Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. O título diz tudo.

    Contratei um empreiteiro para fazer uma reconstrução interior. Supostamente nem é preciso licença.

    Valor adiantaddo sempre que ele pedia, disponibilidade total da nossa parte e boa fé..
    Tenho contrato com ele, com datas e orçamento.

    Agora aconteceu - Vim a saber que está para fechar. Já começou por despedir familiares e o escritorio fechou.

    Este deixou em obra alguns andaimes e materiais que viriam a ser empregues na obra.

    Falei com advogados e explicaram que a probabilidade de ir buscar alguma coisa a nivel de valores nestes casos é dificil visto que ao abrir falencia, pouco vai restar no fim.

    Estamos a falar de indeminizações por dias de atrazo (claro que ele já sabia que nunca iria pagar), cerca de 8.000€ adiantados para mão de obra e acabentos defeituosos.

    Neste cenário, qual é a probabilidade de vir a reaver alguma coisa caso avance com processo?

    Segundo vim a descobrir, já não é a primeira vez que este empreiteiro faz um truque do género.

    Já alguém teve numa situação do género?

    Obrigado desde já por partilharem
  2.  # 2

    Probabilidade reduzida ou nula, não deveria ter adiantado tanto
  3.  # 3

    Pois, por isso acho que a única opção é arranjar outro empreiteiro e seguir vida...
    Quanto ao material que ele lá deixou, o que é que se faz?
    • RCF
    • 5 julho 2023

     # 4

    Tente minimizar a perda...
    Tente que ele ainda faça mais algum trabalho ou que deixe alguns materiais em obra.
    De resto, colocar-lhe algum processo judicial, apenas o irá fazer a si gastar mais dinheiro, se bem que, podendo, não deixe de o fazer, quanto mais não seja para, oficialmente, lhe aumentar o cadastro...
    • RCF
    • 5 julho 2023

     # 5

    Colocado por: baxeQuanto ao material que ele lá deixou, o que é que se faz?

    use-o.
    É como atrás lhe disse, tente minimizar a perda. Se pagou adiantado e esse material está na sua obra, terá toda a legitimidade em ficar com ele.
  4.  # 6

    Colocado por: baxeOlá a todos. O título diz tudo.

    Contratei um empreiteiro para fazer uma reconstrução interior. Supostamente nem é preciso licença.

    Valor adiantaddo sempre que ele pedia, disponibilidade total da nossa parte e boa fé..
    Tenho contrato com ele, com datas e orçamento.

    Agora aconteceu - Vim a saber que está para fechar. Já começou por despedir familiares e o escritorio fechou.

    Este deixou em obra alguns andaimes e materiais que viriam a ser empregues na obra.

    Falei com advogados e explicaram que a probabilidade de ir buscar alguma coisa a nivel de valores nestes casos é dificil visto que ao abrir falencia, pouco vai restar no fim.

    Estamos a falar de indeminizações por dias de atrazo (claro que ele já sabia que nunca iria pagar), cerca de 8.000€ adiantados para mão de obra e acabentos defeituosos.

    Neste cenário, qual é a probabilidade de vir a reaver alguma coisa caso avance com processo?

    Segundo vim a descobrir, já não é a primeira vez que este empreiteiro faz um truque do género.

    Já alguém teve numa situação do género?

    Obrigado desde já por partilharem


    Tem todo o cheiro de insolvência dolosa... Se conseguir ir por aí, tem boas posso possibilidades da sua obra ser concluída e ficar perfeita.
  5.  # 7

    Colocado por: RCF
    use-o.
    É como atrás lhe disse, tente minimizar a perda. Se pagou adiantado e esse material está na sua obra, terá toda a legitimidade em ficar com ele.

    Depende... Se for uma verdadeira empreitada não.
    O administrador de insolvência irá apossar-se do material e fica apenas com um crédito sobre a massa da insolvência (em que concorre com os restantes).
    • RCF
    • 6 julho 2023

     # 8

    Colocado por: JMHouseDepende... Se for uma verdadeira empreitada não.
    O administrador de insolvência irá apossar-se

    irá apossar-se, se ninguém se apossar antes...
    Concordam com este comentário: smart
  6.  # 9

    Colocado por: baxeEste deixou em obra alguns andaimes e materiais que viriam a ser empregues na obra.


    Colocado por: RCFirá apossar-se, se ninguém se apossar antes...


    Com a onda de assaltos que há nas obras, muito facilmente estes materiais e equipamentos que o empreiteiro deixou em obra levam descaminho.
    Concordam com este comentário: RCF, pkasa, smart, argo
  7.  # 10

    Também tenho interesse em ter um chapéu de sol bem grande. Tenho um café aqui da zona que deixa vários na esplanada, toda a noite.
    Qualquer dia, arrisca-se a um leve descaminho, com a quantidade de roubos que andam para aí...
  8.  # 11

    Colocado por: JMHouseQualquer dia, arrisca-se a um leve descaminho

    Se conseguir desencaminhar um certamente que não terá problemas.
    Só terá problemas se for apanhado ou descoberto
    :)))
  9.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    Se conseguir desencaminhar um certamente que não terá problemas.
    Só terá problemas se for apanhado ou descoberto
    :)))

    Exacto.

    É uma situação injusta e lixada mas a medida é pensada mais para a protecção dos trabalhadores. Mas como disse, cheira muito a insolvência dolosa. Apostaria por aí...
  10.  # 13

    Colocado por: JMHousecomo disse, cheira muito a insolvência dolosa.

    E muito provavelmente amanhã tem outra empresa com alguns dos trabalhadores que agora foram despedidos e até equipamentos/materiais que entretanto foram vendidos.
  11.  # 14

    Tenho uma extensão de 25 metros que um empreiteiro deixou ficar depois de ter recebido o pagamento e ter deixado umas coisas por fazer, desde há mais de 1 década Sou o fiel depositário dessa extensão e vou usando de quando em vez quando preciso, como forma de compensação por estar à minha guarda...

    Sobre os guarda-sóis da explanada do café, se o dono do café os deixasse em minha casa eu também daria uso, sem estragar. Mas não iria busca-los à propriedade dele.
    Concordam com este comentário: JMHouse, baxe
 
0.0134 seg. NEW