Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a tod@s!

    Sigo o forúm há bastante tempo e tem sido uma preciosa ajuda para tomar decisões para a minha moradia e em simultâneo uma dor de cabeça para os fornecedores, porque faço muitas perguntas! :)

    Estou na fase de escolha de caixilharia e tenho duas propostas com preços similares para a seguintes soluções:

    (vou descrever, tal como aparece nas propostas)

    1 - PVC Shuco Living 82
    Ferragens: Shuco
    Vidro triplo: 4 Planitherm - 12 Argon+TGI - 4 - 12 Argon+TGI - 4

    2 - PVC Kommerling Line 76
    Ferragens ROTO
    Vidro Duplo: 5 inc - 20Agron+TGI - 6 Planitherm One/4S

    3 - Alumínio Série Corte Termico AJI 70/78
    Ferragens ROTO
    Vidro Duplo: 5 inc - 20Agron+TGI - 6 Planitherm One/4S

    Aguardo, ainda, uma proposta para PVC Cortizo 84

    Dos 3 acima, qual a opinião dos conhecedores aqui do fórum?

    Agradeço desde já os vossos contributos.
  2.  # 2

    krys, isso depende muito da localização, dos sistemas de ensombramento, da orientação dos vãos, da propria arquitectura( dimensão dos vãos) e dos requisitos acusticos extra que possa ter.

    O que precisa é de apoio da equipa de projecto = pedir a estes uma opinião técnica.
    Eu e o resto do pessoal aqui não conhecemos as características do seu projeto.
    Porque tem uma solução de vidro triplo? precisa de caixa de ar em ARGON? etc...
    Tem de se sentar com a equipa de projecto e fazer o exercício. para pedir cotação para requisitos equivalentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: krys
  3.  # 3

    Pedro Barradas, agradeço desde já a sua opinião.

    Contudo, não sei a que equipa técnica se refere. Porque se estivermos a falar de projetistas, esqueça. Da minha experiência e de outras próximas (várias), nunca são claros nas opiniões e raramente emitem um parecer inequívoco. Para além de que, sempre que lhe são colocadas dúvidas, parecemos incomodativos e parece que nos estamos a meter no trabalho deles.
    Falo por experiência na minha obra e do ponto de profissional por acompanhar outras obras. (isto é só um desabafo :) )


    A questões fundamentais, para mim, são, também: O vidro triplo tem efeito na melhoria térmica ou apenas acústica? Considerando que as soluções que apresento têm o mesmo valor, optaria por vidro duplo ou triplo?

    A solução de vidro triplo foi apresentada pela empresa, não foi opção minha. O gás Argon, idem.

    O que realmente pretendia é uma opinião sobre eventuais vantagens ou desvantagens do vidro triplo e se o que acham da qualidade e marcas das caixilharias apresentadas, bem como a opinião sobre a qualidade das ferragens.


    Assim, envio abaixo a planta da moradia e respetiva implantação. Julgo que os ensombramentos são percetíveis.
      PLmoradia_Krys.jpg
      Implantação_Casa_Krys.png
  4.  # 4

    Boa tarde
    Aproveito o espaço para também questionar a nível de acabamentos para o alumínio, se é melhor o anodizado ou sablé, para uma moradia perto do mar.

    Obrigada
  5.  # 5

    anodizado!!! Mas atenção à qualidade do mesmo.
    Sablé é um acabamento da termolacagem.

    E o esquema de cores preconizado em projecto, não é preciso seguir?

    A anodização do alumínio é um processo eletrolítico, onde sobre o substrato (uma liga de alumínio) é criada uma camada anódica (óxido de alumínio) que fica solidamente ligado à superfície. Essa camada é extremamente fina (da ordem do mícron (µm), 1000 mm), que pode ter diferente espessura consoante o fim a que se destina ou local de emprego do alumínio. A classe de espessura 5 e 10 microns é utilizada em ambientes interiores e a classe de espessura 15, 20 e 25 microns é utilizada em meios exteriores, sendo as duas últimas classes usadas em ambientes agressivos ou fortemente agressivos.

    Na Lacbraga, o alumínio anodizado pode, ou não, ser colorido por coloração eletrolítica ou orgânica, obtendo-se cores finais que vão desde o bronze claro, médio e escuro até ao preto na coloração eletrolítica ou a cor ouro na coloração orgânica.

    A anodização da Lacbraga oferece ainda diferentes acabamentos paras as superfícies tratadas: superfícies polidas (acabamento brilhante), superfícies escovadas (acabamento riscado). Todos estes acabamentos podem ser apresentados numa versão extra brilho (acabamentos repolidos).

    A anodização é cada vez mais procurada não só pela resistência e durabilidade oferecida ao alumínio, mas também por questões estéticas (efeito metálico).

    http://www.lacbraga.pt/

    Ou aqui:
    https://www.anicolor.pt/sistemas/?a=anodizacao&l=pt

    ou
    https://www.extrusal.pt/pt/industria/anodizacao-4055/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fbarbosa
    • krys
    • 11 julho 2023

     # 6

    @Pedro Barradas, percebendo que tem experiência nesta área, qual a sua opinião sobre a opção do vidro? É a minha maior dúvida.
    Obrigado.
 
0.0114 seg. NEW