Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: Sandra_cc

Oh lá...

Então...

Portugal teve menor evolução nesse período que UE e OCDE. Já previa.

Não se desgaste mais.

Sim, há uma diferença muito significativa entre o crescimento do PIB per capita de Portugal e da OCDE. Seria uma boa questão a analisar. Caso tenha dados ou conheça teses que comprovem a imigração como factor de grande relevância, terei todo o gosto em fazer uma análise.

Quanto à diferença entre Portugal e a UE, esta é mínima e quase insignificativa.
  2.  # 522

Colocado por: OliveiroS/N

Isto é um pouco desgastante, mas aqui vai:

OCDE
    2012: 37241 USD
    2022: 43260 USD
    = 6019 USD

UE
    2012: 33170 USD
    2022: 37149 USD
    = 3979 USD

Portugal
    2012: 20563 USD
    2022: 24274 USD
    = 3711 USD

Olhe que a diferença relativamente à UE não é assim tão grande. Antes de pedir mais comparações, disponibilize por favor aqui também alguns factos.

Acha-me obrigada a partilhar dados, ou o que quer que seja?!

Partilho opiniões e porque quero, quando quero.

O seu liberalismo e tolerância só se aplicam a etnias, religiões e línguas, mas não a opiniões?!

Parecem curtos!
  3.  # 523

Sim, há uma diferença muito significativa entre o crescimento do PIBper capitade Portugal e da OCDE. Seria uma boa questão a analisar. Caso tenha dados ou conheça teses que comprovem a imigração como factor de grande relevância, terei todo o gosto em fazer uma análise.

Quanto à diferença entre Portugal e a UE, esta é mínima e quase insignificativa.

Para quem tem um PIB per capita que em 10 anos cresceu 0,83€cents por dia, acho que toda a migalha conta. Ao menos Portugal podia ter ficado na média ou cima da mesma, mas nem isso.
  4.  # 524

Os brasileiros adoram coisas grátis
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  5.  # 525

Colocado por: Reduto25Os brasileiros adoram coisas grátis
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Então à conta dos portugueses...nem se fala!
  6.  # 526

Mal sabem que há alguma coisa grátis levam a família toda não vá alguém querer levar também , aquele jeitinho
  7.  # 527

Colocado por: Reduto25Mal sabem que há alguma coisa grátis levam a família toda não vá alguém querer levar também , aquele jeitinho
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Não poderia dizer melhor! É assim mesmo!

E ainda exigem daquilo que lhes é dado!
  8.  # 528

Acha-me obrigada a partilhar dados, ou o que quer que seja?!

Partilho opiniões e porque quero, quando quero.

O seu liberalismo e tolerância só se aplicam a etnias, religiões e línguas, mas não a opiniões?!

Parecem curtos!

Peço desculpa, mas quando é que eu aqui proibi alguma opinião? Sou sim da opinião que uma discussão deste género deve ser baseada em factos.
    Concordam com este comentário: sisu
  9.  # 529

Qualquer dia vai haver um regulador AI nos fóruns a decidir o que pode ser postado se não for comprovado de acordo com a sua dB e logo censurado
  10.  # 530

Peço desculpa, mas quando é que eu aqui proibi alguma opinião? Sou sim da opinião que uma discussão deste género deve ser baseada em factos.

Facto é que o pib per capita português cresceu menos que a media dos países do seu contexto (OCDE e EU).

Facto é que quer impor a mim e a uma série de users que os imigrantes nos beneficiam.
  11.  # 531

Colocado por: ricardo.rodrigues

Só por curiosidade: o que é que infere (acerca de um candidato) que apresenta um cv no formato europass, que o faz remeter direto ao lixo?

Se calhar, é melhor eu pensar em refazer o meu CV (passando a aplicar um formato mais "pessoal"). Deve ser por causa do formato, que estou à 10 anos na mesma empresa...

Para os dois tipos de actividade que desempenho e para os quais recebo diariamente CV's, o que mais valorizo é o conhecimento base (2 ou 3 universidades), a experiência profissional anterior (toda a gente que trabalhou, mesmo que em part-time ou até mesmo só no Verão), a postura e cuidado pessoal (infelizmente muito valorizado no mundo real) mas sobretudo a capacidade de pensar fora da caixa, a arrogância de quer ser mais e melhor, a não formatação de espírito. Aqueles que fazem um CV europass (apesar de ser mais fácil ler e até recolher os supostos elementos que interessam), falta-lhes estas características finais.
    Logo, não interessam. Os irreverentes ( no sentido que interessa) não fazem um CV europass. Esses podem interessar a quem tem 300 trabalhadores. Eu não. Quero criativos, sem medos, sem receios de atacar o animal (na maior parte das vezes, o Estado nas suas múltiplas formas e vestes).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, OliveiroS/N
  12.  # 532

Facto é que o pib per capita português cresceu menos que a media dos países do seu contexto (OCDE e EU).

