Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Uma empresa instalou um sistema ETICS na minha casa, com lã de rocha 60mm.
    Embora não sou nada perito destes sistemas, há vários aspetos que me levantaram dúvidas. Além de não serem conforme as "normas" de instalação, parecem-me problemas que poderão por em causa o isolamento e a sua impermeabilidade, pelo que venho a procura duma avaliação da gravidade destes. Junto umas fotos (nesta e na mensagem seguinte por limitação de upload).

    1. Falta das calhas de arranque: Não foram instaladas, os ~15cm entre o solo e a primeira placa de lã de rocha foi enchida com esferovite e espuma expansiva, e por fim aplicaram "meio fio" de cimento a volta com ligeiro declive para evitar vegetação ou agua junto a estrutura.

    2. Caleira embutida no isolamento: uma das caleiras corre ao longo duma parede. Em vez de a tirar e voltar a por em cima do isolamento, deixaram a caleira como estava e instalaram as placas a volta. Receio infiltrações de agua e a ponte térmica a volta da caleira.

    3. Não instalaram rufos metálicos ou outro tipo de proteção no topo das paredes, seja na junção com as telhas, seja em sítios onde fica diretamente a chuva, neste último caso a proteção é a tinta acrílica (o acabamento final).

    Diria que o problema 1 não é o mais grave (?), mas estou muito preocupado com o 2 e 3, o que acham ?
    A empresa diz que a caleira pode estar assim e que a instalação dos rufos não é da responsabilidade deles (o que me parece um disparate, e teria de fazer um corte reto das placas debaixo das telhas para poder por rufos).

    Muito obrigado pela vossa ajuda !

    Foto 1: Junçao com as telhas onde era suposto haver proteção (rufos metálicos)
    Foto 2: "meio fio" de cimento
    Foto 3: Vista geral, placas de lã.
      JuncaoTelhas.jpg
      MeioFio.jpg
      Geral_Lã.jpg
  2.  # 2

    Foto 4: Sem proteção contra a chuva no topo das paredes onde não há telhas.
    Foto 5: Caleira embutida
    Foto 6: Caleira embutida 2

    Obrigado !
      TopoParede.jpg
      Caleira1.jpg
      Caleira2.jpg
  3.  # 3

    Há cada artista...
    Concordam com este comentário: Miguel JR, JMHouse, Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  4.  # 4

    Eu quando vi isto só meti as mãos à cabeça! E você admitiu tal bosta??
    Concordam com este comentário: JMHouse, Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  5.  # 5

    lol

    lol2

    Estas fotos merecem ir ali para o tópico "obras especiais"
    Concordam com este comentário: Miguel JR, argo, Vítor Magalhães
  6.  # 6

    Cruz credo nossa senhora ,um vê cada coisa .
  7.  # 7

    Mas que caggada vem a ser esta?

    Isto é uma obra de arte Surrealista?
    Concordam com este comentário: JMHouse
  8.  # 8

    Queriam transformar a cimalha em caleira?
  9.  # 9

    Isto é a típica obra do DO contratar as especialidades independentemente e sem o empreiteiro a coordenar. Deu caggada
  10.  # 10

    Possa há cada artista 🤦‍♂️
  11.  # 11

    Colocado por: marteloescoproIsto é a típica obra do DO contratar as especialidades independentemente e sem o empreiteiro a coordenar


    Qual empreiteiro ou especialidades? Não é obra nova. A telha está até velhinha.

    Isto foi um Manel Carrinha qualquer que cola placas de isolamento nos tempos livres e nem desmontou as caleiras para ganhar tempo.
  12.  # 12

    Pagou por isso??
  13.  # 13

    Este post é para os apanhados. Mas há tantos que nao são publicados, e não são só os executados pelo Manel da carrinha.
  14.  # 14

    Colocado por: niquyaUma empresa instalou um sistema ETICS na minha casa, com lã de rocha 60mm.


    Colocado por: niquyahá vários aspetos que me levantaram dúvidas

    Primeiro do que tudo tem um problema muito grave para resolver.
    Vai ser muito complicado e caro resolver os problemas que tem nas fotos...e tem muitos.
    Sinceramente não sei que conselho lhe dar mas provavelmente contactar "alguém" que o ajude a identificar os problemas existentes para que assim possa agir em conformidade.

