Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Estou a vender uma moradia e arranjei comprador.

    O comprador precisa de crédito bancário.

    O imóvel foi avaliado por menos do que estou a vender. Uma das razões foi o avaliador não ter considerado o valor de uma construção que fiz no logradouro da moradia.

    Como na câmara municipal da zona não é necessário projeto para realizar uma obra daquela dimensão a mesma não está na planta da casa, ou caderneta predial.

    Alguém sabe informar se um avaliador pode considerar um anexo (não amovível) na avaliação da casa mesmo que não esteja registado?

    Cumprimentos
  2.  # 2

    A construção é em alvenaria, rebocado, pintado, com isolamento e eletricidade. é uma extensão da casa com qualidade. Não é um barraco.
  3.  # 3

    Colocado por: JCoimbra

    Alguém sabe informar se um avaliador pode considerar um anexo (não amovível) na avaliação da casa mesmo que não esteja registado?



    Em principio não. Trata-se de uma obra ilegal, sujeita a ordem de demolição.
    Além disso, o Banco poderá recusar o financiamento.
    • RCF
    • 7 julho 2023

     # 4

    Colocado por: JCoimbraComo na câmara municipal da zona não é necessário projeto para realizar uma obra daquela dimensão


    Colocado por: JCoimbraA construção é em alvenaria, rebocado, pintado, com isolamento e eletricidade. é uma extensão da casa com qualidade. Não é um barraco.

    e qual é a dimensão (área e altura)?

    Colocado por: JCoimbraAlguém sabe informar se um avaliador pode considerar um anexo (não amovível) na avaliação da casa mesmo que não esteja registado?

    O avaliador poderá desconsiderar, na medida em que, se for ilegal pode ter de ser demolido, por imposição municipal e, por isso, não só não acrescenta valor, como, no limite, até poderá diminuir o valor...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 5

    Colocado por: JCoimbraO imóvel foi avaliado por menos do que estou a vender.


    Quanto ao anexo, se se enquadra em "obras de escassa relevância urbanistica", cedeu ao avaliador a planta/esquiço e o formulário de comunicação prévia à Camara Municipal que enviou na altura que avançou para a construção? Se cedeu, ele eventualmnente poderia ter considerado o anexo

    Não sei se a Câmara lhe poderá pasar alguma declaração a reconhecer que o anexo se encondra nesse tipo de obras. Desse modo o risco de ilegalidade/demolição desaparece e o anexo pderá ser considerado.

    Agora se o anexo estiver ilegal, esqueça lá isso. A avaliação está correcta. Independentemente do dinheiro que gastou ou da qualidade do mesmo.
  5.  # 6

    Colocado por: size

    Em principio não. Trata-se de uma obra ilegal, sujeita a ordem de demolição.
    Além disso, o Banco poderá recusar o financiamento.


    O senhor calado era um poeta. Se não sabe o que diz, devia abster-se de comentar.
    Aconselho a ir ler com atenção o que escrevi, se por acaso ficar na mesma, olhe tenho pena de si.
    Cumprimentos
  6.  # 7

    Colocado por: HAL_9000

    Quanto ao anexo, se se enquadra em "obras de escassa relevância urbanistica", cedeu ao avaliador a planta/esquiço e o formulário de comunicação prévia à Camara Municipal que enviou na altura que avançou para a construção? Se cedeu, ele eventualmnente poderia ter considerado o anexo

    Não sei se a Câmara lhe poderá pasar alguma declaração a reconhecer que o anexo se encondra nesse tipo de obras. Desse modo o risco de ilegalidade/demolição desaparece e o anexo pderá ser considerado.

    Agora se o anexo estiver ilegal, esqueça lá isso. A avaliação está correcta. Independentemente do dinheiro que gastou ou da qualidade do mesmo.


    Olá, não forneci, porque não foi pedido e não fazia ideia que seria necessário. E ele a quando da avaliação também não disse. Apesar de ter sido informado que a edificação é uma obra que não necessita de licenciamento, apenas uma comunicação seria necessária...

    Cumprimentos
  7.  # 8

    Colocado por: RCF


    e qual é a dimensão (área e altura)?


    O avaliador poderá desconsiderar, na medida em que, se for ilegal pode ter de ser demolido, por imposição municipal e, por isso, não só não acrescenta valor, como, no limite, até poderá diminuir o valor...
    Concordam com este comentário:HAL_9000


    20m2 e tem uns 2,5m.
    E agora voce vai dizer, está ilegal!!!! só se pode fazer até 10m2 e 2,2m de altura. Estou enganado?
  8.  # 9

    Colocado por: JCoimbra20m2 e tem uns 2,5m.