Facto é que quer impor a mim e a uma série de users que os imigrantes nos beneficiam.

Sim, é indiscutível que o PIB per capita português cresceu abaixo do da UE ou da OCDE. Agora a relação (positiva ou negativa) desse menor crescimento e a imigração de brasileiros, indianos ou paquistaneses não está provada. Isto é ciência básica!

Eu não quero impor nada a ninguém. Não tem de gostar de quem quer seja, agora não tenho visto aqui nehnuma razão válida e baseada em factos para culpar os imigrantes pelo estado de espírito das nossas gerações mais jovens, pela emigração ou situação imobiliária.
  13.  # 533

A exposição do que se "vende" também é muito importante.
    Quem faz um CV europass não sabe expor nada. Segue a minuta e logo no primeiro é quiçá último contacto que tem com a nossa empresa...

É o mesmo que ir ao Lago dos Tubarões e colocar, numa TV, a apresentação de outro negócio. E depois chegar ao final e dizer: o nosso negócio é diferente porque vendemos batatas e temos 50k de lucro...

Nós não trabalhamos com minutas...
  14.  # 534

Ninguém vai financiar esse estudo se fosse um estudo para comprovar o contrário até acreditava que financiacem
  15.  # 535

Nem precisa de nenhum estudo. Basta ver que onde há riqueza há imigrantes, e onde há imigrantes há riqueza. Sobretudo porque permite aos locais ocuparem-se de serviços com maior valor acrescentado, ocuparem cargos mais elevados, terem remunerações superiores, etc.

A grande vantagem da imigração é, para uma função especifica, poder procurar o candidato ideal não num mercado de meros 10 milhões, mas num mercado global. Gente, que por trazer novas visões do serviço que faz (ou fez lá fora), pode contribuir muito positivamente para que a empresa avance. Mas como em tudo, também há o risco de que a boa intenção saia completamente ao lado.

O problema de Portugal não é a nacionalidade do candidato, é o tipo de trabalho que oferece, e sobretudo a remuneração. Pelo que é um bocado redundante receber imigrantes quando teria população nacional disponivel para certos serviços nos restaurantes, uber, etc... Mas, e quando não tem?

A malta não quer brasileiros nas obras? Pois que paguem o triplo aos trolhas portugueses. Talvez regressem da França, do Luxemburgo, da Alemanha, da Suíça...
    Ou que orientem e valorizem o ensino profissional (como fazem esses países por exemplo)... e dignifiquem essas profissões, que nos dias de hoje, apenas os estrangeiros aceitam fazer.

Idem para os funcionários de lares de idosos.

Vejamos depois o que acontece com os preços das empreitadas, ou da estadia no lar... só com funcionários portugueses.
    Talvez se aproximem dos valores praticados lá fora (com apoio dos imigrantes já agora).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OliveiroS/N
    • AMVP
    • 17 julho 2023

# 536

Pois eu não percebo como é que imigrantes que não trabalham contribuem para o PIB.
    Ontem apanhei um susto ao ver um mar em movimento, via-a cerca das 12 e quando voltei a passar às 17h ainda vi ondas, que se espalhavam ao longo do caminho que percorri. Queiram desculpa mas não vejo isto durante a semana às horas de deslocação para o trabalho. Conclyindo eu que podem trabalhar mas não aqui pelo que assim é difícil contribuirem para o PIB, já para a despesa do estado contribuem certamente.
  16.  # 537

Colocado por: Reduto25Ninguém vai financiar esse estudo se fosse um estudo para comprovar o contrário até acreditava que financiacem

Até é capaz de ter razão, mas isso provavelmente deve-se ao subfinanciamento crónico de estudos no ensino superior português. Será também aqui a culpa dos imigrantes?
  17.  # 538

Colocado por: AMVPPois eu não percebo como é que imigrantes que não trabalham contribuem para o PIB.
    Ontem apanhei um susto ao ver um mar em movimento, via-a cerca das 12 e quando voltei a passar às 17h ainda vi ondas, que se espalhavam ao longo do caminho que percorri. Queiram desculpa mas não vejo isto durante a semana às horas de deslocação para o trabalho. Conclyindo eu que podem trabalhar mas não aqui pelo que assim é difícil contribuirem para o PIB, já para a despesa do estado contribuem certamente.

