Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um terreno agricola, e pretendo fazer uma vedação com paus e rede ovelheira, além disso, junto à vedação mas na parte interior do terreno, gostaria de colocar silvas bravas acompanhar toda a vedação, por uma questão de privacidade, e também de segurança para tornar mais dificil a entrada no terreno a estranhos.

As silvas bravas são uma espécie autóctone daquela zona, e agradeço a vossa ajuda, se possível no seguinte:

1 - pode-se plantar silvas bravas por estaquia? Em caso afirmativo qual é a época do ano mais indicada?

2 - é legal fazer uma sebe viva de silvas dentro do terreno?... pergunto isto, porque já ouvi dizer que são consideradas espécies a erradicar, e também já me disseram que posso levar uma coima pq o terreno deve estar limpo...

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,
    Francisco Oliveira
  2.  # 2

Bom dia,

toda a gente a tentar livrar-se das silvas e você a querer plantá-las...
    Como diz pode ter problemas com a lei, e para além que um silvado nunca é uma coisa bonita de se ver. A única vantagem que vejo seriam as amoras, caso dessem.
    Porque não considera outra solução? A Ora-pro-nobis cresce vigorosamente com espinhos nos ramos. Pode ser uma solução se a conseguir treinar como sebe. Se dispensar os espinhos há imensas trepadeiras que fecham rapidamente e fazem sebes bonitas. Veja o jasmim estrelado por exemplo.
  3.  # 3

Colocado por: fmspinola1 - pode-se plantar silvas bravas por estaquia? Em caso afirmativo qual é a época do ano mais indicada?
    pode, havendo água em qualquer altura do ano

Colocado por: fmspinola2 - é legal fazer uma sebe viva de silvas dentro do terreno?... pergunto isto, porque já ouvi dizer que são consideradas espécies a erradicar, e também já me disseram que posso levar uma coima pq o terreno deve estar limpo..
    é legal, sao autoctones.. quem lhe disse o contrário nao sabe do que fala.

Colocado por: Danger Mousetoda a gente a tentar livrar-se das silvas e você a querer plantá-las...
    ele nao é o único, as silvas fazem falta

Colocado por: Danger MouseComo diz pode ter problemas com a lei,
    sendo uma sebe quero que me expliques em que sentido pode ter problemas visto que a lei nao o proibe.
  4.  # 4

Ainda que sejam autóctones, fazer uma sebe de silvas é algo extremamente hardcore.

Eu percebo a ideia, mas as silvas tem um poder multiplicativo muito grande, e pode ficar fora de controlo muito rapidamente sem devida manutenção e maquinas de jardinagem/agricultura, criando grandes matagais impenetráveis e invadindo até os limites dos terrenos dos vizinhos. Depois quem limpa o terreno do vizinho?

Escolha arbustos autóctone como abrunheiro, pilriteiro ou até macieira-brava. Assim de cabeça são as melhores espécies que me ocorrem, para o seu caso.
    Tem fruto para a bicharada comer, dão flor, pode ser podado em sebe, e tem espinhos nos ramos e troncos para impedir os curiosos de furar pra dentro do terreno.
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusEscolha arbustos autóctone como abrunheiro, pilriteiro ou até macieira-brava
    Azevinho.... :) é denso, perene e quero ver alguém a entrar por lá...
  6.  # 6

Colocado por: gil.alvesAzevinho

Acho o azevinho algo tão "insosso". Tirando os frutos vermelhos, não vejo grande interesse paisagístico.
    Na verdade nunca percebi o interesse em proteger tal espécie no nosso território.

Podar um azevinho de forma a impedir o seu crescimento e desenvolvimento pode ser considerado uma mutilação de espécie protegida, se for como nos sobreiros, é preciso ter cuidado com isso e com os queques ambientalistas. Eu contactaria a ICNF para me informar sobre isso.

Colocado por: gil.alvesperene

As espécies que anunciei tem folha caduca. Se isto for um ponto importante, é uma clara vantagem.

0.0126 seg. NEW