    O que diz o regulamento municipal para as obras de escassa relevancia urbanística.

    em Ourem, salvo erro, tem lá como limite de Ab, 40m2.. Eu acho um abuso, isso é para legalizar todas as barracas e mais algumas.
    • RCF
    • 7 julho 2023

     # 10

    Colocado por: JCoimbrasó se pode fazer até 10m2 e 2,2m de altura. Estou enganado?

    dependerá de município para município...
    Se esse município considera essa construção de escassa relevância urbanística, não serei eu a desconsiderá-lo...
    Agora, para a legalidade não ser questionável, necessita de registar na Câmara
  9.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    O que diz o regulamento municipal para as obras de escassa relevancia urbanística.

    em Ourem, salvo erro, tem lá como limite de Ab, 40m2.. Eu acho um abuso, isso é para legalizar todas as barracas e mais algumas.


    Eu fiz uma questão e toda a gente está preocupada se a obra é ilegal, não é! E a questão não é essa...
    Na minha são 30m2
    • RCF
    • 7 julho 2023

     # 12

    Colocado por: JCoimbraEu fiz uma questão e toda a gente está preocupada se a obra é ilegal, não é! E a questão não é essa...

    Claro que a questão é essa. Esse é o cerne da questão, porque:

    Colocado por: RCFse for ilegal pode ter de ser demolido, por imposição municipal e, por isso, não só não acrescenta valor, como, no limite, até poderá diminuir o valor...

    Aliás, tanto assim é que o avaliador não considerou essa construção na avaliação...
  10.  # 13

    Senhores, antes da obra, foi feita uma comunicação a camara. E recebi resposta positiva (e nem precisava, salvo erro, teria que esperar 30dias penso eu)

    Segundo investiguei, a obra não foi considerada porque deve ser registada na caderneta predial para ser incluída na área. Nada tem haver com a camara.

    Obrigado pela ajuda.
    • RCF
    • 7 julho 2023

     # 14

    Colocado por: JCoimbraSenhores, antes da obra, foi feita uma comunicação a camara. E recebi resposta positiva (e nem precisava, salvo erro, teria que esperar 30dias penso eu)

    Segundo investiguei, a obra não foi considerada porque deve ser registada na caderneta predial para ser incluída na área. Nada tem haver com a camara.

    Obrigado pela ajuda.

    será isto:

    Colocado por: RCFAgora, para a legalidade não ser questionável, necessita de registar na CâmaraConservatória
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  11.  # 15

    Sabem quanto tempo demora o processo de registo do anexo nas finanças?
    • RCF
    • 7 julho 2023

     # 16

    Colocado por: JCoimbraSabem quanto tempo costuma demorar?

    creio ser algo muito rápido, desde que tenha a documentação necessária (projeto comunicado à Câmara)
    e está registado nas Finanças? Se não está, também terá de estar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCoimbra
  12.  # 17

    Colocado por: JCoimbra

    Eu fiz uma questão e toda a gente está preocupada se a obra é ilegal, não é! E a questão não é essa...
    Na minha são 30m2


    A resposta à sua questão é simples.. está a vender acima do valor, e o comprador está a comprar acima das possibilidades..
  13.  # 18

    Colocado por: Bragas V

    A resposta à sua questão é simples.. está a vender acima do valor, e o comprador está a comprar acima das possibilidades..


    Errado e o senhor está a falar de cor quando nem sabe valores... Pelo que a minha participação no tópico fica por aqui. Obrigado a quem se preocupou em ajudar . Mas nitidamente há muito pessoal que vem aos tópicos dar palpites sem ler as mensagens com cuidado e fazem afirmações como a sua sem ter acesso aos elementos todos para formar uma opinião.
    Como pode dizer que estou a vender a casa cara de mais, quando na primeira mensagem digo que a obra que fiz não foi tida em conta por não estar registada na caderneta? O senhor sabe qual é o montante que falta? Se não sabe, está a inventar.
  14.  # 19

    O comprador mantém o interesse na aquisição? Seria importante este saber junto do banco/gestor de que forma é que pode ultrapassar essa questão, seja por uma nova avaliação, seja pela necessidade de apresentar documentação que ateste que esse anexo pode ser considerado na avaliação. Esse esclarecimento só poderá ser dado pelo banco pois é quem financia e precisa da garantia que tudo estará conforme para escriturar.
    Em termos percentuais, qual a diferença ou percentagem que o comprador precisa de ver revista a avaliação?
  15.  # 20

    Colocado por: Bragas V

    A resposta à sua questão é simples.. está a vender acima do valor, e o comprador está a comprar acima das possibilidades..


    Quem corre mais rápido: a inscrição dessa área na matriz? a evolução da Euribor? :):)

    Agora a sério, espero que tenha já um bom cpcv antes de ir arriscar-se à coima e tributação adicional de IMI e juros compensatórios dos últimos anos em que o anexo já existia mas ainda não estava matricialmente considerado. E espero que não esteja sujeito(nem fique) ao AIMI...
 
0.0181 seg. NEW