Peço perdão, mas pode-me explicar qual o "mar" que viu e onde se espalhavam as "ondas"? E qual a relação destes com o trabalho? É que admito que gostava de entender a sua percepção e analogia.

Na minha zona existe alguma pequena e média indústria e obviamente muitos serviços. De manhã, tenho reparado que muitas pessoas aparentemente provenientes do subcontinente indiano, em roupa de trabalho, se encontram à beira da estrada à espera ou a caminho de um posto de trabalho. A estes juntam-se vários sul-americanos, de lancheira ao ombro, à espera de iniciar a jornada na construção civil. Ao chegar ao supermercado, sou atendido por um brasileiro, e o meu médico é proveniente da europa de leste.

Todos os imigrantes trabalham? Claro que não! Toda a política de imigração (p. ex. "vistos gold", inseção de impostos para reformados) é benéfica e justa para Portugal? Eu tenho as minhas sérias dúvidas! Mas nem tudo é oito ou oitenta...
    • AMVP
    • 17 julho 2023

# 539

Colocado por: OliveiroS/NPeço perdão, mas pode-me explicar qual o "mar" que viu e onde se espalhavam as "ondas"? E qual a relação destes com o trabalho? É que admito que gostava de entender a sua percepção e analogia.

Toda a relação, não devem viver do ar e tal como referi não vejo esse mar às horas em que a grande parte da população se desloca para o trabalho, os que vejo são uma minoria. Já se me deslocar por volta das 15-16h já vejo mais. Nas outras horas são uma raridade.

Colocado por: OliveiroS/NNa minha zona existe alguma pequena e média indústria e obviamente muitos serviços. De manhã, tenho reparado que muitas pessoas aparentemente provenientes do subcontinente indiano, em roupa de trabalho, se encontram à beira da estrada à espera ou a caminho de um posto de trabalho. A estes juntam-se vários sul-americanos, de lancheira ao ombro, à espera de iniciar a jornada na construção civil.

Ainda bem que na sua zona trabalham.

Colocado por: OliveiroS/NAo chegar ao supermercado, sou atendido por um brasileiro

Por aqui tb encontro muitos brasileiros a trabalhar, não é a esses que me refiro.

Colocado por: OliveiroS/NTodos os imigrantes trabalham? Claro que não! Toda a política de imigração (p. ex. "vistos gold", inseção de impostos para reformados) é benéfica e justa para Portugal? Eu tenho as minhas sérias dúvidas! Mas nem tudo é oito ou oitenta...

Claramente não têm idade para estarem reformados e tenho sérias dúvidas que sejam visto gold, mas há movimento de migrantes muito mais intenso do que o que refere, embora não seja tão bonito falar do assunto.
  18.  # 540

Peço perdão, mas pode-me explicar qual o "mar" que viu e onde se espalhavam as "ondas"? E qual a relação destes com o trabalho? É que admito que gostava de entender a sua percepção e analogia.

Na minha zona existe alguma pequena e média indústria e obviamente muitos serviços. De manhã, tenho reparado que muitas pessoas aparentemente provenientes do subcontinente indiano, em roupa de trabalho, se encontram à beira da estrada à espera ou a caminho de um posto de trabalho. A estes juntam-se vários sul-americanos, de lancheira ao ombro, à espera de iniciar a jornada na construção civil. Ao chegar ao supermercado, sou atendido por um brasileiro, e o meu médico é proveniente da europa de leste.

Todos os imigrantes trabalham? Claro que não! Toda a política de imigração (p. ex. "vistos gold", inseção de impostos para reformados) é benéfica e justa para Portugal? Eu tenho as minhas sérias dúvidas! Mas nem tudo é oito ou oitenta...

Vistos gold?

O número de vistos gold em Portugal é de sensivelmente, desde início dos mesmos em 2012, 12mil. Média de 1200/ano.

Muitos nem foram renovados e em alguns casos não são, nem nuca foram, residentes.

Por outras palavras: pífio!

O fim dos vistos gold só nos vai prejudicar a nós.

0.1259 seg. NEW