Iniciar sessão ou registar-se
    • Rexa
    • 6 julho 2023 editado

# 1

Bom dia a todos,

Sou nova por estes lados e peço desde já desculpa se não usar a terminologia correta.
    Iniciei o estudo prévio para construção da minha futura moradia.

Solicitei ao arquiteto:
    - 2 quartos (1 suite) e um escritório.
    - Escritório no andar rés do chão com possibilidade de no futuro ser convertido em quarto.
    - Cozinha/Sala de jantar/ e sala de estar em L;

O primeiro estudo que nos foi entregue parece-me ter áreas exageradamente grandes, pelo que estamos a ponderar como melhorar.
    Observei que o fórum é bastante ativo e existe sugestões que foram apresentadas em diferentes tópicos altamente relevantes, pelo que gostaria agora de solicitar a vossa opinião sobre esta planta (replicada por mim, com base no primeiro draft enviado pelo arquiteto):

Antecipadamente grata,
      Piso1.jpg
      Piso0.jpg
  1.  # 2

Bem vinda!.
    Desculpe lá, mas onde está o estudo do seu arquitecto? esse é que é uma boa base para opinar.
    e a planta de implantação, com o polígono maximo de implantação com a rosa dos ventos, etc..
    É que uma "planta", não é somente um somatório de compartimentos. Muito menos numa moradia onde existe e se deseja uma relação com o exterior/ interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rexa
  2.  # 3

Pessoalmente e profissionalmente considero que numa casa contida dessas (areas contidas), ter um pe-direito duplo na sala ( de 24m2)confrontando diretamente com o piso dos quartos uma coisa que é desnecessária, aliás em termos de climatização é mais caro difícil de aquecer, ainda tem a questão do incomodo acústico das actividades da zona social e da cozinha para os quartos, estes vazados tem tendência a amplificar os sons..

A IS da suite, é sempre melhor ter a porta da mesma a não dar directamente para o quarto... portanto se conseguir meter na zona do quarto de vestir era melhor.
    Concordam com este comentário: amartins
  3.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasBem vinda!.
    Desculpe lá, mas onde está o estudo do seu arquitecto? esse é que é uma boa base para opinar.
    e a planta de implantação, com o polígono maximo de implantação com a rosa dos ventos, etc..
    É que uma "planta", não é somente um somatório de compartimentos. Muito menos numa moradia onde existe e se deseja uma relação com o exterior/ interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rexa

Como risquei as plantas e não tenho outras "limpas"... optei por apresentar uma versão feita por mim, mas aqui fica a tal primeira versão toda rabiscada.

Grata pela atenção.
      Piso1_.jpg
      Piso0_.jpg
  4.  # 5

Isso não pode estar bem…
    O seu arq. pôs praticamente todas as janelas para orientações erradas?!
    Muita pedra para partir nisso…
    Aliás… isso era fazer mais variantes completamente desligadas dessa que isso que aí está parece ter sido só vomitado…
    :/
  5.  # 6

Colocado por: RexaComo risquei as plantas e não tenho outras "limpas"...

Peça isso em pdf, para o seu mail. e com sobreposição com o lev. top. que assim não se entende nada da topografia.
  6.  # 7

. desculpe lá. mas porque razão tem o 1 andar num sotão!?
    Meta o corte que passa pelas escadas par se entender melhor a situação volumétrica proposta.
    eu acho que as varandinhas de 1.50m, não servem para nada. Se que um espaço para a sala/ z. social, condense tudo num local, mas faca um espaço de estar coberto ai com uns 2.50 a 3m de profundidade. Ou não vai usar o exterior?
    Parece que terá uma semicave.
  7.  # 8

Colocado por: Pedro Barradas. desculpe lá. mas porque razão tem o 1 andar num sotão!?
    Meta o corte que passa pelas escadas par se entender melhor a situação volumétrica proposta.
    eu acho que as varandinhas de 1.50m, não servem para nada. Se que um espaço para a sala/ z. social, condense tudo num local, mas faca um espaço de estar coberto ai com uns 2.50 a 3m de profundidade. Ou não vai usar o exterior?
    Parece que terá uma semicave.

Vou solicitar tal como diz a planta em .pdf !

O terreno é complicado. Parte plano (frente de estrada) e parte inclinado com uma linha de agua (levada) a passar por baixo da moradia. Segundo o arquiteto é dispendioso estender a varanda para esse lado + existe umas quantas condicionantes para construir sobre essa mesma linha de agua.

Grata,
  8.  # 9

Colocado por: RexaO terreno é complicado. Parte plano (frente de estrada) e parte inclinado com uma linha de agua (levada) a passar por baixo da moradia. Segundo o arquiteto é dispendioso estender a varanda para esse lado + existe umas quantas condicionantes para construir sobre essa mesma linha de agua.

Mas uma razão para resolver o projecto de outra forma, parece-me que a implantação, aforma e o desenvolvimento do programa não estão optimizados/ adequados ao terreno, à envolvente, ás condicionantes pre-existentes.

como o gil escreveu, tem aí muita pedra para partir ainda.
  9.  # 10

afinal onde é o norte?
  10.  # 11

ah já vi que é para o lado esquerdo
    eu gosto do seu desenho, dependendo das vistas talvez apenas mudasse o sitio da escada para a parede norte, abrindo assim a sala de estar mais para sul e mais ligada á sala de refições
  11.  # 12

Colocado por: marco1ah já vi que é para o lado esquerdo

eu não vejo nada....
  12.  # 13

logo na primeira imagem tem lá em cima do terraço uma indicação N -S
  13.  # 14

Colocado por: marco1afinal onde é o norte?

Usando as plantas disponíveis tentei elucidar ao max sobre a topografia e rosa dos ventos.

Entretanto vou ver se arranjo plantas menos rabiscadas :)

Grata,
      Planta.jpg
  14.  # 15

eu gosto da casa, tem é que ainda ser bem trabalhado determinadas situações
  15.  # 16

A casa vai se implantada em cima de uma linha de água?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0182 seg. NEW