    Em segundo lugar: você nunca viu desde o início que se estavam a cometer erros e mandar parar os trabalhos?
  15.  # 15

    Obrigado pelas vossas respostas.

    Ainda não paguei a ultima tranche - embora é uma pequena percentagem do total (~1500euros). Ando a pedir para corrigirem os problemas (principalmente 2 e 3), mas sem sucesso até agora como descrevi no primeiro post. De facto devia ter parado a obra e os pagamentos quando comecei a ter dúvidas... acreditei demasiado tempo nas explicações pseudo-tecnicas deles.

    Quem fez o trabalho é uma empresa especializada, no mercado há muito tempo, "certificada" casa eficiente 2020 (embora pelos que investiguei não certifica nada). Foi uma obra independente, a casa é antiga e o telhado tem 10 anos.

    Vou continuar a luta com eles, explorar também com outros empreiteiros se podem corrigir os problemas e qual o custo, e em paralelo começar a procurar assistência jurídica... outra área na qual não tenho experiência e que receio ser muito complicada (?).

    Obrigado e se tiverem comentários/conselhos adicionais ou queiram destacar este caso numa lista de "obras especiais" para sensibilização, estão a vontade.
  16.  # 16

    Colocado por: niquyaAndo a pedir para corrigirem os problemas (principalmente 2 e 3)

    Os rufos na cobertura só seriam da responsabilidade deles se estiver previsto no orçamento, caso não esteja, tem que procurar um serralheiro para lhe fazer isso.
  17.  # 17

    Artesao dos canalones de Menorca.

    https://www.pinterest.es/pin/575475658652081270/
  18.  # 18

    Colocado por: marteloescoproIsto é a típica obra do DO contratar as especialidades independentemente e sem o empreiteiro a coordenar. Deu caggada


    Realmente um gajo vê isto e culpa é do DO😂😂😂😂😂😂😂😂 as coisas que se lêem nest fórum..


    Quem fez este serviço é um profissional (mas só quando as especialidades são subcontratados pelo empreiteiro).

    Quando vai trocar os pneus do seu carro também leva o mecânico consigo? Nunca foi a uma casa de pneus, mudar os pneus do carro? E se lhe meterem uns pneus de bicicleta, a culpa é sua... Devia ter contratado a oficina da marca, para que eles subcontratassem a casa dos pneus?

    Realmente, a culpa foi do DO. Devia ter contratado uma fiscalização a 2000 euros o mês...
    Concordam com este comentário: ANC, Joves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joves
  19.  # 19

    Colocado por: niquyaObrigado pelas vossas respostas.

    Ainda não paguei a ultima tranche - embora é uma pequena percentagem do total (~1500euros). Ando a pedir para corrigirem os problemas (principalmente 2 e 3), mas sem sucesso até agora como descrevi no primeiro post. De facto devia ter parado a obra e os pagamentos quando comecei a ter dúvidas... acreditei demasiado tempo nas explicações pseudo-tecnicas deles.

    Quem fez o trabalho é uma empresa especializada, no mercado há muito tempo, "certificada" casa eficiente 2020 (embora pelos que investiguei não certifica nada). Foi uma obra independente, a casa é antiga e o telhado tem 10 anos.

    Vou continuar a luta com eles, explorar também com outros empreiteiros se podem corrigir os problemas e qual o custo, e em paralelo começar a procurar assistência jurídica... outra área na qual não tenho experiência e que receio ser muito complicada (?).

    Obrigado e se tiverem comentários/conselhos adicionais ou queiram destacar este caso numa lista de "obras especiais" para sensibilização, estão a vontade.


    As empresas certificadas da casa eficiente são aquelas que querem entrar no programa e pronto. Amanhã posso criar uma empresa (até hoje à noite) e sem experiência alguma entrar no programa...

    O seu problema não são os 1500 euros que faltam pagar ao empreiteiro (até tenho medo de perguntar quanto é que cobraram por isto). O seu problema é que quando chegar ao advogado (onde isto já devia estar...) e ele pedir-lhe uma provisão de 1500 euros já vai achar que é caro...
    E o seu "empreiteiro" vão poder continuar a ganhar uns dinheirinhos com outros iguais a si.
  20.  # 20

    Colocado por: Nostradamuslol

    lol2
    Concordam com este comentário:Miguel JR,argo


    Tem arquitectura... Parece um Souto Moura 🤣
 
0.0223 seg. NEW