Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia


    Comprámos uma moradia e vamos fazer obras de ampliação, alteração e melhoramentos.
    Estamos a poucos dias de submeter o projeto de arquitetura e o de especialidades só vamos fazer aquando pedido da Câmara.

    Claro que temos imensas dúvidas e muitas delas tenho esclarecido através do tópicos deste fórum ( grata 🙏) .

    Temos um orçamento limitado , " que pode esticar um pouco numas coisas mas terá que encolher noutras " , a casa não terá um uso intensivo.
    Não queremos um "top de gama", mas também não queremos facilitar em algumas coisas .

    Uma das coisas que mais nos preocupa é o isolamento térmico de uma cave semi-enterrada "arrumos" que vamos converter em zona habitável. Isto porque parte das paredes estão em contato permanente com a terra do jardim e não fazemos ideia se existe isolamento pelo exterior ( construção com 30 anos ) .

    A moradia fica na zona centro a 8 kms do mar .
    Que tipo de isolamento térmico ( o acústico é irrelevante neste caso ) pelo interior aconselham ?
  2.  # 2

    Mary... Então para que servem os projectistas que contratou? é com eles que tem de ver as soluções adequadas para a intervenção e construido pre-existente.
  3.  # 3

    Obrigada pelas suas considerações sobre a minha questão , que nada acrescentam á mesma . Sim tem a sua razão, lá chegaremos certamente, da mesma forma que uma coisa não invalida a outra , queremos ter noções básicas que certamente nos ajudarão a discutir e perceber as soluções e não somente "aceitar o que nos meterem no prato " !
    Tenha um bom dia
  4.  # 4

    Colocado por: Mary26nte nos ajudarão a discutir e perceber as soluções e não somente "aceitar o que nos meterem no prato " !

    Vai-me desculpar... Mas isso é que é confiar nos técnicos que contratou.

    Não existem receitas.. Existem especificações adequadas caso a caso. É isso que tem de entender, ainda por cima tendo contenção de custos.

    Veja o que a equipa lhe propõe, depois se tiver duvidas, meta aqui, com coisas concretas. Ou pretende tirar um curso expresso de construção civil aqui no forum, para depois esgrimir soluções com os técnicos? Não leve a mal, mas é o que parece.
    Se como diz es´ta a poucos dias de submeter os projectos... Ainda não dicutiu nada destes temas com a equipa? Olhe isso é que não é normal. Já os confrontou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
  5.  # 5

    Colocado por: Mary26Que tipo de isolamento térmico ( o acústico é irrelevante neste caso ) pelo interior aconselham ?

    Como muito bem disse o Pedro, esta é uma questão que deve ser discutida com os seus projetistas.
    Existem milhentas soluções, por norma todas são boas, contudo, nem todas certamente se adaptam à sua realidade.
    As condicionantes da obra, o seu orçamento e o tipo de profissional que irá contratar para as obras fazem toda a diferença.
    Em principio os seus técnicos têm conhecimento de todas estas condicionantes pelo que serão os melhores técnicos para lhe aconselhar a solução.
    Mais que o isolamento térmico deve primeiro acautelar a impermeabilização dessas paredes. d nada lhe vale um isolamento XPTO se este for estragado pela falta de impermeabilização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Vai-me desculpar... Mas isso é que é confiar nos técnicos que contratou.

    Não existem receitas.. Existem especificações adequadas caso a caso. É isso que tem de entender, ainda por cima tendo contenção de custos.

    Veja o que a equipa lhe propõe, depois se tiver duvidas, meta aqui, com coisas concretas. Ou pretende tirar um curso expresso de construção civil aqui no forum, para depois esgrimir soluções com os técnicos? Não leve a mal, mas é o que parece.
    Se como diz es´ta a poucos dias de submeter os projectos... Ainda não dicutiu nada destes temas com a equipa? Olhe isso é que não é normal. Já os confrontou?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mary26


    Sim entendo o que diz , e não , não pretendo tirar um Mestrado em Contruçao Civil , simplesmente gosto de perceber do que me falam , não é uma questão de confiar ou não confiar. E sim , já questionei o Arquiteto sobre essas questões sobre essas e outras questões ( relacionadas com o tipo de construção e isolamentos, etc ) e o que foi dito é que isso era tratado aquando projeto de especialidades .
  7.  # 7

    Colocado por: Mary26o que foi dito é que isso era tratado aquando projeto de especialidades .

    A sério... ele não tomou uma posição sobre o tema!? chutou para mais tarde...
    Na arquitetura tem de já prever o que se irá fazer/ as necessidades, as espessuras..... Coordenar com as especialidades, mesmo que mais tarde o isolamento x em vez de y cm de espessura... mas de antemão tem de já saber que intervenções serão realizadas.
    Enfim.
  8.  # 8

    Colocado por: Mary26e o que foi dito é que isso era tratado aquando projeto de especialidades .

    Como é que uma condicionante que pode influenciar todo o projeto é assim tratada dessa forma?
    As possíveis soluções para a impermeabilização e isolamento dessa zona deveriam ser as primeiras coisas a serem analisadas.
    Desculpe, mas de técnico, esse seu arquiteto têm muito pouco.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Num projecto de "recauchutagem", em edificios existentes, é fundamental, em sede de projecto, identificar as patologias, propor medidas de mitigação e ponderar as prioridades de intervenção. Além do facto de meter a papelada administrativa para licenciamento.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasidentificar as patologias, propor medidas de mitigação e ponderar as prioridades de intervenção.

    Este deveria ter sido o primeiro trabalho do arquiteto. O que ele na verdade fez foi algo que está no campo da estética e não da técnica.

