Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em vias de adquirir um T3 r/c e 1ºandar que necessita de algum carinho e gostava de ouvir opiniões de pessoal mais batido nestas andanças.

    O orçamento será de 45.000/50.000€, não sei se chegará para o que pretendo.

    A casa é de 1987 portanto canalização e eletricidade são para mudar.
    No 1º andar gostaria de fazer dois WC´s a partir do já existente, de forma a que o Quarto1 se tornasse suite. Além disso, seria arrancar azulejos nesse mesmo quarto e pôr flutuante no piso todo.
    No r/c pretendo tirar as paredes marcadas a amarelo com o intuito de fazer um open space onde são atualmente as Salas 1 e 2. Seria sala de estar e zona de refeições.
    Depois na zona onde está o WC e a sala3, o sonho seria passar para aí a cozinha mas deve ser bem mais caro do que que remodelar a actual. Por isso gostaria de fazer ai novo WC (anulando o existente) e um quarto quarto/escritório. O WC no vão das escadas também seria pana eliminar. A parede com o traço verde deve ser estrutural. É mais larga que as outras. É possível retirar o que está marcado? Ficará caro?

    A ideia é dirigir-me a um gabinete de arquitectura, porém gostava de já ter uma ideia do que seria possível fazer dentro do meu orçamento, para saber se estou a sonhar alto de mais.
    Estou aberto a sugestões!
    Deixo a planta em anexo.

    Muito obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: MoleiroSLBÉ possível retirar o que está marcado?
    sem uma análise estrutural ninguem lhe vai saber dizer, o ficar caro tem a ver com a substituição de uma estrutura por outra. se for estrutural terá de ser substituida por vigas e pilares por exemplo.
    Colocado por: MoleiroSLBA ideia é dirigir-me a um gabinete de arquitectura
    faz bem, é o ponto de partida mais indicado.
    seja como for sendo essa parede estrutural terá de submeter projecto de licenciamento na CM.
    Colocado por: MoleiroSLBporém gostava de já ter uma ideia do que seria possível fazer dentro do meu orçamento,
    o melhor é começar a prioritizar as alteraç~es que pretende fazer.. pode ter de abdicar de algumas

    a minha sugestão é; contactar um, gabinete, tratar de fazer um projecto das alterações (incluindo estabilidade se necessário). pedir a elaboração de um mapa de quantidades e orçamentar os trabalhos antes de submeter o projecto ou começar a obra.

    só assim terá noção dos custos e de onde pode cortar.

    só depois licenciar caso necessário
  3.  # 3

    Muito obrigado pelas dicas.

    A primeira coisa a cortar seria a mudança de sítio da cozinha e, eventualmente o segundo WC no piso de cima.
  4.  # 4

    Ok, mas pense no dobro
  5.  # 5

    Finalmente adquiri a dita moradia.
    Agora estou na fase de selecção de arquitecto. Entretanto surgiu-me uma questão, precoce talvez. Como já tinha dito, pretendemos deitar abaixo umas paredes, substituir canalização e electricidade, criar nova wc e mudar a cozinha de local. Não sabemos se será necessário projecto estrutural por causa de uma das paredes. Além disso, numa divisão no r/c funcionou em tempos um pequeno pronto a vestir. O mesmo tem duas montras para a rua e uma porta. Isto na fachada. Pretendemos redimensionar as montras para janelas mais pequenas e eliminar a porta. Precisamos também de legalizar dois pequenos anexos no quintal, caso seja possível.

    Consigo proceder a estas intervenções através de Comunicação Prévia? Ou devo, caso possa, fazer Comunicação Prévia apenas para as alterações e pedir licenciamento os anexos à parte?
  6.  # 6

    Moleiro isso é onde?
    como é evidente não pode separar as duas questões, ou melhor pode separar a questão dos anexos mas essa terá que contar com o facto de os poder vir a demolir. portanto não tem interesse legalizar ou tentar legalizar os anexos em separado.
    isso requer um processo integrado. Se for pela comunicação previa terá que ter tudo definido e mesmo o empreiteiro selecionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MoleiroSLB
  7.  # 7

    Colocado por: MoleiroSLBConsigo proceder a estas intervenções através de Comunicação Prévia?
    fale com alguém para fazer uma análise. de forma simples, alterações de fachada, aumentos, alterações de estrutura = licenciamento
    tudo o resto no interior = comunicação de obras isentas

    para saber o melhor procedimento peça a alguém para analisar o seu caso.. e dar uma vista de olhos à casa ..

    nao sei onde é a obra, mas dependendo do local posso estar disponível (norte).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MoleiroSLB
  8.  # 8

    É na zona de Évora.

    Como disse estou na fase de escolha de arquiteto, daí ter dito que esta questão deva ser precoce, já que o arquiteto escolhido há-de fazer essa análise.
 
0.0100 seg. NEW