há cerca de duas semanas, estou em processo de construção de uma moradia (cerca de 2/5 do processo, talvez) e desde então não me sai da cabeça "Mas porque é que eu não descobri este fórum antes..."
    Na leitura de muitos post esclareci dúvidas, e criei outras :), e daí querer agradecer genericamente a todos os que neste fórum colaboram, isto é aquilo que se chama de "Bíblia da Construção, Remodelação, Compra e Afins da Casa".

Comecei o processo de construção e, até à data, tem tudo corrido bem, principalmente com o empreiteiro que contratei (e que até já foi referenciado neste fórum mas que, por uma questão de privacidade como compreendem, não vou revelar o nome).
    Tenho alguma "tradição" de construção na família e quase todos os processos deram para o torto com os empreiteiros contratados, parti com "um pé atrás" mas até à data não me posso mesmo queixar desse tema.
    Posso queixar-me sim das burocracias e taxas cobradas pela Câmara (arredores de Lisboa, mas o mal deve ser geral pelo país) desde licença de construção, passando por vistorias, ramais e afins estou quase na penúria :)

Depois as questões relacionadas com a construção como garantir a qualidade da construção (neste caso é quase que confiar no construtor e rezar para que corra tudo bem), escolher dos materiais, idealizar espaços (casas-de-banho e cozinha principalmente) nada disto é fácil e é um pouco diferente na prática daquilo que pensamos.
    Neste momento quero é ver o fim da obra (que ainda faltam uns bons 4 ou 5 meses...) e entrar lá para dentro para poder comprovar se "epá, é "muita" diferente morar numa moradia idealizada por nós e com as coisas ao nosso gosto" como sempre ouvi dizer.

Já agora, aproveitando este primeiro post queria pedir a vossa ajuda numa dúvida, nada de muito grave, mas que me intriga um bocado.
    O meu empreiteiro tem um site no qual publica fotos da casa e dos interiores, apenas tem a localização genérica do imóvel, mas eu nunca fui consultada para dar a minha autorização à publicação das referidas fotos.
    Em conversa e meio na brincadeira pus-lhe a questão, ao que ele me disse que era trabalho dele, fazia parte do seu portfólio e por isso podia publicá-las no site.
    É mesmo assim como ele diz?

Mais uma vez o meu muito obrigada pelo vosso trabalho.
    Melhores Cumprimentos
    Pimpolha
  2.  # 2

O trabalho é dele mas foi pago por si. As fotos foram tiradas a um bem privado que é a sua casa.
    Não as pode ele publicar sem o seu consentimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  3.  # 3

não, não é assim...para as publicar sem seu conhecimento deveria ter esse aspecto mencionado no contrato de empreitada também, é como eu faço, salvaguardo o meu portfólio mas sempre dando conta disso ao cliente e escrito no mesmo contrato.
    concluindo não pode publicar as fotos sem seu consentimento, agora também não tem de lhe tem pagar nada porque será para portfólio.
  4.  # 4

qual é o concelho??
  5.  # 5

Caro Fernando Gabriel,

Nem por sombras pensava em pagamento de direitos de imagem quando levantei a questão, o que se passa é que há pessoas que sabem que eu estou a fazer a casa com aquele empreiteiro e eu não quero que conheçam o interior da minha casa, nem por fotografias.
    Não sei se me fiz entender.
    Cps
    Pimpolha
  6.  # 6

Sergyio,

Porquê a qestão da localização?
  7.  # 7

eu percebi, apenas espraei"" todas as possibilidades nestes casos, como disse ninguém pode divulgar publicamente as fotografias, sem autorização.
  8.  # 8

O arquitecto tem direitos de autor do projecto de arquitectura... todavia, para fotografar qualquer obra pelo interior, principalmente depois de habitada, deverá pedir autorização ao dono de obra para esse efeito, principalmente em publicar imagens num portfolio público.

Quanto ao empreiteiro, ele apenas executa a obra... porem, enquando a pimpolha não estiver lá a viver e forem fotografias de obra, não me parece grave... mas se forem mais completas, o empreiteiro devia ter pedido a sua autorização... mas penso que legalmente também não hà muito que possa fazer...
  9.  # 9

bhp

Sim, são fotografias de obra por enquanto, depois serão fotos das casas-de-banho, cozinha e afins montadas, isso já me desagrada solenamente (coisas de gaja :)).
    Mas realmente o melhor que tenho a fazer é falar com o empreiteiro.
  10.  # 10

Colocado por: pimpolhaSergyio,

Porquê a qestão da localização?

por nada, apenas porque vou começar a construir no concelho de Sintra e sugestões de construtores são sempre bem vindas...
  11.  # 11

O melhor é pedir-lhe uma contrapartida: peça-lhe para lhe plantar a relva ou arranjar qualquer coisa no jardim, e até o deixa publicar fotos da casa toda. E ficam os dois a ganhar...
  12.  # 12

Paramonte,
    Vou pensar nisso.

Sérgyio,
    Sintra é uma das áreas possíveis para ele construir.
  13.  # 13

Sergyio

Peço muita desculpa e não me leve a mal mas já aqui li situações complicadas no forúm no que se refere a publicidade encapotada e não quero, nem por sombras, ser acusada de tal.
    Melhores Cumprimentos
    Pimpolha
  14.  # 14

pedir-lhe um contacto de um construtor, não penso que seja publicidade, mas se assim o entende, respeito
  15.  # 15

boa tarde
    se a torneira n se mexe pode estar calcinada mas tudo aponta para que seja essa tire a parte preta que esta presa com o parafuso e tente rodar com uma chave a medida . mas no lado direito dessa tem aqueles duas rodas pretas ja exprimentao se elas rodam.tb pode ser entre as duas tem ai na foto uma que parece ter o genero de um parafuso tente rodar com uma chave
    NOTA não utilize alicates nas torneiras pois se elas não abrir vai dar cabo delas
  16.  # 16

peço imença desculpa mas não era para aqui o texto anterior
    • eu
    • 5 fevereiro 2010 editado

# 17

Esta agora, claro que tem direito à sua privacidade. O empreiteiro não pode divulgar as fotos da sua casa sem autorização.
  17.  # 18

Colocado por: pimpolha
    Já agora, aproveitando este primeiro post queria pedir a vossa ajuda numa dúvida, nada de muito grave, mas que me intriga um bocado.
    O meu empreiteiro tem um site no qual publica fotos da casa e dos interiores, apenas tem a localização genérica do imóvel, mas eu nunca fui consultada para dar a minha autorização à publicação das referidas fotos.
    Em conversa e meio na brincadeira pus-lhe a questão, ao que ele me disse que era trabalho dele, fazia parte do seu portfólio e por isso podia publicá-las no site.
    É mesmo assim como ele diz?

Até a barraca abanava!...
  18.  # 19

Colocado por: ParamonteO melhor é pedir-lhe uma contrapartida: peça-lhe para lhe plantar a relva ou arranjar qualquer coisa no jardim, e até o deixa publicar fotos da casa toda. E ficam os dois a ganhar...

isso é uma boa ideia!

Nota, sem a sua autorização não pode colocar as fotos num local publico, seja numa parede de um stand ou num portfólio na web.

Ele pode ser o que está a construir, mas em nada lhe dá os direitos de imagem sobre o que faz.

Só lhe dou o conselho de tentar resolver isso nas calmas ... não vá surgir represálias
  19.  # 20

Humm, tem direito, não tem direito... E fundamentação de facto e de direito, alguém tem?

0.0215 seg. NEW