    Colocado por: Mary26Estamos a poucos dias de submeter o projeto de arquitetura

    Se calhar está na altura de suspender o procedimento e repensar a forma de atuação
  11.  # 11

    Bom 😌 de fato nós temos que confiar e tal e coiso ... mas lá está, somos leigos e partimos do princípio que pagamos para ter um serviço competente ... mas claro que começamos a levantar questões , quando nem o tamanho ou localização de novas janelas são discutidas connosco 🤦🏻‍♀️ e quando nos começa a fazer um pouco de confusão , coisas básicas como por exemplo se as paredes divisórias são de Alvenaria ou Gesso cartonado e começamos a pensar " mas como vai dimensionar a espessura das paredes no projeto se nem sequer falámos sobre o tipo de contribuição ? " ! E assim questionamos se essas questões não devem ser discutidas e definidas antes da sublimação do pedido de licenciamento e é respondido que isso só tem interferência com o projeto de estabilidade. E pronto ✅ ok ... há que confiar , lá saberá o que está a dizer e a fazer , mas depois quando se pede opiniões, percebe-se que não é bem assim .

    Mas sim vou ter que meter a questão de uma forma mais objetiva, porque prefiro esperar mais uns dias e esclarecer tudo como deve de ser !
    Grata 🙏
  12.  # 12

    Colocado por: Mary26é respondido que isso só tem interferência com o projeto de estabilidade.

    O seu técnico antes de ter feito qualquer risco deveria ter feito uma análise cuidada ao imovel, as suas condicionates e eventualmente algumas patologias que possa sofrer.
    Só após esse estudo e o mesmo vos ter sido explicado, é que se iniciavam os "riscos"
    Estes "riscos" teriam por base as condicionantes, as eventuais patologias e forma de as corrigir ou minimizar e muito importante, o vosso orçamento. Isto é a essência de um projeto de arquitetura.
    Neste momento não têm um projeto de arquitetura mas sim um conjunto de riscos que nada vos garante que sejam tecnicamente viáveis ou até quem sabe estejam completamente fora do vosso orçamento.
    Um pequeno exemplo que creio que poderá explicar melhor o que temos tentado explicar
    Imagine que essa cave tem um grave problema de humidades. Por ser uma cave que certamente é fortemente ventilada, essa humidades não se têm revelado.
    Como vai usar essa zona para habitação, muito provavelmente vai deixar de existir essa forte ventilação do espaço e o mesmo vai ser aquecido.
    Ora isto é suficiente que pouco tempo tenha a humidade exterior toda no interior.
    Concordam com este comentário: Mary26
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
  13.  # 13

    Não queria muito colocar isto aqui porque não vim cá propriamente fazer "queixinhas " do arquiteto , e hoje já ficou mais que claro que há assuntos a debater com o próprio ,e é o que vamos fazer, mas a verdade é que ouvir outros pareceres de quem está por dentro dos assuntos, ficámos a modo que em "choque " ... entretanto recebi as peças finais desenhadas para nossa validação antes do projeto ser submetido e verifico no projeto esta informação sobre pormenores construtivos ... eram estes pormenores que deveriam ter sido discutidos connosco certo ? Os tais da fase inicial que vocês se referem ? Era só mesmo isto que gostaria de saber ....
    Nunca falámos sobre nada disto ... nem sei como aparecem aqui janelas de alumínio lacado a preto , nunca tal coisa esteve na nossa ideia 💡 já para não falar do resto que para mim é chinês ...
      4D14F4B5-12CB-4437-A312-4A3814F8312D.jpeg
  14.  # 14

    meu deus...
    E a caixa de estore ali está onde ;)
    e a estrutura ao nível da cobertura!? foi para onde?
    etc...

    Xiça...


    Colocado por: Mary26e pormenores construtivos
  15.  # 15

    Olhe atenção aos caixilhos de cor muito escura/ pretos, tem tendencia a ter problemas no clima ensolarado português.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe atenção aos caixilhos de cor muito escura/ pretos, tem tendencia a ter problemas no clima ensolarado protuguês.


    E o alumínio também não é desaconselhável para zonas perto da costa ?
  17.  # 17

    Colocado por: Mary26E o alumínio também não é desaconselhável para zonas perto da costa ?

    se está a 8km da linha da costa...isso já não é junto ao mar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mary26
  18.  # 18

    Esse pormenor nem no 1º ano do curso de desenhador de construção civil era aceite.
    É muito provavelmente um misto de um copy past de alguns pormenores que se vão vendo pela net.
    Quem fez isso nunca deve ter visto uma obra
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradasmeu deus...
    E a caixa de estore ali está onde ;)
    e a estrutura ao nível da cobertura!? foi para onde?
    etc...

    Xiça...




    Não sei se tem a ver com o fato de algumas janelas já serem existentes e para poderem crescer ele ter sugerido aproveitar o espaço da caixa de estores existentes e se optar por outro tipo de estores ....
  20.  # 20

    Este nível de cuidado com o projeto de arquitetura e algumas resposta do técnico
    Colocado por: Mary26é respondido que isso só tem interferência com o projeto de estabilidade.
    é demonstrativo do nivel de cuidado que irá ser posto nos projetos de especialidadde.

    A Mary26 não entende de obra (nem tem que entender) mas começa a perceber que há coisas que não batem certo.
    Quando por aqui se diz que grande parte da culpa é dos DO queremos referir-nos a isto mesmo.
    Nesta fase o DO desconfia que há algo que não bate certo, vai à procura de respostas que fundamentem a sua desconfiança e verifica que a sua intuição está correta.
    A partir desta fase a culpa não deixa de ser do DO.
    Esta é a fase em que ele deve dar dois murros na mesa e começar a exigir trabalho coincidente com aquilo que já pagou
    Concordam com este comentário: Mary26
 
0.0235 seg. NEW